domingo, 5 de abril de 2009

O Amor é voluntário!

Recebi esse texto na minha caixa de mensagens do orkut, eu nunca leio, mas o título me chamou atenção... É sempre bom encontrar ecos dos pensamentos que persigo fora de mim.

"O amor tem pouco a ver com merecimento. O amor não é um premio que se dá aos bons, mas nasce da liberdade da pessoa que ama. Nós não amamos pessoas que achamos que merecem o nosso amor ou que seriam as melhores pessoas para amarmos e sermos amados, mas amamos porque amamos!

Eu posso escolher alguém para casar a partir de um cálculo sobre as vantagens e desvantagens; mas não posso amar alguém desta forma. Amor tem um outra lógica que não obedece às regras racionais da retribuição, cálculo, comparação, etc".

Jung Mo Sung, em "O Caminho Espiritual para a Felicidade".

A escolha é de quem ama. É gratuita, imerecida e sem analise de custos e vantagens. Mas cuidado, não confundam o texto acima como uma apologia ao amor de botequim. O mesmo que diz que o amor é uma força involuntária que nos arrasta até ele. O qual não temos controle e nos domina. Vem e vai na mesma intensidade. Isso é paixão. O texto está falando de uma decisão que "nasce da liberdade". Voluntária. Livre. Quem tem disposição para amar dessa maneira que se voluntarie! Esse amor está em falta. Mas boteco, tem um em cada esquina...

Pr. Diego Ignacio Barreto [http://www.contextomoderno.com]

2 comentários:

  1. adorei ! um texto perfeito para um domingo a tarde.

    Ingrid Oliveira !
    www.myredgreen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto e concordo... buteco 1 em cada esquina mas dificil ter alguém realmente voluntário... rssr Mas enquanto não encontramos... rsrs

    ResponderExcluir