quinta-feira, 9 de abril de 2009

Baal vira vilão em filme de ficção científica

No ultimo dia 7 (terça-feira) foi lançado no canal Sci-Fi o filme "Baal:O deus da tempestade", onde o deus filisteu é o personagem principal da trama.

O filme é um thriller arqueológico no qual dois pesquisadores tentam recuperar amuletos místicos e evitar que Ba'al, que teria sido derrotado por seu pai Dagon, recupere os poderes e arrase o planeta com desastres climáticos.

Em entrevista coletiva, os protagonistas do filme dizem que a trama trata apenas do lado mitológico de Ba'al, e não sua relação com os personagens bíblicos. "Essa fascinação com outros mundos é atemporal, sempre existiu e sempre vai existir", diz Stefanie von Pfetten, que interpreta a linguista Carol Cage . "A mitologia é sempre uma fonte de imaginação muito interessante, e é legal ver como os antigos mitos interagem com a história moderna", diz Jeremy London, que interpreta o arqueólogo Dr. Helm.

"Apesar das pesadas críticas ao culto a Baal feitas na Bíblia -- afinal, os israelitas, segundo a Lei de Moisés, deviam adorar apenas a Javé --, o deus não tinha nada de demoníaco, ao menos para seus adoradores. Baal era o deus da tempestade porque trazia a chuva para as terras secas do Oriente Próximo. Em vários mitos sobre ele desenterrados em antigas cidades da região, como Ugarit, Baal também tem um papel de organizador do Universo, derrotando em batalha deuses ligados ao caos primitivo, como Yam, senhor dos mares.

O consenso atual entre os estudiosos do texto bíblico também indica que o próprio culto ao Deus único israelita foi influenciado pela figura de Baal. Alguns paralelos importantes envolvem as chamadas teofanias (manifestações divinas) de Javé, nas quais ele é descrito cavalgando as nuvens de tempestade e derrotando o mar, igualzinho a Baal, assim como o lado guerreiro de Javé. Alguns salmos bíblicos parecem ser versões israelitas de antigos hinos em honra de Baal."

Devemos tomar muito cuidado com o que vemos, ouvimos e deixamos se alojar na nossa mente. Assim como no passado, o mundo tenta em seu máximo atrair nossa atenção a deuses mortos, e tentar nos convencer que neles não há nada de mal. Lembrem-se da historia de Elias (Leia: 1 Reis 18), onde ele "enfrenta" os 400 sacerdotes de Ba'al sozinho, e Deus mostra para todo o povo quem é o Deus único e soberano. Hoje, não coxeiem entre dois pensamento: Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.

Interessante:
- Dagon, pai de Baal e deus da fertilidade, tornou-se mais tarde a principal divindade dos filisteus.
- Baal era o deus da tempestade, príncipe, conquistador e patrono dos navegantes, cultuado em toda a região.

Abaixo temos a história do profeta Elias em desenho. Como esta dividido em 3 partes assim que terminar a primeira parte começara a seguinte:




[Jeferson Santos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário