sábado, 21 de março de 2009

Memórias de Ben Carson vão ao ar na TNT

O ator e vencedor do Oscar Cuba Gooding Jr., à esquerda, interpretará o Dr. Benjamin S. Carson, à direita, neurocirurgião e membro da Igreja Adventista de Spencerville, Maryland, em versão cinematográfica de sua autobiografia: "Gifted Hands: The Ben Carson Story". A história foi ao ar na TNT em 7 de fevereiro.

Gifted Hands é mais do que apenas uma fábula inspiradora sobre a superação de obstáculos aparentemente impossíveis de serem ultrapassados, é uma história rara sobre alguém que encontra na vida coisas mais profundas e mais significativas, ao mesmo tempo que enfrenta os desafios do mundo com fé, esperança e coragem.

O filme é baseado nas memórias de Ben e mostra a jornada do neurocirurgião desde a infância pobre e desacreditada até o posto de diretor de neurocirurgia pediátrica do Johns Hopkins Children's Center. Em junho de 2008, Carson recebeu a Medalha da Liberdade (alta condecoração concedida pelo governo norte-americano) do ex-presidente George W. Bush pelo seu trabalho com distúrbios neurológicos e por suas contribuições para a medicina.

[Adventist News Network / THT]

sexta-feira, 20 de março de 2009

Bento XVI e a alma de Roma

O Papa Bento XVI se dirigiu hoje às autoridades civis da cidade de Roma, e as animou a voltar a "encontrar a alma desta cidade, berço da civilização", de seu passado imperial e cristão, para poder responder aos desafios atuais.

"Na época pós-moderna, Roma deve voltar a apropriar-se de sua alma mais profunda, de suas raízes civis e cristãs, se quiser tornar-se promotora de um novo humanismo que coloque no centro a questão do homem reconhecido em sua realidade plena", afirmou...

"A eliminação de Deus e de sua lei, como condição da realização da felicidade do homem, não alcançou de fato seu objetivo; ao contrário, priva o homem das certezas espirituais e da esperança necessárias para enfrentar as dificuldades e os desafios cotidianos", acrescentou.

Diante do "enfraquecimento preocupante dos ideais humanos e espirituais" que fizeram de Roma o "modelo" de civilização para o mundo inteiro, o Papa propôs a colaboração da Igreja, através das paróquias e instâncias educativas.

"O cristianismo é portador de uma mensagem luminosa sobre a verdade do homem, e a Igreja, que é depositária desta mensagem, é consciente de sua própria responsabilidade para com a cultura contemporânea", afirmou...

[Zenit ]

Nota: De volta ao passado! É isso mesmo que o papa está defendendo em alto e bom som. De volta a Roma imperial e cristã, com tudo que isso significa. Política e religião de mãos dadas. Será que ninguém percebe o absurdo do remédio que o papa pretende receitar para curar a doença do mundo?

[Minuto Profético]

Google Latitude VS Yahoo Friend on Fire: eles sabem quem você é e onde está

Essa noticia (Google Latitude) já é um pouco antiga e foi publicada no Boletim de 06/02, mas merece destaque pois esta semana o Yahoo lancou a sua versão da ferramenta de rastreamento de amigos no seu caso chamada de "Friends on Fire".

A coisa começa bem, mas não se empolguem tanto. Ele não é compatível com celulares. Então, você precisa conectar seu laptop para poder dividir sua localização.

Jogado o balde de água fria... Tom Coates, do Yahoo!, que participou da conferência de lançamento do produto, disse que a empresa está desenvolvendo a versão "mobile". Ainda assim, a sensação que fica é que o lançamento veio pela metade.

Quanto às questões de privacidade (que sempre "pegam" quando o assunto é rede social e compartilhamento de dados), o Yahoo! quer tranquilizar a todos. Só vão poder te ver, os amigos que você selecionar após a instalação do aplicativo.

Já o Google lançou a um mês atras o serviço, que ao ser ativado permite rastrear e ser rastreado pelos seus amigos e familiares em tempo real.

Alguns anos atras, antes do advento da internet, falava-se muito sobre a privacidade. A maioria alertava sobre como seria política e socialmente detestável se instituições, governos ou empresas soubessem detalhadamente o que fazemos e onde estamos. É espantoso como nossas percepções sobre o mundo mudam rapidamente.

Algumas ONGs de proteção ao consumidor estão criticando o Google para que a privacidade esteja em primeiro lugar. O Latitude pode ser um presente para perseguidores, empregadores que espreitam funcionários, parceiros ciumentos e amigos obsessivos. As ameaças à privacidade dos usuários e à segurança não têm limites, assim como a imaginação daqueles que podem abusar dessa tecnologia. Para evitar polêmicas, a companhia garante que é possível configurar detalhadamente as opções de privacidade. O usuário pode controlar quem vê a sua localização e qual localização.


Nota: Em um futuro proximo a união da igreja + estado irá criar o maior perseguidor de todos os tempos e a tecnologia vai ser seu maior aliado. Que possamos estar em comunhão com Deus para suportar esses dias.

[Gizmodo / BBC Brasil / THT]

Linguagem da música ocidental é universal, diz estudo

A linguagem da música ocidental é universal e pode ser entendida mesmo por aqueles que nunca escutaram uma música na vida, segundo um estudo publicado nesta semana.

No estudo, nativos africanos que nunca haviam escutado rádio na vida foram capazes de reconhecer emoções como felicidade, tristeza ou medo expressadas em músicas ocidentais.


Segundo os pesquisadores, as expressões de emoção são uma característica típica da música ocidental, e a capacidade da música de expressar emoções é comumente vista como um requisito para a sua apreciação.

Em outras culturas, porém, a música seguiria outras características, como a capacidade de coordenação grupal em rituais, o que a tornaria men
os reconhecível para outros indivíduos de fora do grupo.

O objetivo do estudo era descobrir se os aspectos de emoção da música ocidental poderiam ser apreciados por pessoas que nunca haviam tido contato com esse tipo de música. Os pesquisadores escolheram membros da tribo Mafa, um grupo de 250 indivíduos que vivem isolados no extremo norte das montanhas Mandara, nos Camarões.

O estudo mostrou que ambos os grupos podiam reconhecer de maneira semelhante expressões de emoção como felicidade, tristeza e medo baseando-se em características semelhantes das músicas para avaliá-las - a marcação do tempo e a forma -, apesar de esse padrão ter sido mais acentuado entre os ocidentais.

Os pesquisadores também testaram a reação dos indivíduos a músicas alteradas e concluíram que ambos os grupos consideraram as versões ori
ginais melhores do que as versões modificadas.

Para os autores, isso ocorre provavelmente porque
os sons alterados tinham uma maior dissonância sensorial.

"Tanto os ouvintes do grupo Mafa quanto os ocidentais mostraram uma habilidade para reconhecer as três expressões básicas de emoções d
as músicas ocidentais testadas no estudo", dizem os pesquisadores na última edição da revista especializada "Current Biology".
"Isso indica que essas expressões de emoção manifestadas pela música ocidental podem ser universalmente reconhecidas, de maneira semelhante ao reconhecimento amplamente universal das expressões faciais humanas e da prosódia (ritmo, entonação e ênfase do discurso) emocional", concluem.

[G1]

Dia Mundial da Água

As organizações assistenciais adventistas observarão o Dia Mundial da Água, das Nações Unidas, no dia 22 de março, prosseguindo em prover poços seguros e acessíveis e melhorar as condições sanitárias de centenas de milhares de pessoas por todo o mundo.

O Dia Mundial da Água, estabelecido em 1993 após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), é um dia internacional para a conscientização de que cerca de 1 bilhão de pessoas carecem de acesso a água potável.

Em Moçambique, tanto a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), quanto a Maranatha Volunteers International, estão atuando para propiciar poços dágua seguros e acessíveis no país, onde 70 por cento da população carece disso, declararam líderes das referidas organizações.
A ADRA está fazendo parceria com a organização assistencial Bolsa do Samaritano num projeto multimilionário que incluirá o suprimento de água potável a milhares de moçambicanos. As organizações estão propiciando sistemas de filtração de água, reparando bombas manuais e cavando poços.

A Maranatha Volunteers International, um ministério de apoio da Igreja Adventista, completou 100 poços artesianos em Moçambique e planeja cavar 700 mais no futuro. Mais de 400.000 pessoas terão acesso a água após os poços serem completados.

Outro projeto da ADRA é o de propiciar água potável para 14.000 habitantes de Little Andaman, nas ilhas Andaman e Nicobar, territórios da Índia. O projeto, que começou em 2007, está reabilitando poços e melhorando as condições sanitárias das ilhas, devastadas durante o tsunami de dezembro de 2004. Para maiores informações sobre os projetos de água, visite adra.org e maranatha.org.

[Adventist News Network]

Nota: Vivemos em uma época contraditória, em um mundo de extrema desigualdade em que coexistem com alta tecnologia e analfabetismo, abundância e fome, engenharia genética e mortes por desnutrição. E quando surge uma crise em que empresas gananciosas esgotam suas reservas surgem bilhões concedidos pelos governos para salva-las, mas em países onde as pessoas não têm acesso a itens essenciais para a sobrevivência esse dinheiro não chegou. Que cada um possa fazer a sua parte e que a profecia de Mateus 24:12
não se cumpra em nós.

...e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mt 24:12

[THT]

quinta-feira, 19 de março de 2009

O Povo da Espera

Somos sem sombra de dúvida, reconhecidos há muito tempo como o povo da espera. Desde 1844 quando um grupo de cristãos reunidos nos EUA marcou a data para a segunda vinda de Jesus, a primeira coisa que fizeram foi esperar. Desse grupo saíram os pioneiros do Adventismo. E daí veio o nosso nome, Adventistas, são aqueles que "esperam" o advento de Cristo.

E de lá para cá, seguimos o movimento dos discípulos, que desde o dia em que viram Jesus subir numa nuvem aos céus, "esperavam" seu retorno. Nós hoje, também, aguardamos esse dia. Será?!

Não é preciso uma mente genial ou um relatório cientifico para notar que nós temos nos profissionalizado em "esperar". Essa parece ser a única atividade realmente cristã que estamos praticando com eficiência. Esperamos sempre. Inclusive ao custo de nossas ações. Quantas vezes não encontrei igrejas paralisadas a espera de algo que julgavam ser essencial antes de agir? Esperamos um bom pastor, esperamos o fim de uma obra, esperamos dinheiro, esperamos recursos, esperamos liderados motivados, esperamos por milagres, esperamos o pentecostes, enfim, esperamos sentados.

Somos o povo da espera e do advento, mas o que estamos realmente esperando? Se a profecia bíblica nos diz que a pregação do evangelho alcançando o mundo inteiro é sinônimo perfeito de volta de Jesus?

Embora carreguemos o termo "espera" em nosso nome, está na hora de não esperarmos mais. Pelo menos não da maneira que temos esperado.

Pare e pense em todas as eras do cristianismo, até mesmo durante a estada de Jesus aqui na terra, todas as gerações imaginavam que a sua geração seria a ultima antes do grande dia da Redenção. Digo mais, antes de Cristo vir a Terra havia um movimento de espera por Ele. Deus sempre nos manteve na espera do grande dia da Salvação. E isso foi muito importante para nós. Sem essa constante esperança (palavra derivada de "espera") nossa fé haveria morrido e se apagado. Teríamos desistido e esquecido. Mas a chama da esperança queima desde Adão e Eva. Caim, o primeiro filho do casal, tem na raiz de seu nome a palavra "Salvador", porque eles achavam que Caim já seria o prometido. É como aquela famosa figura motivacional de uma cenoura pendurada a frente de um coelho. Embora ele não a alcance, a cenoura está sempre se movimentando em sua direção. A única diferença é que na vida real um dia alcançaremos o objetivo.


Deus colocou diante de nós a espera pela sua segunda vinda para nos manter sempre em MOVIMENTO, em AÇÃO. E não parados esperando. Ellen White diz em um de seus famosos textos que Jesus adiou a sua vinda pela nossa falta da "verdadeira piedade". E o que é isso? Ela mesma responde: A verdadeira piedade é medida pela obra realizada. A profissão nada é; nada é a posição; um caráter semelhante ao caráter de Cristo é a evidência que precisamos apresentar, de que Deus enviou o Seu Filho. Beneficência Social p.p 37.

Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Eventos Finais, p.p 189

Só vivem para Cristo e Lhe honram o nome os que são fiéis ao Mestre, buscando salvar os perdidos. A verdadeira piedade forçosamente há de traduzir-se naquele ardente anelo e diligente esforço do Salvador crucificado, para salvar aqueles por quem morreu. Quando nosso coração tiver sido enternecido e submetido pela graça de Cristo, quando arder com o senso da bondade e do amor de Deus, o amor, a simpatia e a benevolência dele se derramarão espontânea e ternamente sobre os outros. A verdade exemplificada na vida há de, como o fermento oculto, exercer seu poder sobre todos os que com ela entrarem em contato. Testemunhos Seletos Vol2, p.p 249

A espera sim! Parados nunca! "Ora, vem Senhor Jesus" não são somente palavras, é ação.

Pr. Diego Ignacio Barreto [http://www.contextomoderno.com]

quarta-feira, 18 de março de 2009

Bispo confirma o objetivo final da ICAR

D. Manuel da Rocha Felício, bispo de Guarda, Portugal, torna público mais uma vez o objetivo final da Igreja Católica para o mundo - influenciar as autoridades civis a implementar a obrigatoriedade do descanso dominical:

"Santificar o Domingo, primeiro dia da Semana, é para nós em primeiro lugar, participar na assembleia da comunidade e Eucaristia dominical; mas é também dedicar mais tempo à escuta meditada da Palavra de Deus, à acção apostólica e à prática da caridade. Para além disso, o domingo tem uma componente social da maior importância, enquanto dia de descanso semanal. Na nossa tradição ocidental, desde os tempos do Imperador Constantino, que assim acontece.

E, na realidade, esta componente humana e social do domingo é importante para a vida das pessoas em geral, que assim têm possibilidade de dar à Família o tempo e as atenções que lhe não podem dar durante os dias de semana; ou simplesmente organizar para seu bem pessoal e dos outros os tempos livres que ele representa. O domingo é, assim, uma instituição de raízes cristãs que passou a marcar o ritmo semanal da vida da sociedade e como tal há-de ser defendido pelas próprias leis civis como um valor de maior importância para a qualidade de vida das pessoas".

Dois grandes enganos resultam dessa proposta: primeiro, que o verdadeiro dia de descanso segundo as Escrituras sempre foi o sábado do sétimo dia; depois que a imposição de um dia de guarda mediante lei civil (qualquer que seja este dia) viola o princípio da separação ente Igreja e Estado. Na verdade, a ICAR nunca abandonou seu plano de reconquistar a supremacia política mundial, e a guarda universal do domingo será um sinal de que seu objetivo foi alcançado. O mais triste nesta história é saber que os protestantes (especialmente aqueles de origem puritana dos EUA) vão imitar esse modelo Igreja-Estado próprio do catolicismo e influenciar o mundo nesta direção. Que os cristãos conscientes se levantem contra essa aberração que em breve se formará na América e exaltem os princípios da Palavra de Deus...
[http://minutoprofetico.blogspot.com]

Música estimula vida sexual dos jovens

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que adolescentes que escutam músicas de conteúdo sexual depreciativo têm uma vida sexual mais ativa.

A equipe da Universidade de Pittsburgh entrevistou 711 jovens dos 13 aos 18 anos de idade sobre suas vidas sexuais e hábitos musicais. Eles perceberam que os que ouviam músicas com versos sobre sexo explícito e agressivo regularmente, cerca de 17h por semana, tinham o dobro das chances de fazer mais sexo do que os que ouviam músicas apenas 2,7h no mesmo período.

Os especialistas classificaram como letras vulgares as que descrevem o sexo como um ato puramente físico e relacionado a relações de poder, diz o estudo divulgado na publicação especializada American Journal of Preventative Medicine. (...)


Nota: cada vez mais pesquisas deixam evidente o poder da música sobre a mente humana, o que deve chamar a atenção dos cristãos para os critérios de seleção do conteúdo musical ao qual eles se expõem. Some-se a isso a notícia recente sobre a maneira como o homem vê as mulheres semi-nuas, a influência dos programas de TV com conteúdo erótico na iniciação sexual precoce dos jovens, as letras depreciativas das músicas tipo funk e a maneira como a mulher é exposta em festas populares como o Carnaval (veja foto ao lado), e teremos uma ideia do tipo de sociedade em que estamos vivendo. Nossa dívida com Sodoma e Gomorra só aumenta...

[Michelson Borges -
www.criacionismo.com.br]

Racismo ou Egoísmo velado?

As vezes me pergunto aonde começa o racismo e onde termina o dominio da raça branca? Esse vídeo postado no You Tube (logo abaixo) tem como titulo e intenção expor o racismo ainda muito presente em nossa sociedade moderna. Mas o que acho realmente, é que não se trata apenas de racismo, mas de um dominio indireto de "conceitos brancos" que são indiretamente impostos pela maioria.

Um bom exemplo disso é a ditadura da moda e da beleza, que impõe padrões e estereotipos para as mulheres e homens de hoje. Somos subjugados por idéias indiretas todo o tempo, como por exemplo crer que magresa é sinonimo de beleza e saúde, dinheiro de felicidade, fé de irracionalidade e etc... Portanto, no vídeo abaixo temos um exemplo de como a maioria, branca, impõe culturalmente sobre todas as raças a idéia que lhes é confortável de uma superioridade da raça, mesmo que coletivamente inconsciente.

A solução é quebrar o paradigma fundamentalista da centralização do eu. Em outras palavras, deixarmos de impor nossas próprias e doces idéias a todas as comunidades, culturas e raças. Essas crianças são vítimas do despreparo de pais, do impacto da mídia e da cultura branca. Quando crescerem e se tornarem individuos pensantes e independentes, talvez odeiem essa realidade que representam hoje.




Sempre bato nessa tecla e vou repetir mais uma vez, o pensamento da massa influência um unico individuo. Mídia é veículo de massa, portanto propaganda das idéias de uma maioria, que em grande parte encontra-se despreocupada com a vida alheia, e busca cada vez mais a divulgação de seus próprios ideais.

Esse vídeo não demonstra apenas uma realidade quanto ao racismo mundial, mas também demonstra como que idéias podem ser vendidas e compradas facilmente, até mesmo por quem não deveria se interessar por elas.

Pr. Diego Ignacio Barreto [http://www.contextomoderno.com]

terça-feira, 17 de março de 2009

Super-heróis querem mesmo substituir Deus

Watchmen é o novo sucesso transportado das histórias em quadrinhos (HQs) para os cinema. O filme é baseado numa graphic novel (ou "romance visual") de Alan Moore e Dave Gibbons que foi publicada em meados da década de 1980 e marcou época, sendo considerada um clássico dos quadrinhos adultos, tanto que também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923. A história se passa nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados combatem o crime ao mesmo tempo em que vivem seus dramas pessoais. O país estaria vivendo um momendo delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de dar início a uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Resumidamente, é isso.

De modo geral, segundo a crítica, o filme segue de perto a história em quadrinhos. Mas foi necessária uma alteração no fim da produção em relação à HQ. Sobre isso, o diretor Zack Snyder comenta: "Permanece a ideia do inimigo em comum das duas superpotências que estão na iminência de uma guerra nuclear que acabará com o planeta. E esse inimigo sendo Deus me pareceu uma ideia boa demais pra ignorar. 'Deus nos traiu', adoro isso. E também dá um encerramento tão bom para a história do Dr. Manhattan... ele é meu personagem favorito, então minha tendência foi me preocupar um pouco além do que deveria com ele."

O Dr. Manhattan, que é comparado a Deus por Snyder, é um dos Watchmen e se trata de um ser praticamente onipotente.

Pra que sutilezas e subliminaridades? Hoje em dia, as intenções dos diretores e produtores não precisam mais ser mascaradas.

[Michelson Borges -
www.criacionismo.com.br]

Nota: Muitos de nós [eu incluso] gostamos de filmes, séries e desenhos mas temos que tomar cuidado com as mensagens que são embutidas nessas produções e que aos poucos podem alterar nossa percepção do mundo e de Deus. Não quero ser hipócrita, sei o que devo mudar, mas que o tempo que não deveria ser gasto nesse entretenimento possa ter seu equivalente para as coisas de Deus. E se isso ainda não é feito que possamos orar pedindo esse milagre. [THT]