sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Veneno religioso!


Quantos de nós não desejamos ser zelosos com as coisas de Deus? Tanto na Bíblia como em Ellen White encontramos muitos convites para sermos zelosos em nossa religião. Mas há um perigo muito grande e ignorado no zelo. Na grande e esmagadora maioria das vezes o zelo é uma fonte de problemas e não de soluções. Por quê? Bem, porque assim como “não sabemos orar como convém” (Rom 8:26) também demonstramos que não sabemos adorar como convém. Veja o exemplo de Paulo. Antes de mais nada, vamos nos lembrar de quem ele foi para o cristianismo, agora, leiamos o seu texto. Veja o que ele diz a respeito dos seus próprios méritos:

Filipenses 3:4-11

“4 Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: 5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu…”


Até aqui vemos Paulo apresentando suas credenciais. Ele diz que se é pra se vangloriar na justiça própria ou nos méritos ele pode se vangloriar demais, afinal ele foi circuncidado corretamente, sendo Judeu fiel desde o nascimento, da tribo de Benjamim, aquela conhecida como a melhor tribo, os mais fiéis. Da linhagem pura e perfeita de Judeus. E formado com “curso superior” em teologia. Parte da casta nobre e elitizada do judaísmo. No verso seguinte ele chega a dizer que “quanto a justiça que há na lei, irrepreensível”. Alguém que não poderia nem mesmo ser acusado de pecar por ninguém, por ser irrepreensível na guarda da lei. Entretanto, notem a sua frase seguinte:

6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja;”

Isso mesmo, PERSEGUIDOR DA IGREJA, ele disse. Era um homem sincero, fiel a Deus naquilo que acreditava ser o correto. A Bíblia dizia em Dt 21:23 que o que fosse “pendurado no madeiro é maldito”. E Paulo conhecia bem esse verso, tanto que o cita em Gal 3:13. Para Paulo Jesus era “maldito”. Não fazia sentido que Ele fosse o Messias. Devia ser um “maldito” que tentou ser considerado o filho de Deus. Em seu afã de fazer justiça a Deus e ZELO a sua religião, ele se tornou o perseguidor da igreja. Ele era fiel, estudado e tinha boas intenções. Mas foi um executor da injustiça e perseguiu a verdadeira igreja pelo seu Zelo. Quem diz isso não sou eu, é ele. Tanto era um homem “mal orientado”, que não “adorava como convém”, mas fiel, que Jesus aparece pessoalmente para ele e o tira de seu rumo zeloso. Depois disso Paulo deixa de ser Zeloso por acaso? Não! Pelo contrário, mas ele entende que não é o zelo que cuida da igreja, mas o dono dela. Foi Cristo quem salvou a igreja de sua perseguição. A verdade foi preservada por Cristo, pela mão do autor da nossa fé, e não pelas mãos dele, o homem mais zeloso de sua época. Não foi o seu desejo de preservar a verdade ou a igreja que mudaram as coisas, foi a presença de Cristo que mudou tudo e protegeu a igreja. O Zelo só serviu para uma coisa: PERSEGUIR A IGREJA. Isso fez com que ele mudasse seu foco, veja:

“7 Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo”.


Ele diz que aquilo que lhe era vantagem, suas características pessoais, seu conhecimento da religião, sua força de vontade de fazer a vontade da lei e de proteger a igreja, ele considerou “perda”, “inútil”. Veja porque:

8 Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como estrume, para ganhar a Cristo 9 e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; 10 para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; 11 para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos”.

Agora é Cristo e não a lei. É Cristo e não o que ele acha, ou suas opiniões. É Cristo e não a igreja ou a religião que são importantes pra ele. A sua salvação não depende da sua justiça nem do seu zelo. Depende de Cristo. Jesus “de algum modo” o ressuscitará, salvará.


Porque tenho dito estas coisas? Porque em anos de adventismo tenho encontrado muitos “zelosos” homens que desejam primar pelo que é “certo e o que é errado”. Homens que querem definir o que é divino e o que é humano. Homens como Paulo, bem intencionados, mas “mal orientados”. Homens que não entendem as palavras claras de Jesus ao dizer: Mateus 7:3-5 3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão”.


E Paulo não foi o único! Pedro em seu zelo não queria pregar nem converter os gentios, achava que eles eram indignos e que corromperiam a fé. Até que Deus o impressionou e pressionou através de um sonho que dizia que o libertava de sua cegueira, de seu zelo, de sua trave. Os Fariseus não aceitaram a Jesus por puro Zelo. E aqui está uma lição, é muito fácil sermos zelosos para protegermos os nossos interesses, as nossas idéias. Vejo pessoas dizendo que não devemos mudar isso ou aquilo “por que desde sempre foi assim, desde quando eu entrei na igreja”. Não seguimos tradições como os fariseus faziam, seguimos a Cristo, como eles não foram capazes de fazer.


Há também os famosos amigos de Jó. Quando Jó em sua dor declarou que preferia nunca ter nascido, os amigos de Jó, em seu zelo pelo divino começaram a critica-lo e tentaram defender Deus. Começam a dizer que Jó não está agindo de maneira sensata como quem crê em Deus e dizem coisas a respeito de Deus que o próprio Deus se indigna no fim do livro. Eles estavam bem intencionados, a questão deles era a defesa de Deus. Mas Ele deixa claro que não está interessado em ser defendido injustamente. Deus pede para que Jó faça um sacrifício pelos seus amigos, pois Ele mesmo não aceitaria um sacrifício deles, pois para Deus eles falaram apenas “loucuras”. Deus não quer ser defendido erroneamente e pune os que o fazem. Ele não quer que Sua santa imagem seja manchada pelos loucos retratos que fazemos dEle. Ele não precisa de defensores. Ele precisa de pessoas que o conheçam, como Jó.


A nojenta igreja medieval causou o maior vexame da história do Cristianismo em todo o seu zelo. Perseguiu a igreja assim como Paulo. Os islâmicos fundamentalistas são zelosos e explodem bombas matando gente inocente. E há os cristãos fundamentalistas modernos, zelosos e preconceituosos na mesma dose. Rejeitam e se afastam dos pecadores em nome do que defendia Paulo e Pedro antes de entenderem completamente a verdade sobre Cristo.


Os liberais em sua frouxidão podem deixar escapar muito da verdade, mas o dano é menor do que o causado pelo Zelo fundamentalista. Pelo Zelo perseguidor. Os liberais se calam ou se afastam, nunca perseguem. Mas os zelosos correm atrás do problema, o buscam para o eliminar.



Um pastor amigo meu costumava dizer que toda igreja tem um irmão “providência”. Ele sempre chega para o pastor com a seguinte frase: “Pastor, temos que tomar uma providência”. Há também a erronea idéia de que o Pastor é um Xerife. Ele não é. A Igreja não é a sala da Justiça, é um hospital. As pessoas todas ali estão doente, e Cristo é o médico. Ellen White diz duas coisas que deviam pautar nossas ações e nosso zelo. A primeira é “Se tivermos que errar, que seja pela misericórdia”. A outra é “Quando homens, rodeados de fraquezas humanas, afetados em maior ou menor medida pelas influências ambientais, e tendo tendências hereditárias e cultivadas que estão longe de torna-los sábios ou espirituais, empreendem[...] lavrar sentença sobre o que é divino e o que é humano, estão eles trabalhando sem o conselho de Deus” (T5, p.709). Trocando em miúdos, é melhor errar porque amamos, “pela misericórdia” do que pela justiça e pelo zelo. E não é uma obra divina “lavrar sentença sobre o que é divino e o que é humano”.


A Lição da Bíblia e desses homens é que não estamos aqui para perseguir ninguém. Não estamos aqui para legislar sobre ninguém. Não estamos aqui para fazer o papel de Deus.


A Lição da Bíblia e desse homens é que Deus é quem zela por Sua igreja e por Suas verdades. E Ele quem nos salva, não por nossos méritos, mas pelos méritos dEle, em Cristo Jesus.Tenhamos zelo sim, por Cristo, por NOSSA religação (religião) com Ele. É isso que Ele deseja. Mas Ele é um Deus de liberdade que não deseja forçar ninguém a nada. Não deseja empurrar normas ou regras goela abaixo de ninguém. Ele quer escolhas livres e decididas. Escolhas de coração e não de aparência. Coisas que um homem nunca poderá enxergar. Muito menos com uma trave no olho.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

# apartar

Você não é tão mau para ingressar na igreja,

Nem tão bom para permanecer afastado dela

E.C Mckenzie

Dica Condicionamento Físico - Mexa-se

Você tem dificuldade em começar a se exercitar? Se sim, pense no seguinte:

1. Exercitar-se é divertido: basta você achar alguma atividade que goste de fazer realmente. O primeiro passo é achar esta atividade;

2. Existem conseqüências negativas em ser sedentário: o peso, a saúde, stress, o estado emocional. Tudo isso sofre impacto da ausência do exercício;

3. Não há como esperar as coisas se acalmarem para pensar em se exercitar. Isso simplesmente não vai acontecer. Você não precisa começar com muito tempo. Experimente 10 minutos todos os dias;

4. Você não vai acordar uma manhã e ter um súbito desejo de se exercitar. Exercício é disciplina e começar nem sempre vem junto com muito entusiasmo;

5. Os resultados virão com tempo, não são imediatos. Mas, para isso é preciso começar. Quanto mais tempo você levar, mais longe isso ficará.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Consumo excessivo de refrigerantes pode diminuir força muscular, diz estudo

A pesquisa de autoria do médico Moses Elisaf, da Universidade de Ioannina, na Grécia, afirma que estes problemas ocorrem devido ao fato de a bebida causar a queda do nível de potássio no sangue.

Segundo Elisaf, a hipocalemia (diminuição da concentração de potássio no sangue circulante) pode ser causada pelo consumo excessivo dos ingredientes mais comuns nos refrigerantes do tipo cola: glicose, frutose e cafeína.

"O papel individual de cada um destes ingredientes na patofisiologia da hipocalemia induzida por refrigerantes do tipo cola não foi determinado e pode variar de um paciente para outro", afirmou.

"No entanto, na maioria dos casos que analisamos, a intoxicação por cafeína teria tido o papel mais importante. Isto se deve aos estudos de casos que se concentram em outros produtos que contém altos níveis de cafeína, mas nenhuma glicose ou frutose."

Apesar destas conclusões, Elisaf alerta que produtos do tipo cola sem cafeína também podem causar a queda na concentração de potássio no sangue, devido ao fato de conterem frutose, que pode causar diarreia.

Casos

O relatório foi publicado na revista especializada International Journal of Clinical Practice (IJCP).

Entre os casos relatados está o de um fazendeiro da Austrália, criador de avestruzes, que precisou ser levado ao hospital para tratar de paralisia pulmonar depois de beber entre quatro e dez litros de refrigerante do tipo cola por dia.

Ele conseguiu se recuperar e foi aconselhado a diminuir o consumo do refrigerante.

Outro exemplo é o de uma mulher grávida que consumia regularmente até três litros do refrigerante por dia nos últimos seis anos e sentia cansaço, perda de apetite e vômitos constantes.

Exames revelaram que a mulher tinha o batimento cardíaco irregular, provavelmente causado pelos baixos níveis de potássio em seu sangue. Quando ela parou de consumir uma quantidade tão grande do refrigerante, conseguiu se recuperar completamente.

Marketing

Pesquisadores afirmam que estes casos não são incomuns e que muitas pessoas correm o risco de desenvolver problemas de saúde devido ao consumo excessivo de refrigerante.

"Temos todos os motivos para acreditar que isto não é raro", afirmou o médico Clifford Packer, do Centro Médico Louis Stokes Cleveland em Ohio, Estados Unidos, ao comentar a pesquisa.

"Com marketing agressivo, o aumento do tamanho dos refrigerantes e os efeitos da tolerância e dependência de cafeína, existem poucas dúvidas de que dezenas de milhões de pessoas nos países industrializados bebem pelo menos entre dois ou três litros de refrigerantes do tipo cola por dia."

"E os níveis de soro de potássio destes consumidores de refrigerante do tipo cola estão caindo de forma perigosa em alguns casos", acrescentou.

No entanto, o próprio pesquisador grego Moses Elisaf acredita que "são necessários mais estudos para estabelecer o quanto é demais quando se trata de consumo diário de refrigerantes do tipo cola".

O consumo excessivo de refrigerantes já foi associado a problemas como obesidade, diabetes, problemas nos dentes e nos ossos.

"Os exemplos usados neste estudo (publicado) pelo IJCP são todos casos extremos, o consumo moderado de refrigerantes do tipo cola é completamente seguro e as pessoas podem continuar a consumir estas bebidas como parte de uma dieta balanceada e uma vida ativa", afirmou uma porta-voz da Associação Britânica de Refrigerantes.

[BBC]

Nota: Fica a sugestão para incluir nas propagandas de refrigerantes cafeinados a conhecida frase: Morra (digo, beba) com moderação...

Descanso - 16 - 23/05


Vivemos em uma sociedade cansada, estressada, irritada e desgastada. Corremos demais, trabalhamos além do ideal (8 horas por dia) e cada vez menos desfrutamos do descanso tão necessário para nossa saúde física, mental e espiritual.

Apesar de tudo isso, podemos nos alegrar pois temos um Deus inteligente, que pensa em tudo e em sua infinita sabedoria, planejou um dia especial para que descansássemos. Um dia no qual fechássemos a porta da correria e simplesmente nos deleitássemos nas obras do Criador. Deus separou o sábado como um dia especial para que Seu povo voltasse suas atenções para Ele, O adorando, e descansasse aproveitando as bênçãos que Ele quer nos oferecer especialmente nesse dia.

Como está escrito em Marcos 2:27 e 28, Deus criou o sábado só por causa do homem, para que ele tivesse um refúgio, um momento especial para encontrar-se com Ele. Só Deus pode dar alívio às nossas angústias, e quando descansamos no sábado, entregamos nossas preocupações a Ele para que nosso coração possa descansar.

Deus sabe que, por causa do pecado, nossa mente é finita e somos egoístas. Por isso, nos orientou em Seus mandamentos “Lembra-te do dia de sábado”. São tantas as atividades que é muito fácil esquecer o sábado. Esquecer-se do horário em que ele começa, esquecer-se durante o dia que devemos estar na presença de Deus, esquecer o que fazer e o que não fazer... esquecer ... é fácil esquecer. Mas a orientação é clara, assim como Deus descansou, devemos nos lembrar desse dia santo e descansar também.

O sábado é um sinal de nossa lealdade a Deus, traz refrigério à alma e nos prepara para enfrentar as lutas de mais uma semana, recarrega a bateria!

Ao estudar essa semana sobre a santidade do sábado, lembre-se de que é um presente de Deus para você. Rejeitar o sábado, é rejeitar o presente e, com isso, deixar de receber as bênçãos que ele traz. Faça do sábado um dia especial, reveja a forma como você tem passado o sábado e pense se está descansando da forma como Deus quer. Esse deve ser um dia de encontro com o Criador, de dar louvores a Ele e testemunhar ao mundo que somos de Jesus.

Descanse!

Aline Menezes

Onde está a Igreja?

Quando você entender essa lógica. Nada mais fará o mesmo sentido. E você estará no sentido certo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

"A Sorte de Hoje" por Max Gehringer


Na mesma linha do penúltimo post...


Computadores podem alterar funcionamento do cérebro, afirma estudiosa

Susan Greenfield, diretora do instituto de pesquisas científicas inglês Royal Institution fez um alerta ao jornal The Telegraph: o uso continuado de computadores ou videogames pode estar infantilizando o cérebro de muitas pessoas.

“Enquanto no método tradicional se aprende com base nos erros e acertos, quando algo dá errado no computador tudo o que se tem que fazer é continuar jogando”, exemplifica ao jornal inglês.

Segundo Greenfield, essa excessiva imersão no mundo digital muda a maneira que o cérebro funciona, estimulando a tomada de certas decisões sem pensar em suas inevitáveis consequências, além de prejudicar a capacidade de atenção, empatia e imaginação.

Pior que os problemas não param por aí. Em um seminário na Câmara dos Lordes, a estudiosa afirmou que as pessoas que ficam tempo demais à frente de seus computadores têm a tendência de se alimentar pior, o que, além dos pneuzinhos, também provoca uma ligeira diminuição da atividade do córtex frontal do cérebro.

Ou seja, fazer um exercício físico, às vezes, não faz mal à ninguém.

[GigaBlog UOL]

Nota: Não sou exemplo para ninguém, pois minha vida se resume a ficar na frente do computador umas 16 horas por dia. Sei que não estou sendo temperante com meu corpo, mas não concordo totalmente com o texto acima.

Vários estudos comprovaram cientificamente que crianças que jogam videogame costumam desenvolver seu raciocinio mais rapidamente do que de crianças que não jogam. É também uma ótima forma de estimular o cérebro da criança, além de ensinar planejamento, paciência, disciplina e raciocínio, algo que nem sempre se aprende numa sala de aula. Porém tudo em excesso acarreta problemas e nesse caso afeta ainda mais as crianças, que estão começando a desenvolver seus cerebros e se forem mal estimuladas, podem levar a terem deficit da atenção e problemas ligados a falta de exercicio.

Temos que depositar nossa vida nas mãos de Deus para que o tempo que temos seja usado da melhor forma possivel, para desenvolver nossas apitões fisicas, mentais e intelectuais.

[Tiago Hiroshi Thomaz]