sábado, 28 de março de 2009

Você tem Desconfiômetro?

Você sabe o que é “Vigilância Epistêmica”? Tudo bem, talvez você conheça o termo popular: “Desconfiômetro”. Em 3 de Outubro de 2007 um dos articulistas da revista VEJA, Stephen Kanitz, publicou um artigo sobre como nossa geração tem assimilado informações sem questionar a proveniência e a veracidade do conteúdo. “Vigilância epistêmica’ é a preocupação que todos nós devíamos ter com relação a tudo o que lemos, ouvimos e aprendemos de outros seres humanos, para não sermos enganados. Significa não acreditar em tudo o que é escrito e é dito por aí, inclusive em salas de aula”, eu diria mais, até em uma igreja.

Em anos de adventismo temos assimilado em nossos cultos muitos sermões e pregações algumas vezes bem preparadas, outras nem tanto, mas em ambos os casos somos convidados a crer no que o pregador nos está apresentando, pela noção de que o Espírito Santo guia a todos que atrás de púlpito falam. Mesmo percebendo algumas vezes que o sermão não foi bem preparado ou que o texto bíblico parece não estar sendo fielmente exposto e interpretado, ainda assim, muitos ignoram estas evidências por crerem que o Espírito Santo de Deus está impedindo que dentro de Sua igreja o erro esteja sendo pregado.

Mas não é assim. Olhe para o Antigo Testamento e você verá falsos profetas pregando e falando ao povo escolhido de Deus. É claro que nosso Pai nunca nos abandona e sempre provê uma alternativa para que Seus filhos não sejam enganados. Mas é preciso notar que os profetas de Deus sempre foram bem menos populares, e nem sempre, se não a maioria das vezes, não eram escutados. As pessoas nem sempre estavam atentas para a coisa certa. E sim para aquilo que “achavam” ser certo, por isso eram enganados.

Algumas vezes, pessoas bem intencionadas podem cometer grandes equívocos também. Embora Deus não leve em consideração um erro acidental, ainda assim um erro desses pode causar grandes prejuízos. Gosto de um exemplo que meu professor de Homilética deu. Se uma mulher trocar o sal por veneno de rato sem querer, achando que está dando sabor para sua comida, e que sinceramente está preparando o melhor para o seu marido. Se ele comer, infelizmente morrerá. Ela não terá culpa alguma perante Deus, pois era sincera, tinha boas intenções, não queria matá-lo, mas seu marido estará irremediavelmente morto. Da mesma maneira, pessoas bem intencionadas podem estar expondo o melhor que sabem a respeito de Jesus, sua fé e a palavra de Deus e mesmo assim estarem sinceramente erradas.

I. O Principio Bereano

Paulo foi o grande pregador do período inicial da igreja. Era um homem extremamente inteligente e convincente. Sabemos que era inspirado por Deus. No entanto, o próprio Paulo, pregador e evangelista conta o seguinte relato: “...durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17:10-11 ênfase acrescentada).

Note que impressionante, Paulo diz que os irmãos de Beréia eram “mais nobres” porque eles examinavam as escrituras para conferir se o que ele mesmo dizia era verdade. Eles tinha vigilância epistêmica. E Paulo gostava disso porque não tinha medo do evangelho que pregava, confiava no respaldo bíblico de suas palavras, primeiro porque ele mesmo conhecia a Bíblia e segundo porque era movido por Deus. Ele não tinha o que temer, era preparado e transparente. Como todo pregador deve ser.

II. Ainda não somos Bereanos

Da mesma maneira nós Adventistas devemos estar atentos ao que ouvimos, tanto no que tange a pregações como a notícias televisivas e até mesmo informações provenientes da internet. Tenho recebido diariamente uma avalanche de e-mails contendo teorias conspiratórias, noticias retorcidas e fatos não comprovados como “evidências de cumprimentos profético do tempo do fim” que não passam de embustes e teorias aparentemente bem formuladas. Criadas e propagadas por gente muito bem intencionada, mas que não estão do lado de Paulo, da transparência e do conhecimento Bíblico, demonstrando assim o seu despreparo.

Infelizmente, nosso púlpito tem sido muitas vezes vitimado pelo despreparo, falta de conhecimento bíblico e dedicação a uma vida de experiência religiosa. Quer ver se estou falando a verdade? Usarei como exemplo uma tática largamente adotada entre dissidentes Adventistas para exibir a falta de conhecimento bíblico. Responda a pergunta: “Como Elias subiu aos céus”?
Se você respondeu “carruagem de fogo” preciso lhe informar que você está enganado. Em 2 Reis 2:11 vemos que “o carro de fogo” apenas separou Elias de Eliseu, mas foi um redemoinho que o levou ao céu. Mas como? Aprendemos tanto e de tantas maneiras que Elias havia sido levado para o céu na “carruagem de fogo” que fizemos até musicas com esse título. Parece que todos aprenderam a mesma coisa, você pode estar pensando “mas desde criancinha, pastores pregam isso, aquela senhora que me converteu que é muito fiel a Deus” e etc... E se você acertou é porque provavelmente já haviam lhe feito esta pergunta antes. Embora, é claro, eu saiba que algumas pessoas realmente soubessem da resposta por conhecer o texto bíblico.

Alguém pode dizer, mas essa questão do “redemoinho de Elias” é muito tola, nada influirá em minha fé. E isso é verdade. Porém esta é apenas a ponta do Iceberg, um exemplo banal de como temos propagado idéias sem um mínimo de “desconfiômetro”. Mas vamos analisar um tema bem mais profundo.

Em sua opinião, existe “pecadinho e pecadão”? Para Deus existe diferenciação em graus, de pecado? Por exemplo, adulterar, roubar e mentir tem o mesmo valor para Ele?

Se você respondeu “não”, portanto em sua opinião “para Deus não há níveis de pecado”, errou! Incrível não? Como você pode estar errado se você com certeza já ouviu muita gente, incluído líderes, falando a mesma coisa? Mas abra sua Bíblia em Lc 12:47-48. Você verá que o servo com conhecimento é mais cobrado do que aquele que não conhece. Veja também Pv 6:16. Salomão diz que há seis coisas que Deus odeia e a sétima ele abomina. Portanto, diferenciação de pecados em níveis. Por fim, veja Jr 25:14, se Deus irá retribuir segundo os feitos do homem, você acha que alguém que mata um inocente, será punido como alguém que mentiu a uma criancinha? Não parece nem justo, nem lógico. Mas temos afirmado por aí, que Deus considera um assassinato como considera uma mentirinha branca!
Você entende Romanos 6, 7 e8?

III. Conclusão

Acredito que a esta altura você já deva ter compreendido qual a importância da Vigilância Epistêmica e como que ela só pode ser realmente utilizada em nosso convívio eclesiástico se conhecermos, e conferirmos, assim como o povo de Beréia o conteúdo da Palavra de Deus. Somente com contato profundo e estudo bíblico poderemos escapar dos enganos Satânicos, quer sejam acidentais ou propositados pelo inimigo. Sem o estudo da Bíblia estamos perdidos e sem um mapa para seguir. Ao sabor do vento, das teorias e das farsas fraquejamos em nossa fé até naufragarmos no erro.


Pr. Diego Ignacio Barreto [http://www.contextomoderno.com]

sexta-feira, 27 de março de 2009

Revolução



Considera seu cristianismo algo relevante? Está satisfeito com o estilo de vida que leva e tem plena consciência de que faz a vontade de Deus? Sente a sincera necessidade de "um algo mais" na vida espiritual? Só te resta uma saída: revolução.

A proposta do evangelho puro de Cristo sempre foi revolucionária. não em termos e esferas superficiais, políticas e humanas, mas revolução concreta, interna, íntima, profunda -- revolução real.

Quando olho com sinceridade para minha caminhada, noto a boa vida cristã que levo. Não me exige muito. Na verdade não me exige nada além de cumprir alguns requisitos semanais. Uma boa aparência (que exclui piercings, tatoos, calças rasgadas, camisetas de caveira e afins), um "combo cristão" (que inclui bíblia, quase nunca um velho hinário e livros sempre mal terminados), e o desejo nem sempre sincero de congregar com gente que aparentemente também crê no que creio, ou pelo menos, da maneira que creio crer.

Você pode pensar: "nossa, você é assim?" e eu pergunto: "nossa, você é pior que eu?".

Lembro de poucas vezes ter colocado em prática o "toma tua cruz e segue-me". Talvez os trocasse apenas pelos "vinde a mim e Eu te aliviarei", ou dos "entrega teu caminho, confia e o mais Ele fará...", sinceramente sei que você me entende. Somos cristãos porque cremos em Cristo certo? Tiago 2.19 diz que até os demônios crêem. E então? O quanto do que vivemos hoje pode verdadeiramente ser chamado cristianismo?

Não vou me delongar. o tema é algo que tem me incomodado profundamente e ao dividir com vocês, tenho plena certeza do nosso crescimento em maturidade. Este blog serve para isso também. o vídeo é um incentivo à reflexão. Você pode não gostar do mensageiro, mas não despreze a mensagem.

Seja crítico, contextualize e medite.

Eis minha dica para o final de semana: olhe para dentro com verdade, silencie um pouco mais, desligue as luzes e inicie a revolução verdadeira.

[Felipe Tonasso - http://tonasso.blogspot.com]

B A T E R I A

Já eram mais de 9 da noite, eu estava chegando em casa e decidi parar na padaria e comprar coisas para um lanche em casa. Saindo de lá, entrei no carro e quando fui dar a partida nada acontecia. Tentei de novo e nem sinal... Não acendia nenhuma luz, nada... do nada, de uma hora pra outra meu carro estava com alguma coisa que não imaginava o que era porque não tinha dado nenhum sinal de problema antes, e agora não conseguia nem ligar o carro.

Peguei meu celular e pensei em quem ligar. A princípio ia chamar um amigo que gosta muito de carros e já socorreu um monte de gente, mas lembrei que ele tinha mudado pra longe de onde eu estava. Minha mãe estava junto e veio com as teorias, disse que poderia ser a bateria descarregada ou o alternador. Entendi que tinha um problema mas não havia solução. Tentei fazer o carro pegar, dar na chave e nada. Sem saída, lembrei-me do Henrique, meu pai...rs

Meus pais são divorciados desde que eu tinha 4 anos, então são quase 20 anos sem referência efetiva de pai na minha vida. Ele mora próximo à minha casa, mas tenho minha rotina que nem sempre cruza com a rotina dele e assim cresci fazendo minha vida a parte da vida dele, porém tenho a consciência de que ele é meu pai.

Sem mais a quem recorrer e sem entender porque aquilo tinha acontecido justamente com meu carro, liguei pra ele e passados alguns minutos ele veio no carro dele para os procedimentos necessários de uma bateria arriada. Foi ligar dois fiozinhos de uma bateria à outra e meu carro funcionou. Orgulhosa por ter o trabalho resolvido, eu o agradeci e dei um abraço nele. Era como se tivéssemos nos visto sempre. Mesmo há tempos sem nos falar, era como se fosse normal, como se não houvesse distâncias. Ele é meu pai né?

Muitas vezes questionamos porque muitas coisas acontecem. Não entendemos o significado de alguns fatos que nos fazem parar. Diante destes problemas, tentamos resolver com nossas próprias forças até o nosso limite e é quando não encontramos mais saída que recorremos ao nosso Pai. Penso no Pai do Céu e quantas vezes recorremos a Ele quando estamos com nossas baterias descarregadas e quando não vemos mais solução.
Jesus uma vez disse: “Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou...” Temos uma referência de Pai aqui que amamos e por o amarmos, seguimos a Sua vontade.
A maioria dos nossos problemas resolvem-se como a recarga de bateria de carro, é só espetar 2 fios: 1 Oração e 2 ouvir sua vontade através do estudo da Sua palavra. Para recarregarmos as nossas baterias espirituais, precisamos manter essa ligação com o Céu para manter-nos funcionando espiritualmente. Deus é nosso Pai independente da referência paterna que tenhamos. Ele está atento o tempo todo só esperando que o chamemos e está sempre disponível para nos socorrer.

Mas no caso do meu carro, não foi suficiente uma recarga. Precisei gastar 150 reais na troca por uma bateria nova, da mesma maneira que precisamos nos desprender do nosso eu, fazer alguns sacrifícios para estarmos plenos e permitirmos ser mudados.

Para sermos reavivados, precisamos de reformas. Para estarmos plenos e funcionando sem problemas precisamos nos reformar, nos refazer, estarmos mudados para que nossa energia nunca acabe. Precisamos de reforma em Deus, trocar as coisas de lugar, trocar o velho e que não presta por uma vida nova da maneira que Cristo quer que seja.

Não é uma tarefa simples. Não foi simples no fim do mês gastar dinheiro em uma troca de bateria, mas foi necessário. Deixe seu Pai do Céu agir, tenha uma vida de verdadeiro filho de Deus, deixe ele trocar o que é necessário, recarregue-se espiritualmente e viva por amor a Ele.

Feliz Sábado!

Papa é acusado de distorcer fatos sobre preservativo para promover doutrina

Revista médica pede que ele se retrate da declaração "irrealista, não-científica e perigosa". O papa Bento XVI foi acusado pela revista médica Lancet de distorcer publicamente evidências científicas para promover a doutrina da Igreja, quando declarou em sua visita à África que o uso de preservativos aumentam a difusão da Aids.

A revista britânica, em seu editorial desta sexta-feira, pediu ao papa que se retrate ou corrija os registros públicos, afirmando que, caso contrário, ele terá prestado um enorme desserviço ao público e aos que lutam contra a doença ao fazer tais comentários.

A declaração de Bento XVI é considerada irrealista, não-científica e perigosa pelas autoridades sanitárias, ativistas e políticos que criticaram veementemente a afirmação do papa.

O editorial da Lancet dizia, ainda, que falsas declarações científicas feitas por pessoas influentes podem ser devastadoras para a saúde de milhões.

A Aids, doença ainda sem cura, já matou 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Existem outras 33 milhões de pessoas infectadas com o vírus HIV, a maior parte na África Subsaariana. Segundo especialistas, não há comprovações científicas de que o uso de preservativos estimule as pessoas a assumir mais riscos sexuais.

[Opinião e Noticia]

Nota: “A sensualidade é o pecado da época. A religião de Cristo, porém, manterá as linhas de controle sobre todas as espécies de liberdade ilegal; os poderes morais manterão as linhas de controle sobre cada pensamento, palavra e ato. O engano não será encontrado nos lábios do verdadeiro cristão. Não condescenderá com nenhum pensamento impuro, palavra alguma pronunciada que se aproxime da sensualidade, nenhum ato que tenha a menor aparência do mal.

Não procurem saber quão perto podem andar à beira do precipício e todavia estar seguros. Evitem a primeira aproximação ao perigo. Não se pode brincar com os interesses da alma. Seu capital é seu caráter. Acariciem-no, como fariam a um áureo tesouro. A pureza moral, o respeito próprio, o forte poder da resistência têm de ser acariciado firme e constantemente.” Medicina e Salvação, págs. 142 e 143.

Da mesma forma que minha mãe me dizia se eu andasse descalça, entrariam bichos nos meus pés, entendo que o Papa tentou amenizar a situação desenfreada que o mundo se encontra com esta saída. Talvez assustando as pessoas, diminuiria a os índices de promiscuidade por medo.

Como adventistas do sétimo dia, temos um princípio igual ao da maioria das religiões: sexo para o casamento e fidelidade do casamento. Se estes princípios não fossem abandonados, problemas ou absurdos como este não existiriam.

[Jacque / THT]

Pais de menina alemã morta de fome preferiram cuidar dos animais, diz jornal

Os pais da menina Jacqueline, que morreu de fome e sede aos 14 meses de idade em março de 2007, se recusaram a alimentar a filha porque preferiram cuidar dos animais de estimação. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo jornal alemão "Bild".

Os pais, Judith, 23, e Guido H., 35, foram condenados nesta sexta-feira a prisão perpétua pelo crime. A Justiça considerou que a criança teve uma morte "cruel e dolorosa" devido a falta de alimentação.

"O juiz acusou os pais de terem matado a filha de forma brutal por desnutrição e falta de assistência, em uma demonstração de desinteresse e indiferença", informa o jornal.

De acordo com a publicação, devido a falta de cuidados, Jacqueline tinha a pele envelhecida e cabelos brancos. "O pai reconheceu que a filha estava doente, mas se recusou a ajudá-la", informa o jornal. A Defesa do casal tentou reduzir a pena para oito anos de prisão, como a sentença prevista pelo tribunal de Marburgde em janeiro de 2008, mas não obteve sucesso.

Na época, a mãe de Jacqueline tinha sido condenada a uma pena de oito anos de prisão por homicídio e o pai, a três anos e três meses de detenção por homicídio involuntário. Agora, o casal passará o resto da vida na prisão. Quando morreu, na cidade de Bromskirchen, no Estado de Hesse, a menina pesava seis quilo.

[Folha OnLine]

Nota: Estudo recente divulgado pela UNICEF revelou que morrem anualmente 3.500 crianças vitimas de maus-tratos, uma dolorosa realidade, motivo esse das altas taxas de mortalidade e morbilidade, pois bem sabemos que a criança é um indivíduo com menos recursos para agüentar a escapulir-se à violência. Cristo falou energicamente a respeito dos que prejudicassem as crianças intencionalmente: "Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar." [Mateus 18:6]

[Ingrid Oliveira / THT]

quinta-feira, 26 de março de 2009

1 Semana - É só o começo...

Completamos hoje uma semana de noticias, reflexões e aprendizados. Nesses poucos dias já tivemos mensagens maravilhosas que poderemos aplicar em nossas vidas e levar para sempre em nossos corações.

Isso é só o começo e esperamos ter muito mais a oferecer daqui para frente. Esse blog não é somente um espaço para leitura e aprendizado, como também para debates e conversas.

E nós também queremos aprender.


E isso depende de alguém muito importante: você.

Não queremos que você leia mas também participe. A sua participação irá enriquecer ainda mais o conteúdo do blog.

Portanto esperamos os seus comentários em cada matéria ou artigo publicado.


Não se esqueçam também de avaliar e dar a sua nota (estrela) para as matérias.


[THT]

Jogo vendido livremente simula estupro, violência e aborto

Um jogo japonês de computador chamado "Rapelay" está criando polêmica no mundo todo e é vendido livremente na internet e em algumas ruas de São Paulo. O jogo simula estupros, pedofilia e aborto.

A reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” encontrou o jogo nos catálogos de pelo menos cinco vendedores ambulantes que trabalham na região central. Nenhum deles possuía o jogo no local, mas havia na listagem ele e outros de estilo erótico.

O "Rapelay" também foi encontrado em um site da internet que realiza vendas por telefone. O jogo foi produzido em 2006 pela empresa japonesa Ilusion e no fim do ano passado começou a chegar a outros países. Ele chegou a ser vendido pelo site Amazon, mas depois foi retirado por causa da repercussão negativa. Além de ter como foco a violência sexual, no jogo há caso de pedofilia. (...)

O caso é investigado pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos do MPF. Mas uma das dificuldades para abrir uma investigação criminal é que a legislação brasileira não tipifica o abuso sexual simulado de crianças, adolescente e adultos.

O procurador acrescenta que o jogo é vendido somente de maneira ilegal -- produtos piratas -- e não em estabelecimentos formais. “Se há locais estabelecidos no Brasil vendendo, nós vamos agir contra eles”.

[G1]

Nota: Até onde vai a perversidade humana? Nos últimos anos estamos vendo um número maior de pais violentando suas filhas como no caso mais recente explorado pela mídia do monstro austriaco, Josef Fritzl, que manteve sua filha presa por 24 anos num porão e tendo 7 filhos/netos com ela. Em avaliação psiquiatrica ele declara: "Nasci estuprador".

Com todos esses casos a industria de games sedenta por dinheiro prepara um jogo que pode vir aflorar o lado obscuro de algumas pessoas. No Brasil a lei ampara a criança com as seguintes leis:

Art. 241-B. Adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente:

Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.


A Lei é muito avançada e considerada destaque para o mundo, prevendo até o ato da “simulação”:

Art. 241-C. Simular a participação de criança ou adolescente em cena de sexo explícito ou pornográfica, por meio de adulteração, montagem ou modificação de fotografia, vídeo ou qualquer outra forma de representação visual:

Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

Ou seja, além de ser ridículo estimular o uso de um jogo imbecil (desculpem o termo) como este, é crime. E se o você que lê essa materia for menor, seus pais podem ter sérios problemas por culpa de “um joguinho de nada”.

Queria saber a opinião de nossos amigos sobre o jogo. Você também acha isso tudo ilegal? Já ouviu falar de alguém que joga? Qual é a sua opinião?

[THT]

Circuncisão masculina previne infecção por HIV, herpes genital e HPV

Esse é resultado de um estudo publicado nesta quinta (26) na revista "The New England Journal of Medicine". Um resultado preliminar do estudo já havia comprovado, em 2006 a redução do risco de contaminação pelo HIV em 50% a 60% no grupo submetido ao procedimento.

O trabalho é conduzido em Ruanda, por uma equipe da Universidade Johns Hopkins, nessa que é uma das áreas africanas mais duramente atingidas pela Aids. Nessa etapa da pesquisa os cientistas queriam avaliar o impacto da circuncisão sobre a sífilis, a herpes genital e o HPV, doenças sexualmente transmissíveis, comuns em todo o mundo.

Foram mais de 5 mil voluntários, todos sorologicamente negativos para as doenças, com idades entre 15 e 49 anos. Os pacientes eram submetidos a circuncisão imediatamente ou dois anos mais tarde. O acompanhamento era feito com exames de sangue e consultas pelo menos três vezes durante os dois anos do estudo.

A redução do risco de contaminação pelo vírus da herpes apareceu logo no início do estudo e foi apresentado ao mundo científico em uma conferência no ano passado. A circuncisão masculina reduziu em 28% o risco de contaminação pelo vírus do herpes genital no grupo de participantes operado. De forma semelhante, o risco de serem contaminados pelo vírus do HPV foi reduzido em 35% no grupo tratado. Apenas com relação à contaminação pela sífilis a circuncisão não foi eficiente, não apresentando redução do risco de contaminação.

Esse resultado tem implicações não só no campo da saúde masculina mas também traz boas notícias para as mulheres. Intervenções de saúde pública no campo das doenças sexualmente transmissíveis afetam as taxas de transmissão dessas doenças e suas consequências. A diminuição da contaminação masculina pelo HPV pode impactar a ocorrência do câncer de colo de útero, além de proteger o homem de outros tumores malignos que estão ligados à essa infecção.

A Academia Americana de Pediatria informou que vai revisar suas diretrizes visando a inclusão da indicação da circuncisão masculina entre elas.

[G1]

Nota: Sabemos que a circuncisão era um sinal que o povo de Deus possuía; consistia em uma separação dos que não fizessem parte deste povo. Já nesta época também era uma maneira higiênica providenciada por Deus para seu povo para evitar doenças e como podemos ver mais uma instruação dada por Deus se faz comprovado em nossos dias por estudos cientificos.

[THT]

quarta-feira, 25 de março de 2009

Trabalhar demais aumenta risco de demência

Uma pesquisa liderada por cientistas finlandeses sugere que excesso de trabalho pode aumentar o risco de declínio mental e, possivelmente, de demência. Demência é um termo genérico que descreve a deterioração de funções como memória, linguagem, orientação e julgamento. Existem vários tipos de demência, mas o mal de Alzheimer, com dois terços dos casos, é a forma mais comum. O estudo analisou 2.214 funcionários públicos britânicos de meia idade e descobriu que aqueles que trabalhavam mais de 55 horas por semana tinham menos habilidades mentais do que os que faziam o horário normal.

A pesquisa, divulgada na publicação científica American Journal of Epidemiology, descobriu que os que trabalhavam demais tinham problemas com a memória de curto prazo e lembrança de palavras. Ainda não se sabe a razão de o excesso de trabalho causar esses efeitos no cérebro. Mas os pesquisadores afirmam que os fatores mais importantes podem incluir o aumento de problemas do sono, depressão, estilo de vida prejudicial à saúde e o aumento do risco de doenças cardiovasculares, possivelmente ligados ao estresse. (...)

Cary Cooper, especialista em estresse no local de trabalho na Universidade de Lancaster, Grã-Bretanha, afirmou que já se sabe há algum tempo que trabalhar em excesso de forma regular pode prejudicar a saúde em geral, e agora este estudo sugere que também pode haver danos ao funcionamento mental. “Isso deve enviar uma mensagem aos empregadores de que insistir que as pessoas trabalhem em excesso na verdade não é bom para os negócios”, disse. “Mas a minha preocupação é que em uma recessão as pessoas trabalhem mais. (...) As pessoas irão para o trabalho mesmo se estiverem doentes, pois querem mostrar comprometimento e garantir que não sejam os próximos funcionários demitidos”, acrescentou.

(BBC Brasil)

Nota: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho” (Êxodo 20:8-10). “O sábado foi feito por causa do homem” (Marcos 2.27). “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia; mas se chamares ao Sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra, e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse” (Isaías 58:13-14).

[Michelson Borges - www.criacionismo.com.br]

C H E F E

Geralmente as pessoas não gostam dos seus chefes. Já ouvi uma piada sobre chefe que dizia: “chefe é como nuvem, se ele aparecer prepare o guarda-chuva... logo vem uma tempestade.” Eu, ao contrário da maioria, gosto do meu chefe. Ele procura ser justo, está sempre de bom humor apesar dos problemas, me deixa livre pra fazer as coisas do meu jeito, não me persegue como outros chefes que tive... Ele é jovem também, entende um dos meus maiores defeitos que é o meu problema com pontualidade então nunca tenho hora pra chegar ao trabalho (mas vamos combinar que também não tenho muita hora pra sair)...

Hoje ele voltou de férias. Ficou 20 dias fora e esse tempo pareceu mais uma eternidade. Meu chefe segura muitas broncas e sem ele aqui meu trabalho duplicou e ao contrário de não gostar da volta dele, estava ansiosa para que o dia de hoje chegasse.
Quando cheguei ao trabalho hoje, ele já estava aqui (vixi!) E só passei em frente à sala dele e disse bom dia. Apesar de todas as coisas de legais que contei sobre meu chefe, e a ansiedade pelo seu retorno, não poderia eu (espetaculosa desse jeito que eu sou) entrar berrando na sala dele dizendo que estava com saudades e pedir pra ver as fotos das férias no laptop. Nosso relacionamento é estritamente profissional, afinal, ele é quem sabe meu salário, que me cobra, que vê quanto trabalho eu tenho e quando tem que me dar mais trabalho, ele quem paga meu salário porque se ele decidir não pagar mais eu não terei... Ele é meu chefe e servi-lo é o que eu faço.
(Não faço idéia de onde veio esse invejável bronzeado que ele está em "plenas águas de março fechando o verão." )

Jesus deixou claro o relacionamento que ele queria conosco ao dizer: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer” João 15:15.
Seria quase inevitável termos um relacionamento estritamente profissional com Cristo, afinal é Ele quem nos dá a vida, Ele que nos faz despertar, nos dá o sono ao fim do dia, nos concede saúde e sabedoria para nossos trabalhos. Somos dependentes Dele em todos os aspectos da nossa vida, Cristo é o elo que nos mantêm vivos. É racional O servirmos o tempo todo porque é Ele quem nos mantém. Mas para que nosso relacionamento não fosse uma obrigação, o nosso próprio Criador nos chama de AMIGOS.
Com amigos até fazemos dívidas não é mesmo? Entramos em atrito, brigamos, sabemos tudo sobre eles... E o mais importante: temos o prazer de escolher quem são os nossos verdadeiros amigos. Não existe amizade verdadeira forçada. Amigos são amigos pelas afinidades, pela cumplicidade, pelo compartilhar de momentos, entram na nossa vida e escolhemos que permaneçam.
É isso que Jesus quer de nós, que o sirvamos por amor como servimos aos nossos amigos: seja como companhia até os momentos que pedimos socorro. Jesus é o amigo que está o tempo todo on line, com o “celular” sempre no ar e apenas a 1 oração de distância.

Você já disse pelo menos"oi" pra Ele hoje???

terça-feira, 24 de março de 2009

E L Á S T I C O

Pense em um elástico, aqueles de envolver dinheiro, por exemplo... Imagine-se puxando para lá e para cá várias vezes. Um elástico pode agüentar vários de nossos puxões, mas chegará o momento que vai ficar tão frouxo que perderá a utilidade, pode ser que chegue até a arrebentar e aí já não vai servir pra mais nada. Se lembra de algumas vezes que você já deu nó em elásticos arrebentados? Mas você só faz isso quando não tem um novo pra usar...

Na carta de Paulo aos Efésios no capítulo 6 e verso 12 está escrito “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” E o que isso tem a ver com os elásticos? Tudo!

Pense no seu ser espiritual... (Entenda que espírito não tem nenhuma relação com esse pensamento brasileiro de maioria católica que estamos acostumados a ouvir, de almas de mortos que vagam por aí, não, definitivamente não tem nada a ver. Entendamos que somos seres espirituais, somos alma vivente – poderemos nos aprofundar nisso em um outro post.)
Pense nas vezes que tem que dizer não quando sua vontade quer dizer sim.
Pense nos obstáculos que tem que passar.
Pense nas vezes que você se ajoelha pedindo pra Deus um pouco mais de fé e se levanta para um novo dia.
Pense quantas vezes que você fugiu das tentações e decidiu firmemente não contaminar-se.
Isso tudo não é natural porque somos pecadores. Todos esses são puxões na nossa natureza pecaminosa e às vezes nos sentimos arrebentados por dentro. Sentimo-nos cansados de lutar esta luta que é tão maior do que carne e sangue. Seria tudo mais simples se não tivéssemos nossas vontades, não tivéssemos nosso caráter, não tivéssemos liberdade, não tivéssemos nossa particularidades e fraquezas...
Gosto de uma frase que diz: “Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual...” e no meio dessa nossa vida espiritual, temos que lutar o tempo todo contra nossa deficiência de um mundo de pecado.
Sentimo-nos frouxos quando agarramo-nos a Deus e nosso maior inimigo nos tenta a soltarmos dos braços do pai nos puxando para o pecado. Ele quer nos destruir, nos arrebentar, nos fazer sentir que não somos úteis, quer colocar em nós que não servimos para nada. Entendeu a nossa elasticidade?
Mas diferente dos elásticos, não somos tão frágeis porque temos um Deus restaurador, que se arrebentarmos ele não nos substitui por um outro elástico novo e nem dá um simples nó para nos usarmos mesmo que frouxos. Nosso Pai, nosso Deus, nosso Senhor é um Grande Criador, se ele pode criar do nada imagina restaurar? Ele vem, nos restaura, nos faz novas criaturas, sacia nossa alma, fortalece o nosso espírito para seguirmos a jornada.

Senti-me arrebentada esses dias. É difícil lutar contra nosso inimigo que nos tenta, mas é maravilhoso ouvir do Senhor que a Sua graça é o que basta e que Ele luta em nosso favor. Deus é por nós e ninguém será contra. Ele nos restaura o espírito e nos refrigera a alma...

Segure em Deus quando se sentir puxado, Ele vai te restaurar e te tornar a cada dia mais forte.

[Jacqueline Alves]

Deus Não é Perfeito!

Você deve estar confuso. “Deus não é perfeito”? Como assim? Enlouqueceu? O mais engraçado disso tudo é que não! Deus realmente não é perfeito! Mas espere, antes que você, injuriado, rasgue suas vestes e delete esse blog da sua lista de FEEDs com o que eu estou dizendo, permita-me explicar.

Sabe quando você esta na igreja assistindo a programação e o pregador comete um erro absurdo, uma gafe daquelas, e você analisa como aquilo é inacreditável? Sabe quando algum cantor vai cantar uma musica e canta sempre a mesma, lendo a letra e ainda desafina? Sabe quando o programa J.A. parece não ser tão bom quanto você gostaria que fosse, ou ache que pode fazer melhor? Sabe quando aquele ancião da igreja é rude ou se exaspera com alguma coisa especifica, não se assemelhando em nada com Jesus? Sabe aquele pastor que te decepciona porque parece fazer coisas que você facilmente não faria? Então. Todas essas pessoas imperfeitas são usadas por Deus! Hebreus 5:2 diz que “Ele pode compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, pois ele mesmo está rodeado de fraquezas”. Isso não é incrível? Deus não se utiliza de pessoas “perfeitinhas” apenas! Ele faz Sua obra com imperfeitos como nós.

Veja Davi, foi usado por Deus mesmo sendo homicida, adultero e mentiroso. Que lista de pecados! Pedro era covarde, egoísta e impetuoso. Paulo era homicida e impaciente. E podemos numerar muitos homens e muitos dos seus erros! Isso quer dizer que podemos sair por aí errando a vontade? Não! Quer dizer que Deus não se importa com seus erros ou sua capacidade de acertar, Ele apenas se importa com o seu coração. Por isso eu disse que “Deus não é perfeito”! Ele é sim. Mas Ele não é perfeito como nós entendemos o que é perfeição. Perfeição para Deus é outra coisa. Para nós perfeição é ausência de erros. E nós insistimos em dizer que Deus não convive com isto. E não é assim! Não há seres humanos perfeitos, e Deus nos ama e nos usa exatamente como nós somos, imperfeitos.


Se Deus tivesse a mania de perfeição que nós dizemos que Ele tem, a igreja estaria vazia e sem ninguém para atuar nela! Se Ele tivesse a mania de perfeição que nós temos, talvez nunca chamasse Paulo. Mas pense, quem acharia que Deus chamaria Osama Bin Laden para ser um pastor na Sua obra? Pois Ele chamou Paulo, o maior terrorista contra o Cristianismo da época. Incrível não é? Você reparou no verso de hoje? Ele fala que o “Sumo Sacerdote vivia rodeado de fraquezas”. O homem que representava Cristo, que entrava no santíssimo e comandava todo culto da época não era perfeito! Entendeu? Deus é perfeito sim, mas não como achamos que Ele é. Ele nos usa e nos ama com todos os nossos erros, e quer nos santificar. Portanto, mesmo com todos os seus erros e incapacidades, nunca desanime ou deixe de trabalhar para Deus, Ele te usará exatamente como você é. Até que um dia seremos todos realmente perfeitos (sem erros) no céu. E lembre-se: seja tolerante com aqueles que erram, eles podem estar sendo usados por Deus da mesma maneira. Pastores erram, Anciões erram, dirigentes erram, líderes erram, cantores erram, amigos erram, irmãos erram, mas todos podem ser usados por Deus.


Pr. Diego Ignacio Barreto [http://www.contextomoderno.com]

segunda-feira, 23 de março de 2009

Aluguel de útero é negociado por até R$ 120 mil na internet

Um mercado clandestino, virtual e muito rentável avança na internet fora do alcance da lei. Online, mulheres negociam o aluguel do útero em fóruns e comunidades para quem não pode ter filhos. Os contratos fechados por e-mail chegam a 120 mil com encontros marcados por telefone.

Nos diálogos virtuais, os anúncios prometem sigilo absoluto e oferecem facilidades como o parcelamento do aluguel da barriga em até três vezes sendo: a primeira parcela na confirmação da gravidez, a segunda no quinto mês de gestação, quando normalmente a contratada mostra ultrassonografias do bebê, e a última parcela na entrega da criança.

Há candidatas a mães de aluguel que aceitam ter relações sexuais com estranhos, sem ter que recorrer a clínicas de fertilização. Não há estatísticas oficiais, mas sites de relacionamento chegam a reunir centenas de pessoas que recorrem a este método. Em muitas dessas negociações o casal que esta alugando a barriga leva seus próprios filhos para que eles vejam que não tem nada de errado.

Mulheres de outros países recorrem ao Brasil com a intenção de alugar o "útero" das brasileiras, pelo fato da barriga de aluguel ser proibida em seu país de origem. Uma dona de casa locou o seu ventre por R$100 mil para um casal europeu que não conseguia ter filhos. Foi o próprio ginecologista da mulher europeia que indicou o procedimento da barriga de aluguel.


No Brasil, não é permitida cobrança pela gravidez de substituição. A doação temporária do útero deve ter caráter solidário e ser feita só entre mulheres da mesma família com parentesco até segundo grau, como mãe, irmã e primas. Qualquer outro caso precisa ser auto
rizado pelo Conselho Federal de Medicina.

De acordo com a advogada criminalista Maíra Fernandes, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, a prática não é crime. "Não existe lei sobre barriga de aluguel no Brasil. Portanto, ninguém pode ser preso por isso", afirma.

Muitos especialistas condenam essa prática e espera-se que o Estado crie leis para punir essa prática. "Vender ou alugar, tanto faz, tudo tem o pretexto do comércio. Quando há dinheiro em jogo, temos um mercado negro gerando vidas", critica um médico.


[Portal Terra]

Nota: A vida humana passou de um presente de Deus a uma simples mercadoria. Com tantas crianças em orfanatos a espera de uma família, paga-se a pessoas imorais para gerar filhos e se não nascerem saudáveis, serão ignorados pelos pais pagantes e pela "mãe" geradora e encaminhados a orfanatos. Com certeza caminhamos para o fim desse mundo onde as pessoas não têm mais amor pelos outros e sim querem satisfazer seus próprios desejos.

[THT]

Real x virtual: seu corpo pode se enganar

É possível levar o corpo humano a acreditar que o virtual é real? Um estudo feito na Espanha parece indicar que sim. Um pesquisador conseguiu convencer voluntários de um teste que um braço virtual era seu de verdade.

Dr. Mel Slater, da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, publicou recentemente um trabalho que testou em 21 voluntários os limites das ilusões por computador.

O experimento consistia em mostrar a cada voluntário uma imagem em terceira dimensão do seu braço, enquanto o membro de fato ficava escondido da sua visão.
Para os voluntários, parecia que o braço virtual estava saindo diretamente do seu ombro.

Slater tocava o braço virtual com uma vara até detectar que os voluntários sentiam como se o braço virtual fosse seu.

A pesquisadora girava então braço virtual em 90 graus, o que gerava espasmos musculares no braço dos voluntários, como se ele realmente estivesse sendo torcido.


O resultado do projeto, entres outros projetos interessantes do mesmo pesquisador, foi o de que é possível enganar o cérebro, fazendo-o pensar que um membro virtual é real.


O grupo de pesquisadores liderado por Slater agora busca expandir a ilusão para todo o corpo. O objetivo é criar um ambiente virtual no qual as pessoas tenham as sensações mais reais possíveis.

[Info Online]

Fórum termina sem reconhecer água como 'direito humano'

O Fórum Mundial da Água (FMA) terminou neste domingo (22) em Istambul mostrando a clara divisão entre os Estados no momento de se comprometer a garantir o acesso à água como um direito essencial de todo ser humano.

Durante toda a semana, aproximadamente 25 mil participantes discutiram as questões mais polêmicas em torno deste recurso, como as secas, a reciclagem das águas residuais, a distribuição e a gestão da água.


A declaração final, assinada pelas delegações dos 150 países participantes, foi apresentada neste domingo em ocasião do Dia Mundial de Água.

Nela, os Estados signatários advertem para a "necessidade de conseguir segurança no (setor) da água, em um mundo (em que) se enfrenta
mudanças globais rápidas e sem precedentes", incluindo o crescimento da população, as migrações, a urbanização, a mudança climática e a desertificação, entre outros.

No entanto, o tema que mais debate gerou durante as negociações finais foi o direito à água, que terminou sem consenso. Assim, na Declaração Ministerial de Istambul não se chegou a decretar a água um direito humano, como exigiam os movimentos sociais e ecologistas e vários países latino-americanos.

"Admitimos as discussões dentro das Nações Unidas sobre os direitos humanos e o acesso à água potável e ao saneamento. Reconhecemos que o acesso à água potável e ao saneamento é uma necessidade humana básica", diz o documento final.

Os organizadores afirmaram que existe consenso entre os Estados com relação ao "direito à água", mas não sobre como expressá-lo, pois as diferentes redações têm diversas consequências político-jurídicas.

[G1]

domingo, 22 de março de 2009

Às nossas mulheres

Tenho visto muitas conquistas do chamado "sexo frágil" neste século, que quebram o paradigma dessa fragilidade. Em todos os aspectos as mulheres tem crescido, desbravando áreas que antes nem sonhavam, com honra e mérito.

Dentro de nossas igrejas não tem sido diferente. O feroz assalto do inimigo contra umas das instituições do Eden - o casamento - fê-las por um lado solitárias e tristes mas despertam outro lado forte, trabalhador, que busca o sustento para seus filhos.

Sinto uma satisfação ao ver cada uma das mulheres vencerem. Vitoriosas na educação, na regência do lar, no aconselhamento amorável, no apoio aos necessitados, no trabalho de união da igreja e da família.

Mas tenho um sentimento indescritivel quando vejo Jesus em suas vidas, repartindo seu verdadeiro amor por seus filhos e outras pessoas.

Quando vejo Maria acometida de câncer (Maria foi uma irmã visitada pelo conjunto Vozes e Louvor e que mesmo doente visitava outras pessoas), ter o brilho de Jesus em seu rosto, alegria da salvação, visitando aqueles que estão sofrendo, então sinto orgulho não só por ser mulher, mas por ser filha de Deus e instrumento do Senhor no dia a dia.

Que o lugar que Deus preparou para cada uma das mulheres seja ocupado com louvor e guiado pelo Espírito Santo.

[Angélica Hiroko Osiro]