sexta-feira, 1 de maio de 2009

O fracasso do Cristão


Minha visão das 95 Teses é uma série de reflexões com base no livro 95 teses sobre justificação pela fé. Neste primeiro texto, explico a minha visão sobre a primeira tese.

“O cristão faz o que é certo por ser cristão, nunca a fim de sê-lo.”

Muitos hoje em dia buscam corrigir seus hábitos, a maneira de como falam e o que falam para que o coração possa dizer quão bom cristão que são. Muitos lutam diariamente para vencer o pecado, oram a Deus para que Ele possa o/a ajudar a ser um verdadeiro cristão. Pedem misericórdia do Pai celestial a fim de fortalecê-los para que possam enfrentar e vencer as tentações. Deixam de fazer coisas ou praticam outras, pois acreditam que fazendo isso serão cristãos verdadeiros.

Você e eu já fizemos isso algumas vezes, mudamos nossos hábitos, freamos a nossa língua, fizemos boas ações a fim que o nosso coração diga “verdadeiramente” que somos bons cristãos. Mas nessa busca desenfreada por atingir a santidade, esquecemos o quanto no final seremos verdadeiros perdedores. E somos muitas vezes… No final do dia, você não alcançará o objetivo que procurou. Verá que sua forma de agir com as pessoas não foi a mais bondosa, suas conversas foram às vezes fúteis ou que não havia nenhuma santidade, as brincadeiras realizadas eram maliciosas e que seus pensamentos não eram assim tão puros. Você se sentirá frustrado com isso e começará a mudar mais coisas na sua vida a fim de alcançar seu objetivo – a santidade. Mas novamente falhará e falhará todos os dias que decidir tentar com suas próprias forças conquistar o título de um filho de Deus, de um verdadeiro cristão.
Quantas vezes você fracassou nessa luta que lhe dá somente derrotas? Quantas vezes você tentou mudar um mau hábito que te levava para longe de Deus e se sentiu derrotado? Quantas vezes deixou de fazer alguma coisa a fim de dizer que era um verdadeiro cristão, mas nunca se sentiu totalmente um como tal? Sabe onde está a derrota nisso tudo? A derrota está porque você está buscando uma mudança no seu comportamento. Quer mudar seus hábitos a fim de se tornar um cristão. Deixará de fazer algumas coisas e passará a praticar outras para que possa alcançar esse título na sociedade. Mas, “não importa quão correta possa ser sua vida, não importa a quantidade de boas ações que possa praticar, não importa quão religioso possa parecer, você não será um cristão genuíno até conhecer a Jesus Cristo pessoalmente." A chave do sucesso é uma palavra que poucos procuram: relacionamento. O cristianismo é uma questão de conhecer a Cristo e o comportamento que distingue um cristão do não-cristão é o resultado do relacionamento de fé com Jesus – jamais a causa. Relacionamento não é o quanto você deixa de fazer ou o quanto você faz, mas sim o quanto você conhece e está próximo.
Meu amigo, pare de lutar sozinho! Pare de tentar corrigir seu comportamento, deixando de fazer algo ou melhorando um hábito. Invista num relacionamento duradouro e próximo a Jesus. Conheça-o e aproxime-se dAquele que é o único que pode transformar você verdadeiramente. Pare de querer ser um cristão. A macieira dá maça não por que ela quer, mas porque ela é. Produza bons frutos.

Uma vez me perguntei: “sou uma árvore morta, porque não produzo fruto”. Ficava desesperado quando lia na bíblia que Deus cortaria a árvore infrutífera. Ai pensava: “eu sou esta árvore seca que não produz fruto, estou perdido”. Mas um dia li um salmo que mudou um pouco essa minha concepção: "Será como uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caemSalmos 1:3. Depois disso comecei a pensar que não estava no momento certo de dar frutos e você pode dizer isso hoje também que não é o momento certo para que você dê frutos. Deve estar pensando: “Ufa, ainda bem que o amigo aqui esclareceu esse ponto com esse versículo, fico mais aliviado que esse não é o momento certo para dar frutos, mas que logo darei, no momento oportuno". Para você que está pensando isso, quero que lhe contar algo: Eu estava totalmente errado! Pois quando coloquei isso na minha cabeça, deixei de crescer espiritualmente. Como toda árvore plantada junto ao ribeiro, preciso sempre beber da fonte, preciso receber o sol, preciso aprofundar minhas raízes para poder crescer e assim depois de tudo isso, estarei preparado para dar frutos. Beba da fonte que Jesus lhe dá, sua palavra é a fonte insaciável de prazer que mata a sede do ser humano e elimina o vazio do coração, receba o sol da justiça para iluminar os seus dias de trevas, para aquecer a sua alma que está desfalecendo neste mundo cheio de pecado, aprofunde as raízes nos estatutos de Deus e coloque sua vontade em seu coração. E assim depois de se alimentar deste Cristo que lhe ama muito, produzirá frutos para a vida eterna. Então, no dia da colheita, virá o agricultor a colher destes lindos e maravilhosos frutos e levará para o seu celeiro, onde eu e você ficaremos não por um momento, mas por toda a eternidade juntos Aquele que nos criou e nos amou mais do que tudo nesta vida.


Tenha hoje um relacionamento com Deus, aproxime-se dEle para que você seja uma árvore carregada de frutos para a eternidade!

[Robson Teles]

Deus é tremendo !

Já me peguei pensando se isto realmente um dia poderia acontecer comigo. Que bom que aconteceu!

Eu tinha um problema em meu trabalho com alguem que nunca tinha falando comigo. Engraçado como rotulamos as pessoas sem ao menos dar a elas oportunidade de defesa ou até mesmo de conheça-las melhor! Mas Deus é TREMENDO! Em nossa pequenez podemos não ver ou saber disto mas, Ele já tem tudo pronto!

Comecei minhas 40 madrugadas orando por esta pessoa que não gostava de mim. De alguma forma ela queria me prejudicar e seria através do concurso que prestei no estado, pois eu gostaria de assumir na mesma escola em que meu pai é diretor e onde já trabalho. Me abalei um pouco. Na verdade me abalei muito e quase não dormi nos últimos dias. Pois bem, desde as 9 horas da manhã do dia 15 de Abril até o dia 22 de Abril eu orei sem cessar, nunca tive um feriado tão longo.


Chegou o grande dia - 22 de Abril - eram 12:50 e eu escolhi a escola em que era desejo do meu coração e creio que desejo de Deus também, pois me conduziu a esta escolha. Escolhi a escola em que meu pai era diretor. Em meu coração já tinha planejado tudo, o cartão das 40 madrugadas estava na minha bolsa e um livro Sinais de Esperança também. Pra minha surpresa, quando cheguei ao trabalho naquele dia, a moça que não gosta muito de mim já tinha ido embora e eu fiquei despontada pois tinha planejado aquele dia.

Manhã de quinta feira, 23 de Abril, passava das 10 quando adentrei a cozinha da escola onde ela trabalha, quando me olhou ficou branca, não acreditava que eu estava ali. Foi quando eu pedi licença e disse que tinha um presente para ela, que surpreendida respondeu: "Para mim, um presente! ". Então me aproximei e disse que estava ORANDO POR ELA. Ela me abraçou em lágrimas e eu também e lhe disse que estava participando de um projeto de 40 madrugadas com Deus e que até então e durante os próximos dias eu estaria orando por ela. Ficamos abraças, chorando, deixando as lágrimas limparem as magóas e recentimentos de corações que se enganam. Ela me pediu PERDÃO por talvez de algum modo ter me prejudicado. Eu disse para ela que não tinha problema e ela agradeceu muito o presente e mostrou ter gostado muito de ter ido falar com ela. Naquele momento tirei das minhas costas um peso enorme, me senti muito próxima de Jesus agindo como uma verdadeira Cristã, imitadora de Cristo. Perguntei se queria que eu orasse por algo específico e ela me pediu que orasse por sua vida espiritual. É o que vou fazer esta madrugada e em todas as outras.

Não tenho como agradecer a Deus a oportunidade dada em ter tido o privilégio de ter ido ao encontro da Simone, que Deus em sua infinita misericórdia abençõe todos os dias a vida dela e dos seus familiares. Nos abraçamos, conversamos sobre as diferença que tinhamos e nos alegramos por pertencer a um Deus que ouve orações e transforma corações!

Ah! eu contei a ela que tinha escolhido ali, aquela escola para trabalhar, espero ainda fazer muito não só por ela mas por outros que assim necessitarem da minha ajuda naquele e em outros lugares.

"Chamei-te pelo teu nome, tu és MEU." Isaias 43:1, sou de um Deus que se importa comigo, ouve orações e guia minha vida para honra e glória do Seu nome.

[Stella Mary]

Para saber + sobre o projeto 40 madrugadas com Deus, clique aqui

Por um mundo menos falido


Eu nunca tinha visto uma banda se preocupar com casamento e divórcio. E fiquei muito feliz ao ver o esforço do Sanctus Real em trazer a pauta de sua canção a realidade epidêmica do divórcio. Em um bem produzido esforço de se levantar contra essa realidade, a banda conseguiu sintetizar apropriadamente os elementos capazes de destruir um casamento e comentar sobre eles. Eu nem sou casado, mas já me preocupo com essa realidade por conviver no meio dela e sentir o quão venenosa e degradante ela é para nossa sociedade e nossas famílias. A originalidade do tema, abordado de forma tão direta me chamou a atenção, me fez perguntar; porque ninguém nunca pensou nisso antes? Gostaria que essa música não servisse para ninguém, mas infelizmente, tenho certeza que ela pode beneficiar a muitos.


Pr. Diego Barreto [http://www.contextomoderno.com]

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mudar de caminho nem sempre é fácil

Todo dia de manhã acordamos cedo, tomamos nosso desjejum correndo, saímos atrasados pro trabalho, levamos os filhos na escola ou vamos para a faculdade. O dia é uma correria só. A noite arrumamos a casa, fazemos um curso de pós-graduação, gastamos horas na frente do computador e ainda chegamos ao final do dia com a sensação que deixamos de fazer muitas coisas importantes. No meio da correria do dia, não há tempo para a mudança.

Imagine um carro a 120 km/h, numa estrada reta, sem muitos carros em volta. O motorista descobriu que está na direção errada e precisa voltar para o outro lado da pista e retornar. Seria impossível puxar o freio de mão, certo?

As mudanças ocorrem assim. É impossível pensar em mudar quando sua vida está acelerada a 120km/h. É por isso que adiamos nossas escolhas para amanhã, sempre imaginando que ainda teremos tempo para pensar nesses assuntos.

Mas o que leva alguém a mudar? Não é muito simples, afinal, uma pessoa só muda porque sente que está no caminho errado. E pode ter certeza, só conseguimos descobrir que estamos no caminho errado se paramos para pensar. É claro que muitas pessoas nunca param, e em determinado período da vida são obrigadas a refletir, muitas vezes pela descoberta de uma doença grave ou por algum acontecimento que trouxe tristeza e pesar.

Temos duas escolhas, parar e pensar, ou continuar correndo e esperar que algo ruim aconteça na nossa vida para tomarmos uma decisão. Eu, particularmente, prefiro a primeira opção.
É melhor aprender com os erros dos outros do que com o nosso próprio erro, não é mesmo?!
Por isso aconselho você a parar, hoje, e pensar. Como anda sua qualidade da sua vida? Sua alimentação, seu tempo com a família, seu tempo com Deus, sua saúde? Difícil responder tudo isso, sabe por que?! Porque corremos na luta pela sobrevivência. Nosso emprego ocupa praticamente todo o nosso dia e as nossas forças. Quando chegamos em casa queremos apenas tomar um banho e dormir.

Lembre-se, mudar significa, parar, e escolher outra direção. Mas qual direção escolher?
Acredito que se perdermos o nosso emprego e tivermos ao nosso redor uma família querida e muitos amigos nos dando carinho e apoio, passaremos com tranqüilidade por esse momento difícil e teremos motivação e força para continuar em frente.

Agora, mesmo se formos promovidos a um alto cargo na empresa, mas tivermos uma família despedaçada e nenhum amigo ao nosso lado, com quem comemoraremos a vitória?
O primeiro passo é priorizar o que é realmente importante. Pesquisam mostram que a maior necessidade do ser humano é o afeto, o amor e o carinho. Pense no tempo que você está dedicando para construir relacionamentos saudáveis e duradouros.
O segundo passo é pensar em você mesmo. Como anda sua saúde, sua alimentação? Muito fast food e noites mal dormidas?

Lembre-se, hoje você pode ser jovem e ter muito vigor, mas amanhã a idade vai chegar, e como você está cuidando do seu corpo?
Estragar o corpo hoje sem imaginar as conseqüências no amanhã é fácil. Difícil é imaginar que amanhã você pode estar no hospital, doente, vendo a morte chegar na sua vida.

Mude seus hábitos, se alimente saudavelmente, durma as horas necessárias que o seu corpo precisa, faça exercícios.
Você já ouviu o ditado que diz que você é o que você come? Pois é, isso é completamente verdade, mas só esqueceram de falar que as conseqüências do que você comer só aparecerão amanhã.

O nosso corpo é uma obra prima do Criador, e ele agüenta por muitos anos uma alimentação inadequada, a falta de exercícios ou as poucas horas de sono. Mas não se engane, lá na frente seu corpo irá cobrar o preço por todos esses anos de maus hábitos.

Mude hoje, desacelere, pense na sua vida, nos seus hábitos.
A escolha é apenas sua. Não é fácil mudar, você vai se sentir desconfortável. Mas muita persistência vai fazer de você um vencedor em todos os aspectos da sua vida!

[Sou vegetariano, e agora?]

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Igreja Adventista da região Norte Filipina adquire novo status

Dirigentes mundiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia reconheceram a maturidade espiritual e estabilidade financeira da região eclesiástica do norte das Filipinas, ao votarem uma mudança do status da organização local.

A união local será auto-suficiente e responsável por eleger seus três principais oficiais administrativos: o presidente, o secretário e o tesoureiro. Sob a sua condição anterior, designada como 'união missão', o campo local do norte Filipino recebia verbas operacionais da Divisão do Pacífico-Ásia Meridional, uma das 13 regiões administrativas da denominação.

Acolhendo a capital nacional, Manila, a região do Norte das Filipinas é a segunda maior e mais rica das três uniões da IASD nas Filipinas, declarou Claude Sabot, secretário mundial da Igreja para a região da Ásia Meridional-Pacífico.

"Somos gratos a Deus por nos capacitar a alcançar maturidade espiritual e sustentabilidade de [nossos] meios financeiros ... [para] atingir esse marco", declarou o presidente regional da IASD, Abner S. Roque.

Com esse novo status, a região antecipa "maior autonomia" e "responsabilidade para administrar-se a si mesma", declarou Roque, aduzindo que a administração da Igreja no norte Filipino daria enfoque a mordomia, crescimento de membros e desenvolvimento das instituições médicas e educacionais da região.

A União Norte Filipina supervisiona a Universidade Adventista das Filipinas, vários colégio administrados pela denominação, e o Centro Médico Adventista de Manila. Uma das duas reuniões anuais de negócios da Igreja foi realizada em Manila no ano passado.

Unidade, liderança forte, independência financeira e programas evangelísticos ativos estão entre os critérios que os oficiais denominacionais consideram para conceder status de campo auto-suficiente para 'uniões missões', explicou Sabot.

Mais de 230.000 adventistas cultuam a Deus em 1.306 igrejas na União Norte Filipina. A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi estabelecida nas Filipinas em 1917.

[Adventist News Network]

"Programado para crer"


Este é o título do artigo publicado na revista Super Interessante de Maio de 2009. O artigo nos informa que pesquisadores do Instituto de Saúde dos Estados Unidos comprovaram por um novo estudo que “o cérebro humano já nasce predisposto a acreditar em Deus”. Diz mais, “a fé não é opção pessoal nem chamado divino; é uma tendência biológica”. É claro que tudo isso é posto, tanto no artigo da super como na pesquisa, como obra da evolução das espécies em milhares de anos.

Eles perceberam que a parte da estrutura cerebral que é responsável pela “teoria da mente”, é ativada quando as pessoas pensam em Deus. Ou seja, a mesma estrutura física do nosso cérebro que é acionada quando nos simpatizamos com alguém ou temos empatia por alguma pessoa, é ativada quando pensamos em Deus. Sem essa estrutura não seriamos capazes de viver em sociedade e seriamos uma “multidão de psicopatas”. Mas é essa mesma estrutura responsável pelas complexas relações sociais que é responsável também pela nossa fé. E tanto um crente como um ateu a possuem. Talvez seja por isso Jesus tenha dito: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração...e ao teu próximo, como a tí mesmo” (Mt 22: 37-39). Deus programou nosso cérebro para se relacionar com Ele e com as pessoas da mesma maneira.



“Acreditar está em nosso DNA” diz a revista.“Se um grupo de crianças fosse deixado numa ilha deserta, elas acabariam se tornando religiosas” é o que diz o psicólogo Justin Barrett, da Universidade de Oxford. Ele é o responsável por uma polêmica pesquisa que ainda não foi concluída a respeito de porque algumas pessoas crêem e outras não. Mas arrisca um palpite “As pessoas não escolhem acreditar ou não; elas nascem acreditando. As crianças são propensas a acreditar na criação divina. Já a idéia da evolução não é natural para elas”. A revista conclui dizendo que “é como se você saísse de fabrica com um cérebro crédulo”.

Essa notícia pode ser boa ou ruim para crentes e ateus, dependendo do ponto de vista. Alguns ateus vão ignorar o fato de que se Deus existe e nos criou essa estrutura cerebral faça sentido. E usarão isto como argumento para a teimosia da espiritualidade em não desaparecer em vista dos argumentos “científicos”. Outros ateus, podem acabar por perceber que isso pode ser a demonstração de uma mente por trás da nossa. Preocupada em se comunicar conosco em Religar-se (significado do termo Religião) conosco. Por outro lado, alguns crentes ficarão felizes por perceber a mão de seu Criador em sua estrutura cerebral. Mas outros ficarão chateados pelas suposições cientificas de que isso não passa de uma estrutura fruto da evolução. O fato é que qualquer um dos lados pode usar essa informação a seu favor como argumento.

Para mim, isto é apenas mais uma evidência da criação do homem por Deus. Mais uma evidência dos argumentos que C. S. Lewis discutia com Freud. Pra mim é a prova cientifica do “Consensus Gentium”. Todos os povos tem uma religião, todos nascem predispostos a uma religião, ninguém nasce ateu. E isso faz mais sentido para a crença em Deus do que para a crença na evolução. Segundo a teoria da evolução os mecanismos desenvolvidos são para vivermos melhor e a seleção natural se encarrega de eliminar tudo o que é obsoleto e inútil. Não faz sentido a crença obsoleta em um Deus que não existe. Não faz sentido que o nosso DNA carregue um elemento tão importante na nossa cultura humana, que seja apenas inútil e fictício. E sim eu creio. Sou normal. Entretanto reconheço com isso, que Deus embora tenha nos criado para crer. Nos garantiu a liberdade, mesmo não crer nEle, nos é possível, ainda que seja antinatural. Essa pra mim é a maior evidência de um Deus de amor. Não impõe. Mas se revela. Isso me lembra um dos textos de C.S. Lewis que eu mais gosto; “"...o irresístivel e o indiscutível são as duas armas que a própria natureza [de Deus] o impede de usa-lás. simplesmente sobrepor-se à vontade humana (o que Sua presença certamente faria, ainda que em seu grau mais ínfimo)seria inutíl para Ele. Ele não pode arrebatar. pode apenas cortejar".

Pr. Diego Barreto [http://www.contextomoderno.com]

terça-feira, 28 de abril de 2009

Ellen White e a Gripe Suína

Quando em dificuldade, os filósofos e homens de Ciência buscam satisfazer ao espírito sem recorrer a Deus. Ventilam sua filosofia quanto ao céu e à Terra, atribuindo as pragas, pestes, epidemias, terremotos e fomes a motivos expostos por sua suposta Ciência. Às perguntas relativas à criação e à providência, tentam responder, dizendo: Essa é uma lei da Natureza.

Deus não tem impedido que os poderes das trevas levem avante sua ímpia obra de poluir o ar, uma das fontes de vida e nutrição, com um veneno fatal. Não somente é afetada a vida vegetal, mas o homem sofre de epidemias. ... Essas coisas são o resultado de gotas das taças da ira de Deus que estão sendo borrifadas sobre a Terra, e constituem apenas débeis representações do que acontecerá no futuro próximo. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 391.

As fomes aumentarão. Epidemias arrebatarão milhares de vidas. Perigos provenientes dos poderes de fora e de atuações satânicas por dentro estão por toda parte ao nosso redor, mas o poder moderador de Deus está sendo exercido atualmente. Manuscript Releases, vol. 19, pág. 382.

Foi-me mostrado que o Espírito do Senhor está-Se retirando da Terra. O poder mantenedor de Deus logo será recusado a todos os que continuam desrespeitando os Seus mandamentos. Os relatos de transações fraudulentas, homicídios e crimes de toda a espécie chegam até nós diariamente. A iniqüidade está-se tornando uma coisa tão comum que não ofende mais as suscetibilidades como em tempos passados. Carta 258, 1907.

Eventos Finais, pp. 27

Por que postei estes textos? Porque é importante que estejamos atentos. A taça está quase derramando, seu conteúdo espirra na Terra. O tempo do fim está quase chegando a seu termo. Jesus está voltando e o Espírito de Deus está se retirando da Terra. Sempre que pessoas morrem no mundo, Deus lança um alerta. As profecias estão se cumprindo diante de nossos olhos. Em 2004 tivemos um Tsunami que remetia claramente para Lucas 21:25 ("angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas") a respeito do tempo do fim. Este ano tivemos uma terrível enchente no estado de Santa Catarina, cujos rios são os mais poluídos do Brasil devido à produção de... suínos. Os dejetos poluíram mais de 90% dos rios que são os principais responsáveis pelas enchentes. Agora temos a Gripe... suína. Não resultado do consumo da carne, mas da criação ostensiva do animal para abate e afins. O recado está dado, o dia está chegando. Você está preparado?


Pr. Diego Barreto [http://www.contextomoderno.com]

Vinho tinto faz bem à saúde?

Frequentemente, encontramos artigos publicados em jornais e revistas falando sobre os benefícios do vinho tinto, baseados em evidências científicas de que a ingestão de pequenas doses diárias da bebida podem reduzir o risco de doenças cardíacas. Criou-se, então, o mito de que uma taça diária de vinho não faz mal, e muitas pessoas aderiram à moda, muitas vezes recomendada pelo próprio médico. Será que o consumo de vinho tinto faz bem à saúde?

Já se descobriu que os efeitos benéficos do vinho, especialmente o tinto, devem-se aos flavonóides e ao resveratrol das uvas. Os flavonóides são substâncias antioxidantes conhecidas por aumentar o HDL colesterol ("colesterol bom"), diminuir o risco de entupimento das artérias coronárias (aterosclerose) e ajudar a baixar a pressão arterial. O resveratrol é uma substância encontrada naturalmente em diversas plantas, como na casca das uvas (também nas sementes de algumas variedades), no amendoim e no mirtilo, em menores quantidades. Em experimentos com ratos de laboratório, o resveratrol tem efeito anticâncer, antiinflamatório, redutor da glicemia e outros benefícios cardiovasculares.

Por esse motivo, recomendava-se o uso diário do vinho tinto como um santo remédio. Entretanto, não podemos esquecer que o vinho tinto também contém álcool, popular nas pesquisas científicas por causar danos em quase todo o corpo. Além dos danos físicos, o consumo de álcool também é grande responsável por acidentes de trânsito, problemas conjugais, familiares e sociais.

O Instituto Nacional Sobre o Abuso do Álcool e Alcoolismo (NIAAA), nos Estados Unidos, publicou resultados de autópsias mostrando que os pacientes com história de consumo crônico de álcool têm cérebro menor, mais leve e mais encolhido do que os adultos não alcoólicos da mesma idade e gênero. O principal dano cerebral ocorre no córtex do lobo frontal, centro das funções intelectuais executivas, responsável pelo pensar, personalidade, força de vontade e auto-controle. O álcool também prejudica o controle do diabetes e aumenta a pressão arterial.

Em mulheres, os efeitos lesivos do álcool são mais pronunciados do que nos homens, com risco maior de desenvolver cirrose, lesão cardíaca e neuropatias (lesão dos nervos). Mulheres grávidas que bebem álcool podem causar no bebê a Síndrome Alcoólica Fetal, caracterizada por retardo mental e malformações congênitas. Em homens, abuso de álcool pode interferir na função sexual causando infertilidade por atrofia das células produtoras de testosterona, pode prejudicar o desejo sexual e causar impotência.

Recentemente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), na França, publicou um artigo que recomenda o combate do hábito de beber diariamente. Segundo o estudo, consumir uma dose de álcool por dia aumenta o risco de câncer em até 168%, dependendo do tipo de câncer. O risco maior está nos cânceres de boca, faringe e laringe, mas também é aumentado em cânceres de esôfago, colo-retal, do sangue e do fígado.

Conclusão: beber vinho tinto para a saúde do coração não vale a pena, pois os riscos são maiores do que os benefícios. Essa opinião vem sendo defendida também pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na publicação Dieta, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas, 2003, página 90.

Curiosamente, isso já era dito pelo sábio rei Salomão há milênios, antes de Cristo e das pesquisas científicas: "Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escôa suavemente; no seu fim morderá como a cobra..." (Provérbios 23:31, 32).

Isso significa que não podemos usufruir dos benefícios dos flavonóides e do resveratrol? De maneira alguma. Segundo a Dra. Martha Grogan, da Clínica Mayo (EUA), estudos recentes indicam que o suco natural de uva pode ter os mesmos benefícios cardiovasculares do vinho tinto. Esta é uma boa notícia para quem quer os benefícios da uva sem os efeitos indesejáveis do álcool. Existe atualmente grande variedade de sucos integrais de uva nas prateleiras, muitos deles sem açúcar, conservantes ou outros aditivos químicos. Outra opção seria comprar uvas vermelhas em caixas e produzir suco em casa. É mais trabalhoso, mas, sem dúvida, muito saudável e saboroso.

[Luiz Fernando Sella - Outra Leitura]

Nota: Na Bíblia vemos o uso do vinho como bebida consumida com frequencia. Hoje em dia muitas pessoas usam esses textos - fora de contexto bíblico e histórico - para afirmar que Jesus permitia o uso de bebida alcoolicas, ainda mais por ter sido esse um de seus primeiros milagres.

Estudando mais a fundo vemos que existiam 2 palavras para definir palvra "vinho". A mais comum, é yayin, um termo genérico usado 141 vezes no AT para indicar vários tipos de vinho fermentado ou não-fermentado. A outra é tirosh, que significa "vinho novo" ou "vinho da vindima" e ocorre 38 vezes no AT; nunca se refere à bebida fermentada, mas sempre ao produto não-fermentado da videira, tal como o suco ainda no cacho de uvas. Analisando a Bíblia como um todo percebemos que Deus nos dá conselhos contrários ao uso do álcool e quer que nos abstenhamos de tudo que faz mal ao corpo e a mente. Em uma das declarações do sábio vemos que aqueles vencidos pela bebida são tidos como tolos: "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1).


Para mais informações a respeito do vinho na Bíblia acesse www.jesusvoltara.com.br

[THT]

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Teoria do impacto sofre forte golpe

A conhecida teoria de que os dinossauros teriam sido extintos pelas consequências da queda de um asteroide há 65 milhões de anos acaba de levar um importante golpe. Segundo um novo estudo, o impacto que formou a cratera de Chicxulub, no México, com 180 quilômetros de diâmetro, não levou à extinção em massa no fim do período Cretáceo, quando desapareceu uma enorme quantidade de espécies de animais e plantas. Em artigo publicado na edição desta segunda (27/4) do Journal of the Geological Society, um grupo internacional de pesquisadores descreve que a queda do asteroide teria ocorrido pelo menos 300 mil anos antes da extinção. O estudo, feito a partir de análises em cortes de sedimentos rochosos, foi coordenado por uma das principais opositoras da teoria de que a extinção teria sido provocada pelo impacto, Gerta Keller, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos.

Keller e colegas continuam a reunir informações estratigráficas [ramo da geologia que estuda a sucessão das camadas ou estratos que aparecem em um corte geológico] detalhadas que confirmam uma nova compreensão a respeito do impacto de Chicxulub e a extinção no fim do Cretáceo. Os dois eventos podem não ter qualquer relação”, disse Richard Lane, diretor da Divisão de Ciências da Terra da National Science Foundation (NSF), que apoiou o estudo.

Verificamos que entre 4 e 9 metros de sedimentos foram depositados a cerca de 2 ou 3 centímetros a cada mil anos após o impacto. O nível da extinção em massa pode ser observado em sedimentos bem acima desse intervalo”, disse Gerta.


Defensores da teoria de Chicxulub apontam que a cratera e o evento de extinção aparecem distantes no registro sedimentar por conta de distúrbios provocados pelo terremoto ou por um tsunami resultante do impacto do asteroide.


O problema com essa ideia é que o complexo de arenito não foi depositado por horas e dias, como seria o caso em um tsunami, mas sim por um período muito longo”, disse Keller. O estudo verificou que os sedimentos que separam os dois eventos são característicos de sedimentação normal, sem evidência de distúrbios estruturais.

Os cientistas também encontraram evidências de que o impacto de Chicxulub não teve o efeito dramático na diversidade de espécies tal qual se estimava. Em escavação na região de El Penon, o grupo encontrou registros de 52 espécies em sedimentos abaixo da camada do período do impacto e as mesmas 52 em sedimentos acima, ou mais recentes.


Não encontramos sinal de uma única espécie que foi extinta como resultado do impacto de Chicxulub”, afirmou Gerta.

A pesquisadora sugere que a extinção poderia ter sido causada por erupções vulcânicas massivas ocorridas na atual Índia. Os eventos teriam liberado enormes quantidades de gases e poeira que poderiam ter bloqueado grande parte da luz solar e causado efeito estufa de grande dimensão.

[Jornal da Ciência]

Nota: Se os pesquisadores pudessem analisar os fatos à luz do modelo diluvianista, veriam que as observações estratigráficas fazem sentido. No cenário apontado pelos criacionistas, vários (e não apenas um) asteróides teriam atingido intensamente a Terra há milhares de anos. Milhares? Sim, pois os estratos são plano-paralelos e não irregulares, como seria de esperar, caso o depósito de sedimentos realmente tivesse ocorrido ao longo de milhões de anos. Mas por que a cratera de impacto está abaixo dos fósseis dos animais extintos? Simples: o impacto dos asteroides causou rachaduras na crosta e liberou as águas das "fontes do abismo" (de acordo com o relato de Gênesis 6). Os asteróides que caíram no mar geraram tsunamis gigantescos. Os sedimentos da grande inundação resultante acabaram por cobrir as crateras de impacto e, em seguida, os animais, causando fossilização em larga escala. É exatamente isso o que se observa no registro geológico. [MB]

Mundo teme pandemia de gripe suína

As notícias se multiplicaram em tal ordem que é impossível escolher a melhor vertente para se acompanhar a questão. Seguem links diversos que podem ajudar na compreensão do que esteja acontecendo e, a extensão real do problema:

Gripe suína mortal atinge o México e pode se espalhar
[Fonte - G1]

EUA dizem que não poderão conter vírus da gripe suína
[Fonte - Último Segundo]

Surto de gripe no México e EUA tem potencial de pandemia
[Fonte - Yahoo]

Situação nos EUA é de emergência, diz Governo sobre gripe suína
[Fonte - BOL]

Mortes por suspeita de gripe suína chegam a 103, anuncia México
[Fonte - BBC]

Risco de pandemia é real
[Fonte - Opinião e Notícia]

O blog Pandemic Flu Watch, especializado em cobrir epidemias de gripes, criou um mapa (que disponibilizei abaixo) que demonstra o desenho de pessoas em vermelho para infecções confirmadas e em preto para mortes. Os pontos de interrogação indicam suspeitas e os marcadores em roxo apontam os alarmes falsos.


View 2009 Swine Flu Outbreak Map in a larger map

Obviamente, com a mesma velocidade estabelecida pela mídia para vender seu produto, começam a espocar as chamadas "teorias da conspiração" sobre as reais origens do problemas. Cabe-nos acompanhar a evolução nos próximos dias, dada a capacidade de proliferação até agora observada.
[Diário de Profecia]

Nota: Notícias desse tipo estão se tornando comum em nossos dias: gripe aviária, vaca louca e agora gripe suína. As pessoas veem essas coisas acontecerem e se perguntam o por quê de tantas doenças estarem assolando o mundo ultimamente, mas a Bíblia ja prevê acontecimentos desse tipo a muitos anos: Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. (Mateus 24:7)

Saúde com a Irmã White - O Regime Alimentar e a Saúde

As abundantes provisões de frutas, nozes e cereais da Natureza são amplas; e de ano para ano os produtos de todas as terras são mais amplamente distribuídos por todos, devido às facilidades de transporte. Em resultado, muitos artigos de alimentação que, poucos anos atrás, eram considerados como luxos caros encontram-se agora ao alcance de todos, como gêneros diários. Este é especialmente o caso com frutas secas e em conservas.

As nozes e as receitas com elas preparadas estão-se tornando largamente usadas, substituindo os pratos de carne. Com as nozes se podem combinar cereais, frutas e alguns tubérculos, preparando pratos saudáveis e nutritivos. Deve-se cuidar, no entanto, em não usar grande proporção de nozes. Os que percebem os maus efeitos do uso das nozes talvez consigam afastar o mal mediante essa precaução. Convém lembrar, também, que algumas qualidades de nozes não são tão saudáveis como outras. As amêndoas são preferíveis aos amendoins, mas estes, em limitadas porções, usados conjuntamente com cereais, são nutritivos e digeríveis.


Ellen G. White - A Ciência do Bom Viver, pág 297 e 298.
Gostou? Compre pela internet o livro clicando aqui!

Revelação - 25/04 a 02/05


Deus fala conosco! Isto não é maravilhoso?


Diferente de muitas religiões como os budistas e os hinduístas, nós temos um Deus vivo e que está presente em nossas vidas interferindo nelas, se assim permitirmos (amém!). Como diz na lição, nosso Deus é um comunicador!

Se você quiser ler comentários diários, entre no blog da sala dos jovens! Você vai se surpreender.

E quais as formas de Ele falar conosco?

O que você consegue ver nesta figura? O que sente ao vê-la?



Podemos sentir calma, tranquilidade, serenidade. Sentir a pureza nos detalhes das folhas do coqueiro, das nuvens e a maravilhosa cor do céu: uma junção de lindas cores harmoniosamente combinadas. Estas são algumas das sensações que temos ao nos deparar com uma paisagem pintada por Deus.
"Muitas são as maneiras pelas quais Deus procura Se revelar a nós e pôr-nos em comunhão com Ele. A natureza fala sem cessar aos nossos sentidos. O coração aberto é impressionado com o amor e a glória de Deus manifestados nas obras de Suas mãos. O ouvido atento ouve e compreende as comunicações de Deus pelos objetos da natureza. Os verdejantes campos, as árvores altaneiras, os botões e as flores, a nuvem que passa, a chuva, o rumorejante regato, as glórias do firmamento, tudo nos fala ao coração, convidando-nos a familiarizar-nos com Aquele que os criou a todos” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 85)

Deus revela características de seu caráter através da natureza. Como é bom sentir a presença de Deus em meio à natureza.

A evidência de um Criador preocupado em dar o melhor aos filhos é tão clara, que até os não-crentes alcançarão o vislumbre do poder divino.

Outra forma de ouvir a voz de Deus, de Ele se revelar a nós, é através de nossa consciência.

Sabemos o que é certo ou errado, pois ela nos avisa, nos aconselha. Isto é muito real, só precisamos estar abertos a ouvi-la. Para isso, certamente, devemos cuidar de nossas janelas da alma, para que não tenhamos corrompida nossa consciência.

“Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. “(Tito 1:15)
Aprendemos no trimestre passado e temos novamente a confirmação da revelação de Deus através das profecias. Os profetas têm autoridade porque a mensagem que trazem, vem de Deus e Ele usou extensivamente essa maneira de Se comunicar com Seu povo.

Você já se perdeu alguma vez? Não entendeu o mapa ou sequer tinha um para consultar? É tão ruim!!! É assim que vivemos se não compreendemos que a Bíblia é nosso guia. Deus fala conosco através de Sua Palavra. Podemos consultá-la a qualquer momento para saber de qualquer assunto. Quanto tempo você tem usado para saber a mensagem de Deus para você e para aquele problema que tanto reclama pra Ele?

E finalmente, e felizmente...Deus vem a nós pessoalmente!

Deus nos mandou Jesus para falar a nós. Ele é o exemplo da preocupação de Deus em dar-nos um exemplo. Ele revelou-se através do Filho.

A revelação é uma iniciativa de Deus para Se comunicar e Se aproximar do homem que estaria plenamente perdido por não conhecer o caminho da salvação.

Pense todos os dias desta semana que PRECISAMOS conhecer a Deus para seguirmos em frente, e em rumo ao céu!

Érica Bornemann