segunda-feira, 6 de abril de 2009

Problemas = Amizade com Deus

Você possui problemas em sua vida? Parece uma pergunta um tanto óbvia, pois todos nós passamos por problemas. Temos em diversas áreas como familiar, pessoal, financeiro, espiritual, ou seja, ninguém gosta de problemas. Se eu lhe disser que muitos dos problemas que passamos são permitidos por Deus, você acreditaria? Talvez me responda “Nossa! Que Deus é este então que permite que passemos por dificuldades? Este é o Deus que você acredita? Que lhe dá proteção? Que você adora?” Sim, eu responderia. É o mesmo Deus que você e eu acreditamos, o mesmo Deus que criou o universo e todas as coisas que existem nele. Antes que você fique assustado vou lhe explicar.

Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, temos a liberdade de decidirmos o que queremos, porém tudo tem uma consequência boa ou ruim. Outro fator importante é como Deus fala conosco. Bem, existem três principais fatores que Ele utiliza e disponibiliza para que nós possamos nos aproximar dEle.

1 – Através da oração: A oração tem grande poder, pois você possui uma conversa vertical íntima com Deus. Ele deseja que você confie nEle e abra seu coração para que Ele trabalhe em sua vida. Deus não espera que você seja perfeito, mas espera que seja absolutamente sincero.


2 – Através de sua palavra: A Bíblia é a palavra de Deus e todo o cristão sabe muito bem disso, mas muitos não a utilizam como forma de ouvir aquilo que Deus tem para falar. A Bíblia é atemporal, ela nunca será obsoleta, Deus é perfeito e jamais disponibilizaria algo que fosse defasado ou com validade. O estudo da palavra de Deus é a forma que nós cristão temos como alimento e argumento para informar e defender a sua palavra.


3 – Através de nosso comportamento: O seu comportamento mostra que tipo de cristão é você. Deus deseja que você se comporte como um cristão para que todos ao seu redor vejam que você é diferente. O comportamento tem tanto poder quanto a música ou pregação, pois você é o exemplo vivo da vontade de Deus.

Bem, se mesmo após estas três principais tentativas você não atender ao chamado de Deus, Ele toma uma atitude, incompreensível para nós pecadores, que é permitir que problemas invadam a sua vida. É isso mesmo, Deus permite qu
e problemas invadam a sua vida para que você se aproxime dEle. Pois quando passamos por problemas, a primeira atitude que temos é clamar ao Seu nome. Isto vale para cristãos e não cristãos, todos quando estão em dificuldades clamam a Deus. Mesmo Deus permitindo isto, Ele respeita a sua decisão, Ele responde a sua oração, Ele fica de frente para a artilharia pesada de problemas que o inimigo lança sobre você, para que nada lhe afete, nada lhe aconteça ou possa te ferir. Então você dobra seus joelhos em angústia e se humilha aos pés de Deus pedindo ajuda. Ele te ajuda, resolve seus problemas. Ele fica perto de você, próximo de sua vida, se torna seu amigo intimo.

Mas somos pecadores, novamente caímos, o inimigo se alegra com seu desastre. Mas por pouco tempo, pois você se lembra que Deus da outra vez te ajudou, então você, em atitude de total confiança, pede perdão por não confiar nEle e solicita a solução do seu problema. Deus, mais uma vez de braços abertos perdoando seus pecados, o torna novo, perdoado e renovado. Com o tempo você começa a ter mais problemas, mas isso já não o afeta como antes, pois você
possui uma amizade forte com Deus. Seus passos são guiados pelo criador, tudo o que você faz é abençoado. Tudo acontece, pois você fez o mais importante: confiou nEle, foi absolutamente sincero, e Ele te recompensou com a armadura de seus anjos e o inimigo não consegue mais atingi-lo. Problemas sempre irão existir em sua vida, mas quando você permite que Deus tome a frente, nada irá te atingir, pois Deus é o seu escudo.

Agradeça a Deus pelos problemas que existem em sua vida, pois isso significa que Ele está esperando por você, que ele quer que você O busque. Estamos aqui neste mundo de passagem, somos estagiários para alcançarmos a redenção. Você está tão perto de Deus quanto escolhe estar. Quanto mais você se torna amigo de Deus, mais se importa com as coisas com as quais Ele se importa.

Rick Warren disse: Não há nada, absolutamente nada, mais importante do que desenvolver uma amizade com Deus. Esse é o relacionamento que durará para sempre. Paulo disse a Timóteo: Algumas dessas pessoas perderam a coisa mais importante da vida, elas não conhecem a Deus. Você perdeu a coisa mais importante da vida? Você pode fazer algo a respeito a partir de agora. Lembre-se, a escolha é sua. Você está tão perto de Deus quanto escolheu estar.

Deus não deixa de se aproximar de nós, somos nós que deixamos de aproximar dEle.

Aproxime-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Tiago 4:8

[Fernando de Oliveira Carvalho
]

2 comentários: