sábado, 18 de abril de 2009

Invisíveis! Operação Resgate

Não estamos mais em tempo de esperar. Temos que agir. Temos que mostrar Cristo. Que melhor forma, do que ajudando aqueles que já não tem esperança?

Ajudar àquelas pessoas que estão bem vestidas e moram em uma casa, mesmo que bem simples, é facil, dificil é descer um pouco mais e buscar aqueles que foram esquecidos pela sociedade e que vivem embaixo de pontes, viadutos, buracos ou em caixas de papelão.

Operação Resgate foi criado especialmente para dar visibilidade às pessoas invisíveis de São Paulo que diariamente cruzam nosso caminho. Queremos que você conheça a história destes moradores de rua e nos ajude a transformar a vida deles, seja com roupas, alimento, moradia, orações ou simplesmente um pouco de atenção.

Vocês iriam se surpreender com o tanto que eles têm a nos ensinar e como uma simples conversa com eles desperta o melhor em nós. “Não amemos de palavras nem de língua, mas por ações e em verdade.” (I João 3:18)

Que Deus esteja ao nosso lado e guiando nossos corações à essas pessoas.

[THT]

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Amor é Ação!

Esse vai ser curtinho! O assunto é recorrente, mas indispensável nos tempos de hoje.

Pra quem acha que Amor é sentimento. Leia de novo Coríntios 13 e veja que o conjunto de caracteristicas citados por Paulo, não são sentimentos ou sensações. São ações. Se amor fosse sentimento a descrição seria mais ou menos assim: O amor se comove, o amor chora, o amor dói, o amor é quente, o amor é forte, o amor é intenso e etc... "Mas a descrição é assim: O amor é benigno (ações bondosas), paciente, não se ufana, não se ensoberbece, não se porta incovenientemente e etc..."

Por que estou dizendo isso? Por que pra sentir o amor, você não precisa se mover. Pode ficar parado, sentado. Nos comovemos com lindos vídeos, queremos muito ver Jesus voltar, queremos ajudar as pessoas, mas é só isso. Desejos, sentimentos e sensações, nada mais. Enquanto o mundo sucumbe, nós nos comovemos, mas não nos movemos.



Tem uma parte do texto que ela não citou, diz assim: "No grande dia do Juízo, os que não trabalharam para Cristo, que andaram ao sabor dos ventos, só pensando em si, cuidando de si, serão postos pelo Juiz de toda a Terra com os que fizeram o mal. Receberão a mesma condenação" (DTN, 641).

Pr Diego Barreto [http://www.contextomoderno.com]

Redes sociais podem deixar as pessoas insensíveis

Pesquisadores dizem que sites de relacionamento como o Twitter e o Facebook, causam indeferença perante o sofrimento humano.


O estudo, intitulado O Twitter pode fazer com que você seja amoral? Mídias rápidas podem fazer confusão nos seus limites morais, afirma que a rapidez extrema da interação na internet tem efeitos nocivos sobre a compaixão, uma vez que o cérebro leva de seis a oito segundos para “dar a partida” e atuar como uma emoção.

A revista de tecnologia Wired diz que o resultado do estudo levanta a possibilidade de se estar formando uma geração de sociopatas. Algumas pesquisas sugerem que as pessoas têm mais compaixão em relação a uma história quando ela é dita de forma linear, sem edições rápidas e curtas.

"É cedo para dizer que redes sociais como Twitter e Facebook destroem fundamentos da moralidade --mas não é cedo para perguntar o que elas estão fazendo", diz a revista. "Se a compaixão só é ativada por meio de atenção sustentada --algo que é impedido pela edição de informações com corte rápido-- então a capacidade de ser realmente movido pela solidariedade ao outro sofreria uma atrofia. Poderia até mesmo deixar de desenvolver adequadamente em crianças, cujos cérebros são formados de maneira que irá durar uma vida inteira. Mais investigação é claramente necessária, mas a hipótese é plausível". Mas não significa que as redes vão fazer seu filho ser um amoral."

[Folha On-Line
]

Nota: Fato é que cada dia mais pessoas têm tido a necessidade e a dependência de internet e assim aumentam a carga horária diante do computador. A matéria acima é um reflexo dos problemas causados na vida social e mental das pessoas. Diante dessa revolução tecnológica, podemos afirmar que este comportamento afeta diretamente às relações interpessoais, já que a comunicação acompanha estas mudanças. Importante sempre lembrar que essas facilidades não devem substituir as importantíssimas relações pessoais.

[Ingrid Oliveira]

Dinheiro no bolso e saúde no lixo!

Jornadas semanais muito longas podem comprometer a função cerebral. Excesso de hormônios do estresse pode explicar problema.

Trabalhar muitas horas por semana traz efeitos danosos aos sistemas imunológico, cardiovascular e digestivo. Os padrões de sono e descanso ficam alterados e podem surgir alterações de comportamento com manifestações agressivas. A pesquisa avaliou mais de 2 mil trabalhadores em dois momentos, em 1997 e 2004, para comparação.

O trabalho se concentrou em pessoas com mais de 50 anos e buscava entender as correlações entre as jornadas de trabalho e o funcionamento cerebral. Os participantes eram avaliados com testes de linguagem, raciocínio lógico, argumentação e memória. Os resultados mostraram que aqueles que trabalhavam mais de 55 horas por semana apresentavam piores resultados nos testes iniciais.

A evolução desses trabalhadores também foi pior quando comparados aos que trabalhavam 40 horas ou menos por semana, apresentando um declínio mais acentuado nas funções cerebrais. Para que não existissem fatores que pudessem influenciar nos resultados, vários problemas foram levados em conta, como estado de saúde do trabalhador, tabagismo, uso de álcool e prática de exercícios físicos. Nenhum deles alterou de forma significativa os dados comparados.

A explicação dos cientistas para essa queda de capacidade pode estar relacionada a alterações nos níveis de marcadores neuroendócrinos de estresse. Os achados dessa pesquisa podem ajudar os médicos a entenderem como se processam as alterações do envelhecimento e que medidas podem ser tomadas para proteger o cérebro.

[G1]

Nota: Muitas vezes trocamos nossa saúde por bens materiais que em pouco tempo não significarão mais nada. Temos que aprender a controlar nosso tempo e sermos temperantes, ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (ICor 6:19)

[THT]

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um menino e seu Deus



"Os homens maus não entendem o que é justo, mas os que buscam o Senhor entendem TUDO". Provérbios 28:5


Pr. Diego Barreto [http://www.contextomoderno.com]

40 Madrugadas – Para Jovens

No dia 04/04, a equipe JA esteve em peso na IASD Vila Maria o dia todo para um treinamento para as 40 madrugadas, voltado especialmente para os jovens.

O projeto consiste em um plano de comunhão diária com Deus na primeira hora do dia e um plano de oração intercessória. Acredita-se que fazendo esse plano de 40 dias, é possível desenvolver um hábito que se tornará um estilo de vida. Com uma apostila elaborada com linguagem e assuntos jovens, tivemos palestras e testemunhos que nos motivaram a levar adiante esse projeto e preparar-nos para lançar para os jovens da igreja.

O Pr. Josué de Castro que está coordenando o projeto e, como foi voltado para os jovens, o Pr. Paulo Reis estava acompanhando. Ouvimos palestras muito edificantes com os pastores Venefrides, Ronaldo Arco, Ivan Canhadas e testemunhos maravilhosos.

Deram testemunho um jovem ex-modelo, um jovem ex-cantor e produtor, sobrinho de uma dupla famosa contando sobre sua experiência com a fama, o satanismo e sua conversão no Unasp. Um irmão nosso de Alagoas também contou um pouco sobre a história do seqüestro de sua filha e de como Deus agiu na vida de sua família.
Tivemos momentos de muita confraternização, comunhão e consagração e temos certeza que Deus está à frente desse projeto.

Logo lançaremos para os nossos jovens em São Miguel. Eu já comecei, e garanto que é excelente!
Esperamos que Deus esteja sempre em primeiro lugar em sua vida, começando pelo seu dia!

[Aline Menezes de Alcantara Santos]

Igreja Adventista estabelece 24 de outubro como "Sábado da Criação"

Nikolaus Satelmajer desenvolveu a ideia após ter notícia de que centenas de igrejas e sinagogas celebraram o 'Fim de Semana da Evolução' ao longo dos três últimos anos.

Satelmajer, editor da revista "Ministry" [original do "Ministério Adventista], publicação da IASD, pensou, "Por que não temos um dia para dar destaque à criação?"

Na semana passada, os dirigentes mundiais da denominação "compraram" a ideia votando pela aprovação do "Sábado da Criação", um dia para destacar a Deus como o Criador. O dia de ênfase para tanto foi estabelecido como o sábado, 24 de outubro.

"Isto não visa a entrar num debate sobre evolução versus criação, mas destacar a Deus como nosso criador", Satelmajer disse aos delegados reunidos na sede denominacional mundial em Silver Spring, Maryland, EUA.

Gibson diz que uma das crenças fundamentais da teologia adventista, a Mensagem dos Três Anjos, de Apocalipse, tem a crença na criação como algo bem arraigado.

"Parece-me que quando celebramos a Mensagem dos Três Anjos estamos realmente celebrando também a criação", ele disse, referindo-se à mensagem do primeiro anjo de adoração a Cristo, o Criador.

"Às vezes penso que se gasta muito tempo levantando questões e debatendo quando devemos realmente estar dizendo, 'Exploremos o significado de Deus como nosso Criador".

Os dirigentes da Igreja disseram que mais informação sobre o Sábado da Criação estará disponível em julho.

O Fim de Semana da Evolução é realizado cada ano na época mais próxima do nascimento do cientista Charles Darwin, autor de "A Origem das Espécies". Centenas de congregações participantes apoiam a criação combinada com evolução, segundo organização patrocinadora do evento, Clergy Letter Project.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia ensina a criação do mundo em sete dias literais.

"A influência dominante da obra de Darwin foi separar a Deus do mundo", declarou James Gibson, diretor do Instituto de Pesquisa de Geociência em Loma Linda, Califórnia. "Nossa mensagem de criação é unir a Deus e o mundo na mente das pessoas".

[Rede Adventista de Noticias]

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pesquisa em 35 países revela que Brasil é o que mais aceita divórcio

Uma pesquisa realizada em 35 países revelou que nós, brasileiros, somos o que melhor aceitamos o divórcio. O índice de aprovação chega a 85%. Ou seja, quando o casamento vai mal, o brasileiro entende que o melhor mesmo é separar-se.

Não é isso que pensam os japoneses. Lá, de cada dez pessoas, sete desaprovam o divórcio. A separação também não é bem vista nas Filipinas, Estados Unidos, Nova Zelândia e Suécia.

Os perfis mais comuns entre aqueles que não veem o divórcio com bons olhos são os de crentes que vão com frequência à igreja, viúvos, maiores de 65 anos e menores de 15 anos.

"Os mais novos, ao contrário do que possa parecer, formam a maioria dos que estão em desacordo, talvez porque pertençam a gerações que nasceram e cresceram dentro do divórcio e viveram em maior ou menor medida os processos de ruptura", afirmou o pesquisador.

[BBC]

Nota: Em alguns casos entendo o divórcio como aceitável. Entretanto, apenas para situações insustentáveis. A separação não deveria ser rotina na sociedade. Ainda entendo que as pessoas deveriam cumprir a promessa do “até que a morte os separe”. Penso que os divórcios são sintoma de nosso egoísmo; da necessidade de satisfazer os próprios desejos - querer que o outro nos faça feliz. Temos pouca disposição para a doação. Não queremos ceder. Tem ainda outro problema: as pessoas namoram, mas não se conhecem. Sofrem de “apaixonite” aguda, mas ignoram que um casamento é feito com base numa escolha sensata, racional. E amor não é paixão. Paixão acaba. O amor é construído e alimentado a cada dia.

[Blog do Ronaldo]

Esperança

É crer em resultados positivos, em promessas de uma vida melhor, de um benefício, etc.

A esperança do cristão é a vida eterna ao lado do salvador Jesus.

Lembre-se: Lição comentada diariamente pelos
jovens de São Miguel para você acompanhar e somar aos seus estudos diários.

A esperança requer certa perseverança e a crença de que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. Podemos ver esta frase em dois ângulos diferente: o mundo nos faz crer que não há nada melhor do que vivemos, por isso temos que aproveitar as oportunidades hoje; e temos sinais se cumprindo – na Bíblia e nas profecias – que confirmam o final, o final feliz. Aqui entra o que aprendemos semana passada – a fé! Para ambas as visões temos que exercer a fé.

Peço licença para dar um exemplo pessoal. Estamos em crise mundial, isto é um fato. As empresas estão demitindo os funcionários e as promoções e aumentos estão congelados, certo? Eu fui “vítima” da crise. Fui demitida em fevereiro. Não entendi os planos de Deus, afinal, Ele tinha me dado o emprego. Falei pra Ele exatamente o que eu queria fazer e Ele me deu! Então fui viajar, tirei umas "férias" e depois comecei a procurar outra oportunidade. Todos me diziam que seria difícil porque o mercado estava fechado para contratações. Não desisti. Orei muito. Todos os dias. Muitas pessoas oraram por mim. E, finalmente, recebi uma proposta de uma empresa muito grande (e brasileira) que estava em expansão e pedia alguém com o meu perfil. Mais perto de casa, com um trabalho desafiador e maior salário. Nem acreditei. Foi fácil eu conseguir, eles gostaram muito do meu currículo, e tenho certeza que foi Deus que me mostrou a eles (a vaga abriu no dia em que fui demitida). Deus me tirou de onde eu estava para me dar um presente melhor!

É isso que Ele faz por seus filhos. Não há crise para o cristão. É só deixar tudo nas mãos de Deus que Ele resolve. Entendi a frase acima: A esperança requer certa perseverança e a crença de que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.

Vida só é vida se for eterna. O profeta Jeremias traz um tom de pessoalidade em suas palavras. Elas nos animam porque comprovam que Deus não nos trata por atacado. Por meio do profeta, o Senhor afirma: “Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jr 31:3). E com relação à esperança, ele afirma que Deus cuida do futuro não apenas do mundo, mas de cada um individualmente. Por isso, declara que “há esperança para o teu futuro” (Jr 31:17). Em Sua Palavra encontraremos todas as bases para a esperança necessária do cristão. Somente a esperança respaldada em Jesus, fundamentada em Sua morte e ressurreição nos levará à eternidade. O Ser infinito tornou-Se finito sem deixar de ser infinito, para que, pela fé nEle, o ser finito novamente se tornasse infinito.

Não há motivos para viver sem esperança. Em Cristo – Sua morte e ressurreição – temos a felicidade garantida, sem medo do amanhã!!!

Nesta terra em crise, temos o porto seguro – Jesus – a base de nossa fé e esperança.

Erica Bornemann

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Uma Falha no Sistema

Você já parou pra pensar em porque Jesus ressuscitou? Sempre tomamos por certo que a razão para isso esta no Seu próprio poder como Deus. Ou Porque simplesmente estava programado que fosse assim. Porque Ele quis que fosse assim. E em tese temos razão por achar que Deus tem esse poder e essa autonomia. Mas é importante notarmos que Deus sempre é justo e coerente. Se Jesus estava morrendo a nossa morte eterna, então como Ele se levantou novamente dentre os mortos?

Há duas razões dentro de uma única. Precisamos nos lembrar que o “salário do pecado é a morte” (Rom 6:23). Portanto, se Jesus houvesse pecado Ele teria de morrer mesmo (ainda que isso seja impossível visto que Deus é imortal, acredita-se mais num colapso do universo do que na morte real e literal de Deus). Mas isso não aconteceu, Jesus nunca pecou.

No entanto, a Bíblia diz claramente que “aquele que não conheceu pecado, se fez pecado por nós” (1 Cor 5:21). O que aconteceu na cruz é que Jesus levou sobre Si toda a nossa culpa. Toda a nossa condenação. O que Deus lançaria sobre nós no Juízo Final, o fogo que nos consumiria, foi lançado sobre Jesus. Por isso “a Deus agradou moê-lo” (Isa 53:10). Porque Ele estava levando os nossos pecados. Os nossos erros foram laçados sobre Ele, a nossa injustiça. Aquele que era Justo, foi chamado e tratado como um injusto. Morrendo uma morte injusta.

E aqui está a razão. Jesus morreu injustamente. Foi como “um erro na Matrix”. Ele era bom, puro e perfeito. Mas Aquele que nunca pecou foi morto como o maior de todos os pecadores e levando o pecado de todos. E Deus não permitirá nenhuma única injustiça em Seu Universo. Por mais que Ele pareça permitir, o dia do Juízo Final serve exatamente para isso. Para equilibrar, concertar e ajustar tudo o que estiver errado. E era errado que o justo morresse, visto que não pecou. Por isso Jesus é ressuscitado! Porque Ele não podia permanecer morto, Ele contradiria a Lei do Universo.

Os pecadores morrem, o justo não (apenas Ele foi justo na história da Terra)! Quando a sentença foi executada sobre quem não merecia, ela precisou ser revogada. Cristo não poderia permanecer morto. Por isso Sua ressurreição é tão importante! Porque se Ele houvesse cometido o menor dos erros, Ele não poderia ser a nossa propiciação. Não poderia ser o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, ou Ele mesmo careceria de um salvador. É porque Ele ressurge da tumba que fica provado e evidente que Seu sacrifício foi válido. Porque Ele foi justo todo o tempo e levou injustamente os nossos pecados para a cova. E lá eles ficarão, se O aceitarmos. Mas os que não aceitarem, receberão sobre si de volta a sua própria culpa pelo pecado, no dia do Juízo Final (digo isso apenas para que entendam, não para que se assustem).

Eis porque o diabo está perdido depois que Cristo ressuscita. Primeiro porque Jesus está vivo novamente e segundo porque sua causa está perdida. Cristo provou através de uma natureza espiritual igual a de Adão, mas com uma natureza física e psíquica caída como a nossa, depois de mais de 2000 anos de influência do pecado sobre nós, que era possível ser obediente a Deus. E com a Sua obediência comprou a nossa salvação. Sua ressurreição foi a prova final da derrota de Satanás. O “descendente” de Eva “esmagou a cabeça da serpente”. E só vivo, Ele poderia realizar este feito. Que vibrem os Cristãos de toda parte, porque o seu Salvador, VIVE!

Pr. Diego Barreto [http://www.contextomoderno.com]

Saúde com a Irmã White - Escolha de Alimento

Deve-se escolher o alimento que melhor proveja os elementos necessitados para a edificação do organismo. Nessa escolha, o apetite não é um guia seguro. Mediante hábitos errôneos de comer, o apetite se tornou pervertido. Muitas vezes exige alimento que prejudica a saúde e a enfraquece em lugar de fortalecê-la. Não nos podemos guiar com segurança pelos hábitos da sociedade. A doença e o sofrimento que por toda parte dominam são em grande parte devidos a erros populares com referência ao regime alimentar.

A fim de saber quais são os melhores alimentos, cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do homem. Aquele que criou o homem e lhe compreende as necessidades designou a Adão o que devia comer: "Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente... e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento." Gên. 1:29. Ao deixar o Éden para ganhar a subsistência lavrando a terra sob a maldição do pecado, o homem recebeu também permissão para comer a "erva do campo". Gên. 3:18.


Ellen G. White - A Ciência do Bom Viver, pág 295 e 296.

Gostou? Compre pela internet o livro clicando aqui!