sábado, 16 de maio de 2009

O Evangelho perdido de Judas

O Evangelho perdido de Judas – Parte 1

Recentemente foi publicado a descoberta de um evangalho que diz ser o Evangelho de Judas Iscariotes. Este evangelho foi descoberto em 1970 por moradores perto de El Minya, Egito. Em 1978 o evangelho é vendido a um negociante de antiguidades egípcio. Em 1983 e 1984 o negociante tenta vender o códice a estudiosos americanos porém sem sucesso. Sem conseguir vender o códice, o negociante o guarda em um banco nos Estados Unidos. Em 2000 a negociante de antiguidades Frieda Nussberger-Tchacos, de Zurique, compra o códice do negociante egípcio, e a partir desse momento o mundo fica sabendo do evangelho.

O evangelho foi escrito em cóptico, antiga língua egípcia. O evangelho concentra-se em contrariar os outros evangelhos como Marcos e Lucas onde Judas é o traidor de Jesus. Nele diz que Jesus premeditou a sua morte pedindo que Judas o traisse. Jesus o chamou em particular para lhe contar o maior segredo de todos, “a verdade sobre o paraíso, morte e ressurreição”. Nesta conversa Jesus diz a Judas que o entregue aos romanos. Por ser Judas o único a saber sobre a verdade, Jesus lhe pediu que o entregasse porque confiava nele plenamente. Fica claro que Judas é redimido de sua traição.

O Evangelho perdido de Judas – Parte 2

Por volta do ano 100 d.C, iniciou-se intensos tulmutos religiosos. Diversas religiões estavam surgindo incluindo os gnosticos, porém uma religião estava se destacando, o cristianismo. Alguns dos primeiros cristão são chamados de Gnosticos conhecidos também como “O povo que sabe”. Os Gnosticos são místicos ou seja, eles acreditam que podem ter acesso direto a Deus. É um tipo de conhecimento que está dentro da pessoa, de saber que você tem um pedaço do Deus dentro de si. Os Gnosticos foram os que escreveram a maioria dos textos de Nag Hammadi e o evangelho de Judas está conforme estes textos. As informações contidas nestas escrituras sobre Jesus são muito filosóficas e abstratas do que as do Novo Testamento. Os gnosticos pregavam que o corpo é uma prisão para a presença do divino e Judas foi um herói por ter libertado o espírito de Cristo. Sem dúvida isso era totalmente contrário aos outros evangelhos e a Igreja Católica não gostou nada disso pois estavam perdendo o poder religioso da época.

Por volta de 180 d.C os primeiros padres da igreja católica denunciaram o evangelho como heresia. O bispo Irineu escreveu um severo ataque a um livro que estava circulando na época, seu título: Evangelho de Judas. Acredita-se que a Igreja Católica destruiu todos os evangelhos de Judas incluindo mais outros 30 evangelhos considerados heréticos.

Em uma das páginas do Evangelho de Judas diz que os discípulos estavam reunidos para uma refeição e orando por ela. Neste momento entra Jesus e começa a rir da oração dos discípulos. A explicação de tal fato, é que Jesus riu porque os discípulos pensavam estar adorando ao Deus verdadeiro, mas na verdade eles estão orando para o Deus que criou esse mundo, que não é o verdadeiro Deus, de acordo com o relato do mencionado Evangelho. Os discípulos ficaram sem entender a atitude de Jesus, o único que entendeu foi Judas pois segundo relatado, Judas sabia a verdade sobre o paraíso.

O evangelho de Judas termina com Judas entregando Jesus aos romanos. Não existe nenhum relato da morte ou ressurreição de Cristo neste evangelho. O que realmente importa no evangelho é que a profecia foi cumprida e que o espírito de Jesus se libertou de seu corpo.

O Evangelho perdido de Judas – Parte 3

Existem muitas inconsistências nas escrituras do evangelho de Judas como no que diz respeito aos evangelhos do Novo Testamento.


1 – O evangelho de Judas encontrado, foi datado entre 220 e 340 d.C. Mesma época em que Constatino mandou destruir os livros heréticos e decidiu que os livros a serem estudados pelo povo seria Mateus, Marcos, Lucas e João. Isso comprova que desde 180 d.C quando Irineu decidiu destruir 30 evangelhos incluindo o de Judas os gnosticos eram crescentes na época e eram totalmente contrários aos evangelhos do Novo Testamento e do Velho Testamento pois ambos se completam entre si.

2 – O Evangelho de Marcos é o mais antigo dos evangelhos encontrados, datado entre 30 a 60 d.C. Este evangelho pode ter sido escrito pelas mãos do próprio Marcos pois a data não é tão longe da morte de Jesus, diferente do evangelho de Judas que trata-se de uma cópia escrita em uma linguagem egípcia antiga. Acredita-se que o evangelho de Judas foi escrito na mesma época em que os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram escritos, porém não existe nenhuma prova sobre esse relato.

3 – No Evangelho de Judas diz que Jesus falou a verdade sobre o paraíso a Judas. Os gnosticos seguiam esse evangelho e outros como o de Tomé e Maria. No evangelho de Marcos 12:18-27, Jesus fala para os líderes religiosos sobre a ressurreição. Esse texto prova que Jesus não falou apenas para Judas sobre a ressurreição mas sim para todo o povo, pois as boas novas devem ser informadas a todo o mundo.

4 – Se no evangelho de Judas a morte e a ressurreição de Jesus não eram importantes, então porque Jesus falou sobre seu retorno em Mateus 24:26-35 e Lucas 21:25:33?. Jesus morreu para salvar a humanidade e ele prometeu voltar e irá voltar. Em sua ressureição houve testemunhas. Jesus apareceu para Maria e depois para os discípulos em Marcos 16:1-14. Isso é contrário ao envagelho de Judas onde a morte e a ressurreição não são citadas por não serem importantes.

5 – Em Marcos 14:18 Jesus diz que um dos discípulos irá traí-lo. De acordo com o Evangelho de Judas Jesus combinou para que Judas o entregasse. Porque então Jesus iria afirmar que seria traído e porque Judas se suicidou após a traição?. O suicídio de Judas não é citado em seu evangelho muito menos diz que ele não cometeu o suicídio. O ponto principal do evangelho de Judas é redimí-lo de sua traição, essa firmação de redimí-lo da tração, cai por contradição.

6 – No evangelho de Judas Jesus riu dos discípulos por estarem orando ao Deus criador desse mundo e segundo este evangelho o Deus supremo não é o criador e sim Jesus. De acordo com João 16:6, Jesus diz “Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Isso prova que existe um só Deus e não dois como diz no evangelho de Judas.

Estamos vivendo o tempo do fim, profecias estão se cumprindo e devemos como cristãos Adventistas do Sétimo dia estarmos atualizados sobre os acontecimentos e acima de tudo ter o conhecimento da palavra de Deus. A Bíblia é verdadeira e para aqueles que não acreditam pela fé, então devem acreditar pelas evidências.

Arqueologia: A pedra moabita descoberta em 1868, em Dibon, Jordão, confirma os ataques dos Moabitas a Israel, conforme II Reis 1 e 3.

As cartas de Laquis: Descobertas em 1932 – 1938, 38 km ao norte de Berseba e que descrevem o ataque de Nabucodonosor a Jerusalém em 586 a.C.

Os rolos do Mar Morto: Descobertos em 1948. Datam de 150-170 a.C e contém todo ou parte dos livros do Velho Testamento, à execução do livro de Ester e Isaias. Eles confirmam a exatidão da bíblia.

O cilindro de Tiro: Relata a destruição de Babilônia por Ciro e o seu subsequente livramento dos cativos Judeus.

A pedra Roseta: Descoberta em 1799, no Egito, por cientistas de Napoleão. Foi escrita em três línguas: hieroglífica, demótica e grega. Esta pedra veio desvendar o mistério da decifração dos caracteres hieroglífos. A compreensão dos hieroglífos ajuda a confirmar a autencidade da Bíblia.

E você, por que acredita no que crê?

[Fernando de Oliveira Carvalho]

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Diferencial do Cristianismo


Essa semana pude estudar sobre o assunto que mais me atrai no evangelho e na teologia. Graça. O assunto que torna o Cristianismo diferente e eu diria ainda mais, completo. Em todas as outras religiões você vai encontrar elementos semelhantes como, ressurreição, leis, sacrificios, dedicação, AMOR AO PRÓXIMO, amor a Deus, perdão e etc. Mas nenhuma outra religião exceto o cristianismo fala sobre graça. O que é graça? Algo gratuíto. "Um favor imerecido", dizem. Algo que você recebe em gratuidade. O que significa literalmente duas coisas. Primeiro, a graça pode te dar algo que você não tem, nesse caso a salvação, ou a vida eterna. Segundo, sem cobrar nada! Entendeu o que eu disse? NADA! Necas de catibiriba!

Perdão sem merecimento? Isso mesmo! Perdão gratuito. Que outra idéia ou doutrina humana prega isso? Ou melhor, que outra idéia ou doutrina humana funciona dessa maneira? Tem mais uma coisa. O fato de Deus perdoar gratuitamente, sem aferir necessidade de merecimento, demonstra a raiz divina da religião cristã. É a prova contundente de sua origem divina. Sabe por que? Porque não existe amor com merecimento. Se você diz que ama alguém porque acha que essa pessoa merece o seu amor, você não ama, barganha. Se você tem uma razão para amar, você esta fazendo um negócio, não amando. Se o amor é para te favorecer, não é amor. Por isso o perdão de Deus vai pra quem não merece. Não porque Deus tenha razões para nos amar, mas porque Ele simplesmente ama. Porque decidiu assim, Ele é amor!

Por isso se contradizem todas as outras religiões que falam de amor E merecimento. Isso não existe. Merecimento mata o amor. Por isso, o unico amor verdadeiro é o mencionado pelo cristianismo. Pode-se falar de amor ao próximo, amor a Deus, amor a natureza, amor aos animais, o que for, o unico amor desinteressado é o de Cristo. Você vai encontrar outros que se sacrificaram por ai, mas alguém que perdoa de graça? Só se for o amor de Cristo. E mesmo entre nós isso infelizmente não ocorre, pela nossa falta de conhecimento e meditação no assunto.

Se nós cristãos, entendermos a graça realmente, seremos muito mais capazes de perdoar. "Perdoa as nossas dívidas, assim como NÓS perdoamos os nossos devedores" (Pai Nosso). Se Deus me perdoa de graça, sem que eu mereça, quem sou eu para negar a alguém o meu perdão? Com que direito? Com que coerência?

Outro detalhe, se entendermos a graça realmente, nunca fugiremos de Deus por culpa ou vergonha e compreenderemos claramente que "nada pode nos separar de seu amor" (Rom 8:35). Não há pecado gigantesco ou multidões de atos que possam impedir toda essa graça. "Porque onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rom 5:20). Não se sinta culpado demais para ir a Jesus, não fuja dEle porque pecou de novo. Sua graça é muito grande, Ele não desistiu de você naquela cruz, e não desistirá nunca mais. Ele te espera sujo e imundo como você está e é. Não é preciso ouvir a voz do inimigo que diz: "Você não tem vergonha de se aproximar dEle de novo?" Cristo quer te abraçar com toda a sua imundice, você vale muito mais pra Ele do que o ódio que Ele tem pelo pecado. Por que Ele morreu a Sua morte, para que você não tivesse que pagar por ela.

E aqui vem o último detalhe que quero mencionar. Embora a salvação seja gratuita para nós, ela não saiu de graça para Deus. Ele pagou por cada pecadinho e pecadão. Ele passou pela condenação que era sua. Por isso, diz Isaías, que "a Deus agradou moê-lo"(Is 53:10). Porque Ele levou sobre sí o nosso pecado. Aquele que não conheceu pecado, SE FEZ pecado por nós" (2 Cor 5:21). O preço foi o mais caro do Universo, o Deus Criador, pagou com a própria vida.

Mas perdoar de graça não pode banalizar o perdão? Baratea-lo? Sim. PODE. Mas não precisa ser assim. É por isso que precisamos meditar diariamente no sacrificio de Jesus, diz Ellen White. Para que não permitamos que nossos pecados banalizem a graça. Em compensação, o próprio Jesus disse em Lucas 7 que os que mais são perdoados são aqueles que mais amam. Porque tiveram as maiores e impagáveis divídas pagas. Quanto mais perdido está alguém, maior é o milagre do seu resgate. Mas isso quer dizer que eu posso abusar da graça? Paulo responde em Romanos 6, "Claro que não!". Você precisa ser muito burro para achar que pode enrrolar a Deus ou abusar de Sua benevolência. Deus sabe o que se passa no seu coração. Conhece o seu arrependimento e a sua intenção. Mas Ele te assegura que não importa quantas vezes sejam, TODAS as vezes que nos arrependermos de verdade (ouvindo a voz do Espírito Santo) seremos verdadeiramente perdoados. E Ele fará questão de se esquecer dos seus erros.

Em Ef 2:4-10 a Bíblia nos diz que a graça nos educará para boas obras. E aqui existe uma mensagem importante. "Boas obras" não são obras de justiça. Não são obras meritórias. Não são obras da Lei. Sabe porque? Porque num mundo de pecado a Justiça é condenatória para o pecador. Num mundo de pecado a justiça é ruim para o pecador (Rom 7:9). E o Evangelho se trata de BOAS NOVAS. Portanto, "Boas obras" não são obras de justiça que praticamos, mas obras de amor! Sim, o "amor de Cristo nos motiva" (2 Cor 5:14). "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14:21). "Boas obras" são obras de amor, de ação caridosa, efeitos da graça! Reações a uma doce e maravilhosa salvação, gratuíta!

Isso é tão bom, que fica difícil de ACREDITAR. É por isso que a Bíblia diz que a salvação é para todo aquele que CRÊ (Jo 3:16). De graça, basta apenas crer! Você acredita em Jesus e acredita nisso? Isto é a salvação. Comemore esta realidade!

Xixi no banho


A ONG SOS Mata Atlântica lançou a campanha Xixi no Banho para diminuir o gasto de água no banheiro. A sugestão da ação é que se urine durante o banho e, portanto, se deixe de acionar a descarga pelo menos uma vez por dia.

Segundo a ONG, ao urinar durante o banho, é economizada uma descarga (12 l de água) por dia e, ou seja, em um ano, a economia chegaria a 4.380 l de água. "Gastando menos água, degradamos menos a natureza, preservando os recursos naturais e as nascentes dos rios", afirma a organização no site da campanha (www.xixinobanho.org.br). "Rios cheios e saudáveis e significam mais água para os reservatórios", conclui.

A ONG afirma ainda que não há risco de contrair algum tipo de doença. Desde que seja lembrado de urinar no início do banho, a água leva tudo embora, diz a SOS Mata Atlântica.

[Fonte: Site Terra]

Nota: A campanha chega a ser engraçada, mas o assunto é muito sério! Temos que fazer nossa parte para preservar a natureza - obra de Deus - isso é fato, mas se você quer ou não fazer xixi no banho, isso é muito pessoal...rs

Érica Bornemann

Ciência, intolerância e fé

A ciência é a autoridade suprema na sociedade. Se há uma disputa, a ciência é o juiz. Se uma lei está para ser aprovada, a ciência tem de comprová-la. Quando a ciência é ignorada, brados de protesto ecoam na mídia, nas universidades e nas esquinas. A autoridade atribuída à ciência é tão grande que muitos são tentados a usá-la para validar afirmações que vão além das evidências disponíveis. Phillip Johnson quer trazer de volta ao debate público questões que muitas vezes têm sido consideradas resolvidas. Ao analisar os fundamentos do naturalismo, o autor ressalta os últimos debates sobre ciência e evolução. No fim, ele conclui profeticamente que as muralhas do naturalismo ruirão e que o evangelho deve desempenhar um papel vital na construção de um novo tipo de pensamento — não apenas em relação à ciência e à religião, mas no que diz respeito a tudo que oferece esperança e sentido à vida.

Ciência, Intolerância e Fé é um livro para todos que entendem a importância desse questionamento e que gostariam de ser participantes bem informados do debate atual. “Em toda a ampla literatura sobre darwinismo, evolução, criação e teísmo, dificilmente podemos encontrar uma análise tão calma, compreensiva e convincente quanto a de Phillip Johnson.”

(Richard John Neuhaus, editor de First Things)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Intolerância e democracia

Li nesta semana uma reportagem publicada na Veja sobre os primeiros 100 dias do governo Barack Obama. Está na edição da semana passada. Um dos aspectos que me chamaram a atenção foi a crescente divisão política nos Estados Unidos. Uma pesquisa realizada em abril apontou que 61% dos americanos acreditam que o país está mais dividido.

Por lá, os debates são cada vez mais radicais. As pessoas partem para os extremos. Começa haver pouca disposição à tolerância. E a mídia participa desse processo. Como nos Estados Unidos as coisas são mais claras, tem-se uma visão mais ampla do que é a isenção no jornalismo, os chamados formadores da opinião pública se posicionam de maneira firme, veemente, no debate dos mais diferentes assuntos – de aborto, passando pelo casamento gay até meio ambiente.

A reportagem me fez pensar sobre um texto que fiz anos atrás e que foi publicado no antigo site do jornalista Ângelo Rigon, o Maringá News. Na ocasião, eu falava sobre a divisão política de nossa cidade. Por aqui, não se aceita uma terceira via. Divide-se a cidade em duas únicas forças políticas.

O clima de intolerância não é uma exclusividade de americanos ou maringaenses. Ultrapassa os limites geográficos dos Estados Unidos ou de nossa interiorana Maringá. Uma observação mais atenta da humanidade revela que, onde existe gente, os “ânimos” andam acirrados. Há pouca disposição ao diálogo. Um comentário mal colocado se torna passível de duras críticas. Tudo se torna questão política. Tudo se resume em posicionamento ideológico. O clima é de rivalidade. É como se estivéssemos num ringue; alguém tem que sair vencedor. Parece uma luta entre o bem e o mal.

E pior que isso, o caráter é julgado pela opinião expressada pela pessoa. É como se dividíssemos a sociedade entre direita e esquerda. É como se taxássemos como de bom senso as pessoas da direita e, canalhas as da esquerda – e vice-versa. Quando discordamos de uma opinião, o outro se torna nosso inimigo. E logo partimos para o ataque.

Como disse, estamos mais intolerantes. Tem nos faltado disposição para compreender o diferente. Não quero aqui dizer que temos de concordar com a opinião do outro. Mas aceitar o contraditório deveria fazer parte de nossa natureza. Afinal, somos seres racionais. É uma questão de respeito. As pessoas não são iguais. E o fato de terem posições diferentes da nossa não as torna melhores ou piores.

Confesso que me preocupa esse radicalismo. Ter posições diferentes é normal. Mas não é natural certas expressões raivosas, iradas como resposta aqueles que têm atitude diferente da que desejamos. Esse tipo de postura revela que a própria democracia ainda é um bem com o qual pouco sabemos lidar – e que pode ser colocada em xeque.

[Blog do Ronaldo]

Foi Lançado o Orkut Para Pessoas Ricas


Pode tirar o cavalinho da chuva. A não ser que você tenha um polpudo salário e uma gorda conta bancária, você não vai entrar. O site Elysiants é somente para pessoas ricas. Elysiants é um nome em referência ao Elísio, a morada dos heróis e pessoas virtuosas após a morte na cultura greco-romana. O site foi criado por holandeses. Cada integrante somente poderá convidar 5 pessoas. E se alguém der mancada, for invasivo ou assediar um usuário, a falha fica exposta para todos. Expulsões só serão decididas pelos administradores. E eles deixam claro: NÃO QUEREMOS QUE VOCÊ ENTRE. O site não é nem mesmo para pessoas de classe média alta. São para os que são realmente ricos!

(Marcos 10:23-24) - Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!

[Adventismo Em Foco]

terça-feira, 12 de maio de 2009

Dispensando o dispensável

Todo mundo quer ser indispensável. Menos quando o assunto é trabalho… Já perceberam? Até quando a igreja vai sofrer com isso? Até quando a igreja vai continuar sendo nós e não “eu”? Enquanto a gente continuar pensando que somos substituíveis, que a nossa importância é medida pela quantidade de responsabilidades que temos dentro da igreja (ou de qualquer outra organização), nós nunca seremos capazes de viver o verdadeiro Ide.

Afinal, “eu não sei falar” ou “eu não sei ensinar” ou “tem tanta gente que faz muito mais e melhor do que eu”… Então pra que me preocupar? Tem tanta gente por aí que pode fazer o que eu faço.

Certo. Provavelmente tem.
Mas essa gente toda não é você. Ou é?

Essa gente toda não assumiu a responsabilidade que você assumiu, assumiu? Por menor que seja o seu papel no corpo, você ainda tem um papel.

Deus, na sua infinita sabedoria nos criou de modo que se um orgão deixa de funcionar, (muitas vezes) o corpo todo, ainda que doa, trabalha pra compensar essa falta. E a mesma coisa acontece nas igrejas.

O problema é que toda a energia que é gasta para compensar a falta de um membro ou órgão poderia ser utilizada muito mais eficientemente em tarefas muito mais úteis e de maior valor para o corpo e seu ambiente.

E a mesma coisa acontece com a igreja.

Um pastor sozinho tem que correr pra fazer “barba e cabelo” na igreja enquanto seus “membros” sentam-se confortavelmente nos bancos (quando decidem ir), como se não houvesse mais nada a ser feito – não pela igreja, mas COMO igreja.

Essa mentalidade mesquinha e egoísta pode ser encontrada em qualquer conversa fiada de dois minutos sobre a “igreja”.

Você já deve ter tido essa experiência… Começamos falando dos problemas (iguais em toooodas as igrejas, praticamente), depois falamos das pessoas… As vezes jogamos algumas idéias ao ar sobre como algumas coisas poderiam ser feitas de maneira diferente, eficiente ou melhor. E por fim… pensamos (e as vezes falamos) “é isso aí…” e saímos ou mudamos de assunto, antes que sejamos levados a assumir alguma responsabilidade.

Em último caso, claro, podemos deixar de contar com as pessoas… Deixar de esperar qualquer tipo de comprometimento delas… E assim vivermos sempre prontos pra compensar a falta de um ou outro membro. Desperdiçando energia…

Só um pensamento…
Por que, afinal, Jesus escolheu 12 discípulos, sendo que apenas alguns deles são citados nos evangelhos?
Será que os que não são citados tinham um papel tão irrelevante assim? Será que eles eram substituíveis? Podiam ser apenas os 7 discípulos… não?

NÃO!

Como Paulo disse… Somos membros de um corpo e Jesus é a cabeça… Cada membro tem o seu papel, o seu espaço e a sua responsabilidade… E cada membro tem o seu valor.

Se você se acha substituível, talvez seja hora de você rever o seu papel no corpo… Por que Deus em sua infinita sabedoria, também fez o corpo com a capacidade de expulsar naturalmente tudo aquilo que não lhe pertence ou que não lhe seja útil.

Enquanto a mentalidade de “frequentar a igreja” não for substituída por “ser a igreja” (e consequentemente fazer o que tem que ser feito), não vejo como resolver essa situação.

Sendo assim, se você só “frequenta” uma igreja, arrependa-se da sua inutilidade e egoísmo levante-se do seu banquinho confortável e vá fazer alguma coisa! Se não tiver espaço na sua igreja (o que eu duvido), tem um tanto de ministérios que precisam de gente disposta e comprometida com o Reino de Deus. Comprometa-se. E seja fiel a esse compromisso, como um bom Cristão que você diz ser.

Antes que seja tarde demais.

[Gui Menga]

Saúde com a Irmã White - O Regime Alimentar e a Saúde

Para conservas domésticas, os vidros devem ser usados sempre que possível, de preferência às latas. É especialmente digno de atenção que as frutas a serem conservadas estejam em boas condições. Empregue-se pouco açúcar, e a fruta seja cozida apenas o necessário à sua preservação. Assim preparadas, são excelente substituto para as frutas frescas.

Onde quer que as frutas secas como passas, ameixas, maçãs, pêras, pêssegos e abricós se podem obter por moderado preço, verificar-se-á que se podem usar como artigos principais de regime, muito mais abundantemente do que se costuma fazer, com os melhores resultados para a saúde de todas as classes.

Não deve haver grande variedade em cada refeição, pois isso incita o excesso na alimentação, e produz má digestão.


Ellen G. White - A Ciência do Bom Viver, pág 299.
Gostou? Compre pela internet o livro clicando aqui!

Á G U A

Em um país como o Brasil, em pleno verão, com altas taxas de temperatura e umidade relativa do ar, não dá para resistir mais do que quatro dias sem água. No frio, esse tempo pode chegar a sete dias - dependendo, claro, das condições físicas de cada um. Para se ter uma idéia, a perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia, que saem na urina, fezes e suor - em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso. Pois bem, quando você sente sede é porque já teve de 1% a 2% do seu peso perdido em água. "Quando essa taxa passa de 5%, a pessoa começa a ter sérios comprometimentos clínicos", afirma o médico fisiologista Renato Lotufo.

No calor, quatro dias a seco significam uma perda de mais de 20% do peso corporal - risco de morte imediata. "Esportistas precisam ficar ainda mais atentos, pois a saída de líquidos é muito rápida. Há casos de morte por desidratação em triatletas que não se hidrataram por duas horas", diz Lotufo.

Gosto de pensar na humanidade de Jesus. Isso me fortalece a tentar ser cada dia mais semelhante a Ele. Uma das evidências da sua humanidade está em uma das histórias narradas por João nos evangelhos. Jesus teve sede.

Ele saiu da Judéia para a Galiléia. Não sei quanto tempo durararia essa viagem, mas João revela no verso 6 do capítulo 4 do seu livro que Jesus estava cansado do caminho e sentou junto à fonte de Jacó na Samaria.

Os judeus e os samaritanos não se comunicavam, mas Jesus pede para uma mulher samaritana: “dá-me de beber”. Como já conhecemos na história, Jesus em troca dá um presente para esta mulher: “aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:14

A continuação da narrativa, Jesus concede perdão para todos os pecados dela e ela testemunha para toda a vizinhança que Ele é o Messias.

Ela provou da água da vida que sacia a alma e mata a sede de perdão.

Para nós também existe a promessa da água da vida... Na consumação dos séculos Jesus nos dirá: “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro... Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã... E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22 (trechos dos versos 13,16 e 17)

A água da vida é Jesus... Nunca mais voltaremos a sentir sede. Seremos tranformados pelo poder de sua glória assim que tomarmos dessa Água. Cabe a nós testificarmos a todos que conhecemos que Ele é o Messias.

Eu não sei quais seus contatos diários com a água, acredito que sejam muitos. Seja em garrafinhas, copos de vidro, descartáveis, durante o banho... lembre-se do poder da Água da vida, de perdoar e salvar e está a nossa disposição. Beba e sacie sua sede!

[Jacqueline Souza Alves]

Cristãos, islâmicos, judeus e o diálogo

Jordanianos muçulmanos se espremem para saudar o papa Bento 16.

EMBAIXADORA PALESTINA CONSIDERA "HISTÓRICA" A VISITA DO PAPA À CISJORDÂNIA


Jerusalém, 11 mai (RV) - A embaixadora palestina em Portugal classifica como "histórica" a visita que do papa à Cisjordânia.

Randa Nabulsi disse esperar que Bento XVI reze pelos palestinos, quando vir o sofrimento provocado pela ocupação israelense.


"Acreditamos que quando o papa chegar e vir com os seus próprios olhos o sofrimento dos palestinos, em virtude
da ocupação, irá rezar por nós e fazer algo. É um momento histórico para nós, recebermos o papa na Palestina" - disse a diplomata.

Randa Nabulsi lembrou que Bento XVI irá deslocar-se a Belém e ao campo de refugiados de Aida, perto da principal cidade da Cisjordânia.

[Radio Vaticano]


GOVERNO ISRAELENSE ACOLHE PAPA COMO "VERDADEIRO AMIGO" DO POVO JUDEU


JERUSALÉM, segunda-feira, 11 de maio de 2009 (ZENIT.org).- O governo israelense, através de uma mensagem emitida pelo Ministério de Assuntos Exteriores, deu boas-vindas ao Papa, a quem considera “um verdadeiro amigo do Estado de Israel e do povo judeu”.

Esta visita, sublinha o comunicado, “marcará um passo importante no desenvolvimento das relações entre o Vaticano e Israel”, além de supor “uma contribuição imensa a reforçar o diálogo entre o cristianismo, o judaísmo e o Islã, como parte do esforço para alcançar a paz na região”.


Neste sentido, o comunicado assegura que Israel “está comprometido em garantir a completa liberdade de culto para todos e em salvaguardar o livre acesso a todos os lugares santos”.


[Zenit]


...e toda a Terra se maravilhou... (Ap 13:3)

[Diário da Profecia]

Jovens sexualmente despreparados

Pesquisa feita pelo Ibope e comentada pela psicóloga especialista em análise comportamental, Mariuza Pregnolato, no site DNA Mulher, revela que a maioria dos jovens é ansiosa quando o assunto é sexo. “As tecnologias estimulam as atividades solitárias, o que dificulta o treinamento das sociais”, afirma. Ela diz ainda que por conta do computador e do videogame as relações se tornaram ainda mais superficiais. “A própria transa não tem muita entrega. Não se vê muitos relatos de encontros felizes”, diz. Segundo a especialista, o jovem que namora tem a oportunidade de compartilhar uma vida a dois, o que proporciona equilíbrio emocional e tranquilidade de se expressar sexualmente.

O jovem casado, por sua vez, vive em conflito porque escolheu a estabilidade do casamento. Mas o mundo, a mídia e o ambiente em que ele vive, até mesmo o próprio trabalho, o chama para fora do casamento. Então, ele precisa constantemente administrar essas coisas. “Mas isso só acontece se ele não se casou com maturidade suficiente”, afirma a Mariuza. É importante saber, no entanto, que cada pessoa tem sua própria maneira de agir e pensar, apesar das pesquisas, e isso deve ser levado em consideração antes de qualquer dado que classifique as pessoas.


Nota: A moda do "ficar" tem originado uma geração de desajustados sexuais. Quando o namoro cumpre seu papel de conhecimento mútuo e preparação para o casamento (o que não significa que sempre terminará necessariamente em casamento), a tendência é a de formar relacionamentos felizes e estáveis.

[Michleson Borges - www.criacionismo.com.br]

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Uma Fonte para a Sabedoria Secular

Há alguns meses, tenho prestado atenção e tomado nota das frase denominadas: “Sorte de Hoje” do Orkut. Um recurso, no mínimo bem humorado, que intenta lançar pequenas pérolas de sabedoria para a vida diária dos usuários. Pode parecer um recurso sem pretensões, mas que tem se popularizado com o tempo por realmente apresentar algumas frases de extrema sabedoria para a vida prática.

No entanto, comecei a reparar que muitas dessas frases nada mais são do que ecos do pensamento bíblico. É isso mesmo! Da Bíblia. Por mais engraçado, ridículo ou inesperado que possa parecer a maioria das frases que aparecerão para mim tinham algum eco na Bíblia. Estou com isso dizendo que os autores do Orkut são cristãos, ou mesmo intentam pregar o evangelho pelo Orkut ou estão fazendo uso de sabedoria Bíblica propositadamente??? Não! Tenho certeza, embora essa seja apenas minha opinião, que nem mesmo eles estão a par da conexão de suas frases feitas com o que a Bíblia ensina.


Ao longo de alguns meses, sempre que acesso o orkut, reparo na frase, e me lembro de aproveitar muitas delas se não a maioria. Assim, fui guardando cada uma das frases que encontrei e aqui está uma breve compilação do que elas dizem, em comparação com o que a Bíblia diz.

Sorte de hoje: Uma das maiores vitórias que se pode conquistar é derrotar um inimigo pela gentileza. (Rom 12:21; 1 Tess 5:15; Pro 15:1; Pro 29:11; Mat 5:39 - 42)

Sorte de hoje: A melhor maneira de se encontrar é se perder em benefício de outros! (Luc 9:24)

Sorte de hoje: Todas as gerações dão risada da moda antiga, mas seguem religiosamente a moda atual. (Ec 1:9)

Sorte de hoje: Os tolos e os fanáticos estão sempre seguros de si, mas os sábios são cheios de dúvidas. (1 Cor 8:2)

Sorte de hoje: Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos fortes. (Mat 18:23-35; Luc 23:34)

Sorte de hoje: O amor conquista tudo. (Jo 3:16; I Cor 13:8,13)

Sorte de hoje: Se você não quer que ninguém saiba, não faça. (Pro 11:3; Luc 8:17; 12:2; Sal 90:8)

Sorte de hoje: A paciência é a arte da esperança. (Rom 8:24-25)

Sorte de hoje: Não deixe que a raiva tome o lugar da compreensão. (Pro 14:17; 29:11; Ec 7:9)

Sorte de hoje: Nossa força cresce de nossa fraqueza. (2 Cor 12:9-10)

Sorte de hoje: Trate os defeitos dos outros com a mesma consideração que lida com os seus. (Mat 7:34; Lev 18:19; Mat 22:39)

Sorte de hoje: Viver amanhã é muito tarde. Viva hoje. (Mat 6:34)

E como se não bastasse, encontrei também um eco de Ellen White:

Sorte de hoje: Estude como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.

Depois de tudo isso fica claro uma coisa. A Bíblia é sempre atual e sua sabedoria excede a capacidade de desenvolvimento humana. Verdades como essas acima expostas só puderam ser compreendidas e assimiladas (e muito mal em alguns casos ainda) depois de anos de desenvolvimento do pensamento humano. Mas já estavam lá na Bíblia. Ainda que alguém deseje ilegítimar a sua autoria divina, ainda assim fica provado que a Bíblia possuí conteúdo relevante aos tempos modernos, verdades transcendentes e práticas para a vida daqueles que desejam saber como viver. Daqueles que gostariam de ler um “manual de instruções” da vida prática do ser humano. Muito antes de Nietzche, Marx, Choppenhauer, Kant, Sócrates e outros que tanto criticam quanto aludem a idéias bíblicas, a verdade para o tempo moderno, para como devemos viver estava lá. Disponível.

Me impressiona notar que essas verdades estão disponíveis a todos pelo título de “Sorte de Hoje” e que ainda assim fazem sucesso e há muitas pessoas que não só prestam atenção como também estão aprendendo, realmente, alguma coisa com elas. Mas se fosse “Mensagem da Bíblia” muitos ainda torceriam o nariz, se é que não ignorariam. Mas pelo formato secular, em um veículo secular, e claro originando-se em mentes seculares que nada tem a ver com a Bíblia, se tornam facilmente populares. Eu gostei muito disso. É a sabedoria popular e moderna mostrando o que a bíblia tem a oferecer. Talvez essa coincidência tenha sido um tiro pela culatra do pensamento secular... Mas quem liga?

Me importa sim, que a Bíblia tem muito a oferecer. E mesmo os que não crêem em sua divina inspiração, tem razões de sobra para no mínimo procurar com seus próprios olhos entender esse livro estranho. Pretensioso e simples, amado e odiado, velho e atual.

Participe você também! Compartilhe conosco esses achados, quando perceber o eco de uma verdade bíblica em uma frase do orkut, ou outro lugar inusitado, acrescente nos comentários deste post.

[Pr. Diego Barreto - Contexto Moderno]

Graça – 09 a 16/05.

Maravilhosa graça, Seu sangue derramado...

A lição desta semana fala de algo de difícil compreensão para nossa mente limitada – a graça.

Se quiser ler um comentário diário da lição, entre no blog da sala dos jovens. Um assunto tão maravilhoso deve ser bem estudado!

Depois de estudarmos as terríveis e desastrosas consequências do pecado e sua incômoda definição, podemos estudar nesta semana que Deus interveio para fazer o que o ser humano não podia fazer, ou seja, expiar seus próprios pecados.

A graça é um favor. Algo que não merecemos, mas que nos é feito de bom grado. Já recebeu algum presente assim? O coração humano não entende esse tipo de coisa. Fazer algo por alguém que você julga não merecer, é bem difícil. Entendemos semana passada sobre a corrupção do coração humano, agora, em contrapartida, tentaremos entender a pureza do amor de Deus.

Jesus é o símbolo deste amor. Todo o Antigo Testamento está voltado para o plano da salvação: “Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.” (Gên. 22:8)

Deus proveu naquele momento e no momento certo veio o Cordeiro de Deus, a consumação do plano. “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.”(Gál. 4:4)

O Novo Testamento alarga a perspectiva e a graça se torna vocação. É nas cartas que o conceito de graça é desenvolvido de maneira eloquente:

1Coríntios 15:10: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a Sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; Antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.”

Efésios 3:7: [Desse evangelho] “fui constituído ministro, conforme o dom da graça a mim concedida segundo a força operante do Seu poder.”

1Pedro 4:10: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”

A diferença de nossa crença para a de outras religiões, é a graça. Embora o hinduísmo não tenha fundador específico, se forem retiradas suas divindades, como Krishna, Rama e outras, ainda assim sua filosofia poderá sobreviver. Mas se retirarmos Cristo do evangelho, não restará nenhuma doutrina.

As Escrituras nos mostram, de muitas formas o ministério da graça, o plano da salvação. A lição dá exemplos de como explicar coisas impossíveis. Um exemplo diferente, que sempre uso para entender (ou não) como é o céu pode ser usado para explicar sobre o amor infindo de Deus e Seu plano: como explicar a um esquimó o que é desfrutar da sombra de um coqueiro. O que é um coqueiro? É a árvore do coco. O que é um coco? Ai ai, difícil... Por isso Deus iluminou os autores da Bíblia e demonstrou de várias maneiras como seria o plano.

“Cristo nos redimiu do pecado, isto é, resgatou-nos de volta do pecado. ... O que essa metáfora pretende é que (a) o meio de nossa salvação é custoso e que (b) passamos de um estado para outro – do estado de escravidão para o estado de proximidade de Deus. Redenção significa transferir a propriedade mediante um preço” (Edward W. H. Vick, Let Me Assure You, p. 33).

Pense nas implicações da ideia de que o Criador do Universo, aquele que fez tudo o que existe (Jo 1:1) caminhou voluntariamente para a cruz como o único meio de nos salvar da ruína eterna. Por que a realidade dessa verdade deve influenciar fortemente nossa maneira de viver? Imagine como seria tolo deixar que qualquer coisa terrestre nos afastasse da cruz.

A Bíblia não apresenta uma graça que não muda o coração.

“E, assim, se alguém em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram” (2Co 5:17)

A mudança é uma consequência da aceitação da salvação por Cristo. Como eu já disse que outro texto do blog, SE SUA VIDA NÃO MUDOU EM NADA DEPOIS DA CONVERSÃO, ALGO ESTÁ ERRADO!

Sinto que a mensagem sempre presente é: crescimento espiritual constante. Aceite Jesus e viva de acordo com seu modelo, santifique-se!

Para merecer a graça é necessário ser pecador, porque ela é um dom imerecido, concedido àquele que crê em Jesus e em Seu sacrifício substituto. Tão complexo e ao mesmo tempo tão simples.

A frase que resume toda a Bíblia está em seu último versículo, que diz: “A graça do Senhor Jesus seja com todos” (Ap 22:21).

Diante de tanto amor, diante da graça, ficamos abismados, constrangidos! Sabe o que nos resta? Aceitá-la, reverentemente usufruí-la, enquanto ainda a encontramos.

Boa semana! Bom estudo!

[Érica Bornemann]

Blogueiros criticam projeto de lei para cyberbullying nos EUA

Blogueiros norte-americanos reagiram à proposta de uma nova lei que, potencialmente, pode tornar ilegal a atividade de criticar (ou simplesmente brincar com alguém) no meio virtual. A lei, batizada de Ato Preventivo ao Cyberbullying Megan Meier, foi proposta nesta semana, nos EUA.

Segundo o jornal britânico "The Guardian", Linda Sanchez, congressista democrata da Califórnia, está liderando o projeto de lei, cuja intenção é combater o "cyberbullying" (assédio virtual por meio da internet ou outros meios eletrônicos).

Os opositores, entretanto, dizem que os artigos da proposta legislativa são vagos e ameaçam a liberdade de expressão.


O projeto, que precisa ser submetido à votação no Congresso dos EUA em uma segunda vez, propõe que qualquer comunicação eletrônica usada para "coagir, intimidar, assediar, ou causar aflição emocional substancial" pode ser punido com multa ou sentença de prisão com pena superior a dois anos.

De acordo com a proposta, a nova lei cobre e-mails, blogs, mensagens instantâneas e de texto.


Os opositores estão convictos de que a lei viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA (que garante a liberdade de expressão), e que ameaça as críticas on-line válidas, apesar da insistência de Sanchez de que é "loucura" pensar que elas se tornarão ilegais.


Mas o professor de direito da Ucla (Universidade da Califórnia), Eugene Volokh, um dos blogueiros com mais reputação no país, atacou o projeto de lei, classificando-o de "desproporcional" e "constitucionalmente vago".

Enquanto o problema do cyberbullying é claramente um problema ainda não resolvido, Volokh diz que a definição de "severa"pode facilitar a censura de blogs de campanhas eleitorais, argumentos políticos ou qualquer tipo de boicote do consumidor.

"Não é possível que isto seja constitucionalmente permissível, não é possível que seja uma boa ideia", diz. "Se isto passar pelo Congresso, enxergo como um comportamento chocante da Casa."

A lei foi criada depois do caso Megan Meier, adolescente que se matou depois de um trote passado no MySpace pela sua vizinha, Lori Drew, 49. Já condenada, Drew dividiu opiniões quanto à pena: oficiais de condicional recomendaram liberdade vigiada, enquanto a acusação pediu prisão de três anos. O veredicto final do caso será divulgado no dia 18 de maio.

[Olhar Direito (Folha)]

Nota: Não é preciso pensar muito para se observar que a liberdade de expressão já tão limitada em tantos lugares do mundo começa a campear por trilhas tortuosas no chamado mundo "livre". Menos ainda há de se pensar quais serão os reflexos de tais condições para efeito da continuidade de pregação do Evangelho. O ente parecido com um cordeiro caminha para falar como um dragão, na forma do profeticamente previsto.

[Diário de Profecia]