sábado, 11 de abril de 2009

Sobre a Cruz e o Vinho

Quanto mais eu penso, mais percebo que a única contribuição que o homem pode dar no plano da salvação é o pecado! Isso mesmo. O pecado. É a nossa parte no plano da salvação. Porque não há outra coisa que possamos oferecer. Não há méritos para apresentar em nosso favor. A única coisa que temos a oferecer são nossos maus hábitos.

Estou dizendo isso porque me lembrei do primeiro milagre de Jesus. Em um casamento em Cana da Galiléia, Jesus e Seus discípulos foram convidados. Ele está iniciando Seu ministério e precisa mostrar aos Seus discípulos quem Ele realmente é. Num momento crítico da festa, quando o vinho se acaba. Não entendemos isso direito no ocidente do ano de 2009, mas no período ocorrido seria uma grande tragédia faltar o vinho no meio da festa. Jesus então, ordena que coloquem vinho em alguns vasos, e servir a água para o mestre-sala. Ao ser despejado no copo, a água não era mais água. Era o melhor vinho que aquele homem havia provado. Depois de muita festa e muito vinho, é de se esperar que ninguém mais tivesse paladar suficiente para perceber o sabor de um vinho. Por isso, era hábito guardar o melhor vinho para o fim. No entanto o mestre-sala se assusta ao perceber, depois de muito consumo, que aquele vinho era o melhor. E ele exclama com assombro a respeito do cuidado do noivo em guardar o melhor vinho para o fim. Mal sabia ele, que aquele tinha sido o primeiro milagre de Jesus. Presenciado apenas pelos servos da festa e pelos Seus discípulos.

Mas o que isso tem haver com a cruz? Se você ler Lucas 23:36 e João 19:29, vai reparar que na cruz, Jesus sentiu sede. Os soldados ao ouvirem as palavras de Jesus “Tenho sede!” molharam uma esponja na ponta de uma lança numa substância identificada no português como “vinagre”. Entretanto, a palavra grega utilizada ali é “oxos” que não quer dizer “vinagre” como o conhecemos, mas identifica uma bebida que os soldados tomavam e carregavam consigo. Uma mistura de vinho e água, ou vinagre e água. Resumindo bem, um vinho vagabundo que os soldados bebiam. Um tipo podre de vinho.
Ellen White chama no Desejado de Todas as Nações de poção entorpecente, mas Jesus a recusou assim que provou. “Não aceitaria nada que Lhe obscurecesse a mente. Sua fé devia ater-se firmemente a Deus. Essa era Sua única força. Obscurecer a mente era oferecer vantagem a Satanás” (DTN p.p 528). Até o último segundo o inimigo o tentou.

Mas sabe o que mais me impressiona nessa história? Que enquanto Deus desce e nos dá o melhor. Nos oferece o melhor vinho. Em Seu momento de dor e sede, nós O oferecemos o vinho mais vagabundo! Oferecemos um mal maior que o alivio necessitado. Oferecemos o que nós temos a oferecer.... nossa podridão. É só isso que podemos Lhe dar.

Ellen White também afirma que a maior dor de Cristo não está na opressão da morte de cruz, nos sangramentos ou nas feridas. Mas em ver o quão enorme é o nosso pecado, como ele nos torna cegos, escravos. Os anjos se admiravam ao olhar para esta cena, porque em todo aquele sofrimento Ele se recusava a pensar em Si. Pensava apenas em nós!

Em que você pensa?


Pr. Diego Barreto [http://www.contextomoderno.com]

Invista no que permanece


A ordem foi clara: Construa o maior barco já feito por mãos humanas.

Não havia espaço para dúvidas na mente de Noé, se Deus disse, assim aconteceria. Pense comigo agora. De quanto Noé necessitaria para essa construção ? Tábuas, pregos, betume, etc. estamos falando de MUITO dinheiro!!! Deus não fez chover sacolas de dinheiro no terreno de Noé, não nasceu nenhuma “plantação de dinheiro” em sua horta.

Permita-me imaginar que Noé gastou suas reservas na compra dos materiais, mas foi pouco, vendeu, quem sabe, sua maior fazenda e.... foi pouco. Colocou a casa de praia a venda, os carros, a mobília cara, desfez-se de muitas coisas que acompanharam sua família por muitos anos. Decerto os amigos consideravam uma verdadeira loucura desfazer-se dos bens da família, de poses que eram cobiçadas por todos.
Sabe queridos, Noé investiu na única coisa que iria flutuar! Uma casa com 10 quartos, um bosque na parte de trás, churrasqueira, garagem para 04 carros, piscina com queda de água natural pra que? Iria ficar irremediavelmente submerso. De que adiantaria tudo isso a 100 metros de profundidade quando as águas viessem ?

Creio que hoje Deus quer dizer a mim e a você, que precisamos investir no que irá “flutuar” no futuro. Para que manter alguns relacionamentos se na volta de Jesus eles se desfarão? Para que consumir todo o nosso tempo em projetos que serão submersos um dia Pra que nos deixar vencer pela ansiedade e preocupação por algo que não existirá em um futuro próximo?

Tudo o que nossas mãos conseguirem produzir sem a presença de Cristo será desfeito num dia.

É necessário desfazer-se de coisas que “afundam”... pode ser uma música, um sentimento, você tem carregado coisas que te impedem de flutuar? Alguém talvez tenha perguntado a Noé... esse barco não tem velas, não tem leme.... Você irá pra onde? É seguro?

Ao acreditarmos nos planos de Deus, por mais improváveis que pareçam, seremos conduzidos para onde o Senhor quer.... na segurança de seus braços de amor.

[Ingrid Oliveira]

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Projeto Vida por Vidas


É tempo de Páscoa! Como sempre, é a época em que refletimos no sacrifício de Jesus e no alto preço pago para nos salvar. Ao pensarmos que Ele deu Sua vida inteira para salvar a humanidade, devíamos considerar o fato de que com tão pouco, podemos salvar até quatro vidas!!

Doar sangue é um ato nobre e muito seguro. Para alguns pacientes, o sangue é a única esperança de cura. Existem mitos a respeito da doação de sangue e, infelizmente, há pessoas que se deixam levar por esses falsos conceitos e, assim, perdem a chance de ajudar alguém.

Olha como funciona o processo de doação de sangue:



Viu como é simples? Antes de mais nada, o doador é submetido a testes para verificar se ele está em condições de doar, depois, passa por uma entrevista onde perguntam sobre tudo e somente após essa triagem é que você sabe se pode doar ou não, e no final, você ainda toma um lanchinho de grátis!!!

Após a doação, o sangue passa por um processo de fracionamento, onde são separados os hemocomponentes: plaquetas, glóbulos vermelhos, plasma e crioprecipitado. Cada componente tem uma função específica, que vai ajudar os pacientes conforme suas necessidades. É rápido e seguro, tanto para quem doa quanto para quem recebe.

Já decidiu doar? Então confira se você está apto:

- Tem entre 18 e 65 anos?
- Está em boas condições de saúde?
- Pesa no mínimo 50 Kg?
- Não está gripado ou com febre?
- Não está grávida?

Se suas respostas foram positivas para as três primeiras e negativas para as duas últimas perguntas, esperamos você no dia 25/04, bem alimentado, para juntos irmos até o posto da Colsan, pertinho da igreja, e abrirmos nossos braços para esse ato tão solidário!

Para maiores informações, acesse o site www.colsan.org.br e para informações sobre a campanha, procure alguém da equipe JA – Tati Reghin, Aline, Stella, Jacqueline Oliveira, Jeferson, Paulinha, James, Juliana, Vinícius e Mica.

Logo informaremos os detalhes.


Abraços!!!!!

[Aline Alcantara]

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A CRUZ

No dia 15 de fevereiro de 1921, em Nova York, numa sala de cirurgia do Hospital Kane Summit, um medido estava executando uma apendicectomia. Muitas vezes, os eventos, que levam a uma cirurgia são rotineiros; o paciente reclama das dores abdominais agudas, o diagnóstico mostra claramente uma inflamação no apêndice.


O médico Evan O´Neill Kane estava liderando esta cirurgia. Em sua distinta carreira médica de 37 anos, já tinha realizado quase quatro mil apendicectomia; por conseguinte, essa cirurgia seria mais uma rotina, exceto por dois motivos. A primeira novidade dessa operação? O uso de anestesia local na cirurgia principal, o Dr. Kane era um combatente dos riscos da anestesia geral. Ele argumentava que uma aplicação local era mais segura. Muitos dos seus colegas concordavam com ele, a princípio, mas para concordarem na prática teriam de ver a teoria sendo aplicada. O Dr. Kane estava à procura de um voluntário, um paciente que queria se submeter a uma cirurgia sob os efeitos da anestesia local. Não foi fácil encontrar um voluntário; muitas pessoas tremiam sós de pensar que estariam conscientes durante a cirurgia; outras tinham medo de que o efeito da anestesia terminasse logo. Finalmente, apesar de tudo, o Dr. Kane encontrou um candidato. A terça-feira de manhã, 15 de fevereiro a história da operação aconteceu. O paciente fora preparado e já colocado na sala de operação. Uma anestesia local fora aplicada; do mesmo modo como já tinha feito milhares de vezes, o Dr. Kane cortou os tecidos superficiais e localizou o apêndice, habilidosamente removeu o apêndice e concluiu a cirurgia. Durante o procedimento, o paciente apenas reclamou de desconfortos mínimos. O voluntário foi levado para o pós-operatório e colocado sob cuidado hospitalar; ele se recuperou rapidamente e foi dispensados dois dias depois. O Dr. Kane provou a sua teoria. Graças à disposição de um voluntário corajoso, Kane demonstrou que a anestesia local era uma alternativa viável e até preferível. No entanto, eu disse que havia dois fatos que diferenciariam essa cirurgia. Disse que a primeira foi o uso da anestesia local. A segunda foi o paciente: o candidato corajoso para a cirurgia do Dr. Kane foi o próprio Dr. Kane. Para provar que estava certo, o Dr. Kane operou a si mesmo!
Sábia decisão. O médico se tornou o paciente de modo a convencer os outros pacientes a acreditarem no médico. “ Não dá para acreditar” !!!! Talvez não dê mesmo.

Fonte: Hscience

Nota: A história do médico que se tornou o próprio paciente é poucas vezes comparada com a história do Deus que se tornou humano. Mas Jesus assim o fez para que acreditássemos que o Médico dos médicos sabe dos nossos sofrimentos. Ele voluntariamente se tornou um de nós. Ele se colocou em nosso lugar e sofreu nossas dores e medos.
Rejeição? Ele sentiu. Tentação? Também sabe do que se trata. Solidão? Ele também experimentou. Morte? Provou dela.
E pressão? Poderia escrever um livro de sucesso sobre o assunto.
Por que fez isso? Por uma única razão: para que quando você sofresse, fosse até Ele, seu Pai e seu Médico, e Ele o curasse.

Afinal, quem entregou Jesus `a morte?
Não foi Judas, pela ganância;
Não foi Pilatos, pelo medo;
Não foram os judeus, pela inveja.

Quem entregou Jesus á morte foi Deus Pai, pelo amor.

Todo homem quer ser Rei, e todo Rei quer ser Deus, mas, apenas Deus quis sertornar homem, para salvar o homem.
Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno, afim de fazer dos pequenos, pessoas grandes. O Mestre do amor só admitiu estar acima das pessoas uma única vez, quando estava pregado sem piedade numa cruz..

Ingrid Oliveira

T E M P O

Um e-mail destes para rir e pensar, trouxe esta imagem, entre outras. Observe...


O tempo é relativo. Esta é uma verdade incontestável. Podemos passar horas conversando com uma pessoa e não sentir o tempo passar ou estar numa aula e nunca dar 10 e meia pra ir embora. Três dias podem ser pouco se formos passar férias nas praias de Fortaleza, ou pode ser muito tempo se ficarmos de férias dentro de casa. Este é o paradoxo da relatividade do tempo. Pode ser pouco, pode ser muito, depende da percepção e do que se faz com ele. Um minuto pode ser eterno ou pode ser um pequeno instante, depende do que está fazendo com o tempo.

Pesquisei a palavra TEMPO na bíblia e encontrei 1626 versículos (fonte: http://www.bibliaonline.com.br/) e uma das lindas citações está em Gálatas 4: 4 e 5 “Mas, vindo a plenitude do TEMPO, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”

Nestes tempos estamos rodeados de chocolates e coelhinhos. Aqui em frente ao prédio onde trabalho, a Ofner fez uma decoração muito bonita com cenouras de pelúcia do lado de fora. Este é o símbolo de que a páscoa chegou... Mas é isso mesmo que significa?

Pense no ministério de Jesus que durou 3 anos aqui na terra a contar do chamado dos discípulos. Imagino que para quem é Eterno, 3 anos foi como um 'piscar de olhos'. Mas quanto significado existe neste ministério! Jesus torna-se homem e vem para mostrar-nos a lei do amor, o Deus de amor, um mestre de sensibilidade... vem para corrigir o que estava errado, vem para curar feridas. E durante sua vida, Jesus instruiu aos seus discipulos: “Ainda um pouco de TEMPO estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou.” João 7:33
Pense no dia de tortura do Getsêmani e os momentos em oração, o sentimento de afastamento do Pai. O peso do pecado do mundo em seus ombros e o sentimento de culpa que estamos acostumados a sentir, passou para o ser Imaculado... Pode ser que se passaram apenas algumas horas, mas o Filho sentiu-se como nunca havia se sentido antes e talvez quisesse terminar aquilo de uma vez, mas o tempo ainda não era chegado, ele sabia que tinha que suportar aqueles momentos.
Imagine então o caminho para a cruz! Era um caminho longo, mas cada vez mais lentos eram os passos de Jesus diante da sua fraqueza, o que fazia o tempo passar mais devagar...
Sinta o que seria a dor de cravos nas mãos e nos pés. Cada segundo naquelas condições era muito tempo até para Aquele que é Eterno.
Passou então toda a cena do jardim, da via dolorosa, da cruz, da morte e na plenitude do tempo Ele entregou Seu espírito nas mãos do Pai afim de que fôssemos resgatados.
3 dias é o tempo que celebramos a páscoa. Foram 3 dias na história de Jesus, o Cristo. Cristo é o significado da páscoa. Sua morte é a nossa salvação. E no tempo pleno e perfeito foi que Ele nos resgatou. Em Gálatas 4:7, Paulo continua dizendo: “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.”

É tempo de celebrar a páscoa mas não nos esquecermos de um TEMPO que significou a nossa salvação: o TEMPO que Jesus Cristo escolheu reservar da Sua eternidade e perfeição para viver como homem e nos salvar.

Celebremos que hoje nosso Redentor vive! Guardemos TEMPO para passarmos com Ele.


E lembre-se, é por isso que existe a Páscoa!



Feliz Páscoa!!!

Dica de Saúde: Páscoa sem culpa!

A ciência já comprovou que faz bem à saúde. Ele é rico em componentes que dilatam as artérias, reduzindo a pressão arterial e melhorando o fluxo de sangue, protegem o coração e liberam substâncias neurotransmissoras que proporcionam bem-estar, saciedade, bom-humor e felicidade. Sabendo comer, dá para passar pela Páscoa sem peso na consciência, nem na balança.

• Comprar ovos enormes pode prolongar "a temporada de Páscoa" além do necessário, um ovo tamanho infantil é suficiente para matar a vontade.
• Valorize a qualidade e não a quantidade. Os chocolates amargo ou com elevado teor de cacau saciam mais e concentram os benefícios.
• Abra seu ovo de páscoa devagar e em um momento e lugar tranqüilos, coloque pedaços pequenos na boca e espere derreter.
• Se precisa controlar o peso, abra o ovo num local em que tenha que dividi-lo com outras pessoas e evite opções com cremes, doce de leite, avelã, amêndoa e licores. O chocolate branco é feito com manteiga de cacau e, por isso, também deve ser evitado.
• Coma um pouquinho por dia, ao invés de comer grandes quantidades de uma só vez. Ir beliscando o ovo pode fazer com que ele acabe sem você perceber.
• Não se engane. Chocolates dietéticos são isentos de açúcar mas possuem a mesma quantidade de calorias do produto comum e maior quantidade de gordura. Esses produtos são específicos para diabéticos.
• Não coma chocolate de estômago vazio, no intervalo das refeições. Prefira comer como sobremesa, para evitar a hipoglicemia e a vontade de comer mais doce.

[Aline Alcantara]

Baal vira vilão em filme de ficção científica

No ultimo dia 7 (terça-feira) foi lançado no canal Sci-Fi o filme "Baal:O deus da tempestade", onde o deus filisteu é o personagem principal da trama.

O filme é um thriller arqueológico no qual dois pesquisadores tentam recuperar amuletos místicos e evitar que Ba'al, que teria sido derrotado por seu pai Dagon, recupere os poderes e arrase o planeta com desastres climáticos.

Em entrevista coletiva, os protagonistas do filme dizem que a trama trata apenas do lado mitológico de Ba'al, e não sua relação com os personagens bíblicos. "Essa fascinação com outros mundos é atemporal, sempre existiu e sempre vai existir", diz Stefanie von Pfetten, que interpreta a linguista Carol Cage . "A mitologia é sempre uma fonte de imaginação muito interessante, e é legal ver como os antigos mitos interagem com a história moderna", diz Jeremy London, que interpreta o arqueólogo Dr. Helm.

"Apesar das pesadas críticas ao culto a Baal feitas na Bíblia -- afinal, os israelitas, segundo a Lei de Moisés, deviam adorar apenas a Javé --, o deus não tinha nada de demoníaco, ao menos para seus adoradores. Baal era o deus da tempestade porque trazia a chuva para as terras secas do Oriente Próximo. Em vários mitos sobre ele desenterrados em antigas cidades da região, como Ugarit, Baal também tem um papel de organizador do Universo, derrotando em batalha deuses ligados ao caos primitivo, como Yam, senhor dos mares.

O consenso atual entre os estudiosos do texto bíblico também indica que o próprio culto ao Deus único israelita foi influenciado pela figura de Baal. Alguns paralelos importantes envolvem as chamadas teofanias (manifestações divinas) de Javé, nas quais ele é descrito cavalgando as nuvens de tempestade e derrotando o mar, igualzinho a Baal, assim como o lado guerreiro de Javé. Alguns salmos bíblicos parecem ser versões israelitas de antigos hinos em honra de Baal."

Devemos tomar muito cuidado com o que vemos, ouvimos e deixamos se alojar na nossa mente. Assim como no passado, o mundo tenta em seu máximo atrair nossa atenção a deuses mortos, e tentar nos convencer que neles não há nada de mal. Lembrem-se da historia de Elias (Leia: 1 Reis 18), onde ele "enfrenta" os 400 sacerdotes de Ba'al sozinho, e Deus mostra para todo o povo quem é o Deus único e soberano. Hoje, não coxeiem entre dois pensamento: Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.

Interessante:
- Dagon, pai de Baal e deus da fertilidade, tornou-se mais tarde a principal divindade dos filisteus.
- Baal era o deus da tempestade, príncipe, conquistador e patrono dos navegantes, cultuado em toda a região.

Abaixo temos a história do profeta Elias em desenho. Como esta dividido em 3 partes assim que terminar a primeira parte começara a seguinte:




[Jeferson Santos]

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dr. ateu



Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" [joão 1:12].

Fé - Dom de Deus

A lição desta semana é sobre algo que está em falta no mundo... (algo NÃO está em falta aqui???)
A fé.

Se você quiser ler comentários diários sobre a lição da semana, visite o blog da Classe Jovem. Inspiração para seu estudo!

Interessante saber que a fé não é baseada na razão nem na emoção, não somente, mas não é desprovida destes.

A fé é um dom dado por Deus, porque o homem é naturalmente incrédulo. Por isso, devemos pedir sempre a Deus para nos ajudar a ter fé, como em Marcos 9:24 "E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!"

Tornar a esperança em realidade e o invisível em visível
é a definição na lição de segunda-feira para a palavra grega pistis.

Outra grande lição desta semana é o crescimento. Como em todos os aspectos da vida cristã, devemos crescer em fé, fortalecendo-a. "...antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno." (2 Ped. 3:18)

A renovação é a palavra-chave da vida do cristão. Temos que nos revestir da armadura de Deus, com toda a nossa fé em Seu poder para que fiquemos firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes!!!

Mirar a fé nas coisas certas e divinas é muito importante! Vemos muitas pessoas, muitos fieís acreditando nas palavras de pregadores sagazes que têm por objetivo tirar dinheiro do crente. Sabemos da veracidade de nossa doutrina, mas nossa fé deve estar enraizada em Jesus.

Adorei a alusão à gramática que há na lição de quinta! (rs) "De certo modo, o papel das doutrinas na fé cristã pode ser comparado ao papel da gramática. Só podemos nos comunicar pelo idioma porque existe uma estrutura gramatical nas palavras que proferimos e escrevemos."

A fé é conseguida ou aumentada através das experiências cristãs. Se vivemos com Jesus, deixando Ele guiar nossa vida, confiaremos nas promessas que Ele fez e não teremos nenhuma dúvida de sua existência.

Lembre-se: Crescer sempre em Cristo!
Bom estudo.

[Érica Bornemann]

terça-feira, 7 de abril de 2009

Quem avisa, amigo é!

Giuliani, que baseou a sua previsão nas concentrações de gás radão em torno de áreas com actividade sísmica, foi denunciado à polícia por “espalhar alarme” e foi obrigado a retirar as suas conclusões da internet.

Não sabia para quem me virar

Agora há pessoas que têm de me pedir desculpa e que vão ficar com o que aconteceu na sua consciência”, disse Giuliani ao “site” do diário “La Repubblica”.

O cientista, que vive em L'Aquila e que chegou àquela conclusão enquanto trabalhava no Instituto Nacional de Física Nuclear na região de Abruzzo, disse que ficou impotente para actuar no domingo, quando se tornou claro que o terramoto estava iminente. “Não sabia para quem me voltar, tinha sido posto sob investigação por dizer que ia haver um terramoto.” (Público)

"Há três dias estávamos vendo sinais fortes de terremoto", disse a jornais italianos Giampaolo Giuliani, técnico do Laboratório Nacional de Física e Astrofísica Gran Sasso, também em Abruzzo. Segundo ele, o Instituto Italiano de Geofísica registrou cerca de 200 abalos sísmicos em Áquila, cidade no epicentro do terremoto, nos últimos dois meses. No final de março, Giuliani disse às autoridades que a série de tremores registrados poderia ser o anúncio de um evento mais forte. Mas o técnico conta que foi acusado de "brincar com assuntos sérios" e que foi denunciado à polícia pela Prefeitura de Áquila por alarmar a população. (BBC Brasil)

Durante mais de dois meses, o cientista Gioacchino Giuliani alertou em vão para a iminência de um sismo violento na região de L’Aquila. Foi acusado de alarmismo e obrigado a retirar o seu estudo científico da internet. Ontem, o destino deu-lhe razão.

Quando a região de Abruzzo sofreu os primeiros abalos, em Janeiro, Giuliani, que trabalha no Instituto Nacional de Astrofísica, começou a estudar as emissões de gás rádon nas zonas mais sismicamente activas. Ele acredita que o gás libertado pelos pequenos sismos pode servir como uma espécie de ‘barómetro’ para prever um sismo de grande magnitude.


As conclusões a que chegou foram assustadoras. Em vão, tentou chamar a atenção das autoridades locais, chegando mesmo a percorrer as ruas de L’Aquilo numa carrinha com megafones a alertar a população para abandonar imediatamente a cidade. O presidente da câmara ficou furioso e fez queixa dele à polícia, que obrigou Giuliani a retirar as conclusões do seu estudo da internet.

A 31
de Março, a Protecção Civil italiana realizou uma sessão pública de esclarecimento em L’Aquila, para garantir à população que os pequenos sismos sentidos na região desde Janeiro eram 'absolutamente normais'. (Correio da Manhã)

Nota:
Há sempre alguém que pelas suas idéias ou juízos é considerado pelas autoridades como simplório, tolo ou mesmo alarmista. O problema surge quando o simplório, tolo ou mesmo alarmista tem razão!! Deus sempre escolhe os fracos para envergonhar os fortes (1Co 1:27).

Qual italiano é que, em sã consciência vai poder acusar a Deus de não ter sido avisado deste terremoto? Da mesma forma, há um paralelo impressionante deste fato na dimensão espiritual: "Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas"(Am 3:7).

Antes do dilúvio, Noé foi o mensageiro de Deus para advertir sua geração quanto ao juízo iminente. Foi ridicularizado, tido como fanático e alarmista, até que "veio o dilúvio e os levou a todos" (Mt 24:39).

Durante sete anos antes da cidade de Jerusalém cair sob a invasão dos romanos no ano 70 d.C. "um homem esteve a subir e descer as ruas de Jerusalém, declarando as desgraças que deveriam sobrevir à cidade... Este ser estranho foi preso e açoitado..." (O Grande Conflito, p. 30).

Agora, no tempo do fim, muitos mensageiros de Deus têm levantado sua voz (ou escrita) para alertar o mundo quanto à IMINENTE VOLTA DE CRISTO e o fim desse mundo de pecado, quando "todos compareceremos perante o tribunal de Deus" (Rm 14:10). De que lado você vai ficar? Do lado daqueles que se julgam "sábios" acima da autoridade divina? Da opinião pública condicionada pela mídia globalista? Ou do lado dos servos de Deus muitas vezes tidos como mais fracos, loucos ou alarmistas? O futuro está em suas mãos...

[Minuto Profético]

Mortos após terremoto na Itália passam de 200

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, anunciou nesta terça-feira (7), em entrevista coletiva, que o número de mortos no terremoto que atingiu a cidade de Áquila, na região de Abruzzo, centro da Itália, já chega a 207. Segundo Berlusconi, 17 dos mortos ainda não foram identificados e que cem dos feridos estão em estado grave.


Os moradores das regiões afetadas continuam assustados, pois dois pequenos abalos - um deles com cerca de dois segundos de duração - foram registrados na madrugada desta terça. Muitas pessoas que tiveram as casas destruídas, danificas ou desocupadas passaram a noite em carros ou em tendas montadas por equipes de resgate, que buscam por sobreviventes.

Equipes de resgate usavam escavadeiras e as próprias mãos na terça-feira em na busca por sobreviventes. Segundo dados da Defesa Civil, há ainda 34 desaparecidos, 1.500 feridos e 17 mil desabrigados. Cerca de 100 pessoas foram retiradas dos escombros, mas com muitos ainda desaparecidos a defesa civil diz que as esperanças de encontrar mais alguém com vida diminui a cada hora.

O terremoto, que registrou entre 5,8 graus e 6,3 graus na escala Richter, ocorreu pouco depois das 3h30 da manhã de segunda-feira (horário local), surpreendendo os moradores que dormiam em suas casas, derrubando igrejas antigas e outras edificações em 26 cidades.
Autoridades da defesa civil estimaram que dois terços das edificações ruíram em L'Áquila.

[Folha / G1]

Na região existe apenas uma Igreja Adventista, em Scafa, na província de Pescara, que não sofreu nenhum dano. Não existem vítimas ou feridos entre os membros.

Atualmente o trabalho de resgate está sendo realizado pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e pelo exército.


A Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) irá atuar em conformidade com a Defesa Civil e com as autoridades locais .


[Advir]

Nota: Estamos vivendo os últimos dias dessa terra. Muitos porém fecham seus olhos e dizem que é uma coincidencia biblica e que essas coisas sempre aconteceram.

Mas a Bíblia diz:"Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras [...] mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores" (Mateus 24:6-8).

Que dores? Paulo responde: "[...] a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida”
. (1 Tessalonicenses 5:3)

Nos últimos anos o que mais vemos são tragédias relacionadas a guerra, natureza e o próprio ser humano e como nas dores do parto, são cada vez mais constantes e aumentam gradativamente.

Por isso, Jesus nos motivou: “Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês” (Lucas 21:28).


[THT]

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Seria Perverso o Deus do Antigo Testamento?

Algo mudou na vida nacional e particular dos judeus desde que Cristo terminou sua efusiva comitiva à Cidade Santa com a melancólica constatação: “Jerusalém, Jerusalém! Que mata os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste!” (Mt. 23:37).

Pelos séculos seguintes, judeus oscilariam entre a ortodoxia rígida ou um agnosticismo indiferente, todavia sempre em contato com suas tradições religiosas peculiares. O próprio humor judaico costuma fazer troça de figuras dominantes (como Deus e os pais), em contraste com o típico humor ocidental, cujo alvo está nas minorias (negros, homossexuais, etc.).


Não é incomum ver judeus voltando-se de forma crítica para a Bíblia. Recentemente, livros como do jornalista A. J. Jacobs (“The year of living biblically”)
[1] ou artigos semelhantes ao do professor Benny Shanon[2] demonstram a que grau de repúdio os próprios judeus podem manifestar em relação à sua herança bíblica. Mais outro judeu veio engrossar a lista de filhos de Abraão revoltados: trata-se de David Plotz, entrevistado pela revista Época desta semana.[3]

Autor de “O bom livro: as coisas bizarras, hilárias, perturbadoras e maravilhosas que aprendi quando li cada palavra da Bíblia”, Plotz lançou primeiramente suas críticas à Palavra de Deus através de um blog. Para ele, “o Deus do Velho Testamento é perverso, mata muita gente sem razão, não é misericordioso, amoroso, não tem compaixão. É muito perturbador pensar que esse Deus esteja cuidando de nós. Fiquei muito bravo depois de ler [o AT] e passei a desejar que exista algo melhor.”[4]

Tudo começou, conforme relata Plotz, durante a leitura da história do estupro sofrido por Diná seguido pela vingança de seus irmãos (Gn. 34). O choque do autor é compreensível. Ainda assim, o fato da Bíblia relatar uma história não implica que sancione as ações morais dos envolvidos. Embora a Bíblia narre de forma sutil episódios humanos, muitas vezes sem apresentar julgamentos morais imediatos ou fazendo censuras lacônicas (repetidas ao longo do texto), temos que entender que o autor conduz a uma moralidade ao apresentar os resultados de escolhas erradas. A própria objetividade do autor sacro leva-o a não suprimir detalhes históricos desagradáveis – e mesmo tais detalhes conduzem a um ensino por contraste, originando esperança (Rm. 15:4).


Com respeito a juízo divino, que convocava guerras e ordenava a morte de seres humanos, é preciso que se entenda que a sociedade patriarcal no Oriente Médio não era individualista como a nossa. A sociedade era um organismo muito mais integrado. Por isso, a corrupção total de uma cultura, visível em práticas degradantes (mesmo aos olhos permissivos de cidadãos pós-modernos) afetava toda a sociedade. Estupro, assassinato, pedofilia, necrofilia, prostituição ritual, sacrifício de crianças ainda vivas, entre outras práticas, acompavanhavam sociedades cananitas. Não à toa, o Senhor Deus considerou tais culturas irrecuperáveis e ordenou sua destruição. A medida foi drástica, mas o que seria hoje de nossa sociedade se aquelas práticas se perpetuassem?[5]


Embora o julgamento divino assuma facetas sombrias (do ponto de vista do século XXI), o que dizer de inúmeras passagens bíblicas no AT que ressaltam a misericórdia divina? (Ver, por exemplo, Ex. 33:19; Sl. 69:16; Jr. 31:3; Lm. 3:22). Para alguns estudiosos, se somássemos apenas os textos do AT que retratam as misericórdias divinas, teríamos um livro maior do que todo o NT!

Plotz argumenta que, caso todos seguissem estritamente o texto bíblico, “seria um pesadelo, uma catástrofe.”[6] E ele segue citando algumas das regras circunstanciais do AT, dadas para um fim determinado, e que certamente o próprio Deus não tencionava que perdurassem para além da época em que seriam úteis. Em meio a tantas confusões com respeito às regras bíblicas, David Plotz sustenta contraditoriamente que, por um lado, a Bíblia deveria ser lida por todos, por ser “a fonte original para muitos aspectos de nossa civilização e cultura”; por outro lado, ele crê que seu livro possa substituir a Bíblia, por resumir adequadamente o livro sagrado (de uma perspectiva inadequada, em nossa avaliação)[7].

Que um judeu faça afirmações tão ousadas e descabidas sobre o livro santo, só se pode concluir o que João apresenta no preâmbulo de seu evangelho: “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.” (Jo. 1:11).


[1] Veja “Como viver biblicamente de verdade
[2] “Moisés, o toxicômaco”.
[3] “Não ler a Bíblia é como ser cego”, entrevista cedida a José Antônio Lima, Época, 30 de Março de 2009, nº 567, pp. 96-98. Daqui para frente, NLBC
[4] NLBC, p. 98.
[5] Leia outras considerações sobre esse mesmo tema em “
A destruição dos cananeus” e Rubem Aguilar, “Genocídio: Deus estava no controle?
[6] NLBC, 98.

[7] Idem.

[Questão de Confiança]

Não entendo por que Ele faz isso!

Pare por 1 minuto e pense o que você faria se fosse Deus? Não continue essa leitura, pare agora mesmo e pense.

Pensou? Se você pensou em alguma coisa, seja o que for, você se arrogou maior que Deus por um instante. Acha mesmo que há alguma coisa que Deus tenha que fazer que ainda não fez? Alguma intervenção que Lhe é possível que Ele ainda não executou? Porque não há nada que Ele não pudesse fazer, que Ele já não esteja fazendo. Deus não está de braços cruzados, nem erra.

Veja em Marcos 5 e 6, a incrível história do endemoninhado Gadareno. Um homem que vivia endemoninhado, e isolado da sociedade. Nem mesmo as correntes podiam prendê-lo. Um dia, quando Jesus tinha acabado de chegar e pôs os pés na praia. Ele se adiantou e num breve momento de consciência, implorou que Jesus o curasse. Os demônios que estavam em seu corpo imploraram também, que Jesus os lançasse numa manada de porcos. Jesus aceitou a proposta. O homem foi curado, mas os cerca de 2000 porcos se jogaram no mar e se afogaram. Por causa disso, e só por isso, os donos dos porcos e as pessoas do local ao ver a cena grotesca e o homem curado, tiveram medo e expulsaram Jesus de lá. O que Jesus estava pensando quando fez isso? Por que aceitou um pedido do diabo? Ele não sabe todas as coisas? Por que não curou os homens e deixou os porcos em paz? Pra que criar uma confusão destas? Jesus desperdiçou sua viagem inteira, Ele mal tinha chegado lá! Eu, sinceramente, não teria feito assim. Jesus porém...

Em seguida o homem pediu para seguir a Jesus, mas Ele não permitiu. Por que não permitiu que esse homem curado fosse Sua testemunha onde quer que fosse? Também não entendo!

Mas veja, que por consequência disso, aquele homem saiu a pregar e testemunhar naquela região. Alguns meses depois, ao retornar Jesus, encontramos o seguinte relato: “Estando no outro lado, seguiram para a terra de Genesaré, e ali aportaram. Saindo eles do barco, logo o povo reconheceu a Jesus. E, correndo toda a terra em redor, começaram a trazer os enfermos em leitos ao lugar onde ouviam que ele estava. Onde quer que ele entrava, em cidades, aldeias ou campos, colocavam os enfermos nas praças. "Rogavam-lhe que ao menos os deixasse tocar na orla da sua veste, e todos os que a tocavam saravam-se” (Mc 6:53-56). Note que o povo aguardava Jesus quando retornou naquele local, por causa de seus primeiros feitos. O plano do diabo de por medo na cidade foi frustrado e todos queriam conhecê-Lo de perto.

Deus sabe o que faz, sempre. Confie nEle. E você será usado tanto quanto aquele homem foi. Confie nEle e você encontrará um rumo certo para sua vida, ainda que o caminho pareça interditado. Ainda que Deus pareça estar te negando algo óbvio. Amigos leitores, se eu pudesse lhe dar apenas um conselho, com certeza seria esta simples frase: confiem em Deus. Ele está no controle do mundo e de Sua igreja, mesmo que não pareça.

[Pr. Diego Barreto - http://www.contextomoderno.com]

Saúde com a Irmã White - O Regime Alimentar e a Saúde

Olá amigos, toda semana aqui no tópico "Saúde com a irmã White", teremos citações dos livros da Ellen G. White sobre saúde na alimentação.
E para não ficar uma leitura muito maçante vamos colocar pequenos conteúdos. Começaremos com o livro CIÊNCIA DO BOM VIVER que possui alguns de seus capítulos falando sobre saúde e alimentação.


O Regime Alimentar e a Saúde

Nosso corpo é formado pela comida que ingerimos. Há constante desgaste dos tecidos do corpo; todo movimento de qualquer órgão implica um desgaste, o qual é reparado pelo alimento. Cada órgão do corpo requer sua parte de nutrição. O cérebro deve ser abastecido com sua porção, os ossos, os músculos e os nervos requerem a sua.

Maravilhoso é o processo que transforma a comida em sangue, e se serve deste sangue para restaurar as várias partes do organismo; mas este processo está seguindo continuamente, suprindo a vida e a força de cada nervo, cada músculo e tecido.

Ellen G. White - A Ciência do Bom Viver, pág 295.
Gostou? Compre pela internet o livro clicando aqui!

Problemas = Amizade com Deus

Você possui problemas em sua vida? Parece uma pergunta um tanto óbvia, pois todos nós passamos por problemas. Temos em diversas áreas como familiar, pessoal, financeiro, espiritual, ou seja, ninguém gosta de problemas. Se eu lhe disser que muitos dos problemas que passamos são permitidos por Deus, você acreditaria? Talvez me responda “Nossa! Que Deus é este então que permite que passemos por dificuldades? Este é o Deus que você acredita? Que lhe dá proteção? Que você adora?” Sim, eu responderia. É o mesmo Deus que você e eu acreditamos, o mesmo Deus que criou o universo e todas as coisas que existem nele. Antes que você fique assustado vou lhe explicar.

Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, temos a liberdade de decidirmos o que queremos, porém tudo tem uma consequência boa ou ruim. Outro fator importante é como Deus fala conosco. Bem, existem três principais fatores que Ele utiliza e disponibiliza para que nós possamos nos aproximar dEle.

1 – Através da oração: A oração tem grande poder, pois você possui uma conversa vertical íntima com Deus. Ele deseja que você confie nEle e abra seu coração para que Ele trabalhe em sua vida. Deus não espera que você seja perfeito, mas espera que seja absolutamente sincero.


2 – Através de sua palavra: A Bíblia é a palavra de Deus e todo o cristão sabe muito bem disso, mas muitos não a utilizam como forma de ouvir aquilo que Deus tem para falar. A Bíblia é atemporal, ela nunca será obsoleta, Deus é perfeito e jamais disponibilizaria algo que fosse defasado ou com validade. O estudo da palavra de Deus é a forma que nós cristão temos como alimento e argumento para informar e defender a sua palavra.


3 – Através de nosso comportamento: O seu comportamento mostra que tipo de cristão é você. Deus deseja que você se comporte como um cristão para que todos ao seu redor vejam que você é diferente. O comportamento tem tanto poder quanto a música ou pregação, pois você é o exemplo vivo da vontade de Deus.

Bem, se mesmo após estas três principais tentativas você não atender ao chamado de Deus, Ele toma uma atitude, incompreensível para nós pecadores, que é permitir que problemas invadam a sua vida. É isso mesmo, Deus permite qu
e problemas invadam a sua vida para que você se aproxime dEle. Pois quando passamos por problemas, a primeira atitude que temos é clamar ao Seu nome. Isto vale para cristãos e não cristãos, todos quando estão em dificuldades clamam a Deus. Mesmo Deus permitindo isto, Ele respeita a sua decisão, Ele responde a sua oração, Ele fica de frente para a artilharia pesada de problemas que o inimigo lança sobre você, para que nada lhe afete, nada lhe aconteça ou possa te ferir. Então você dobra seus joelhos em angústia e se humilha aos pés de Deus pedindo ajuda. Ele te ajuda, resolve seus problemas. Ele fica perto de você, próximo de sua vida, se torna seu amigo intimo.

Mas somos pecadores, novamente caímos, o inimigo se alegra com seu desastre. Mas por pouco tempo, pois você se lembra que Deus da outra vez te ajudou, então você, em atitude de total confiança, pede perdão por não confiar nEle e solicita a solução do seu problema. Deus, mais uma vez de braços abertos perdoando seus pecados, o torna novo, perdoado e renovado. Com o tempo você começa a ter mais problemas, mas isso já não o afeta como antes, pois você
possui uma amizade forte com Deus. Seus passos são guiados pelo criador, tudo o que você faz é abençoado. Tudo acontece, pois você fez o mais importante: confiou nEle, foi absolutamente sincero, e Ele te recompensou com a armadura de seus anjos e o inimigo não consegue mais atingi-lo. Problemas sempre irão existir em sua vida, mas quando você permite que Deus tome a frente, nada irá te atingir, pois Deus é o seu escudo.

Agradeça a Deus pelos problemas que existem em sua vida, pois isso significa que Ele está esperando por você, que ele quer que você O busque. Estamos aqui neste mundo de passagem, somos estagiários para alcançarmos a redenção. Você está tão perto de Deus quanto escolhe estar. Quanto mais você se torna amigo de Deus, mais se importa com as coisas com as quais Ele se importa.

Rick Warren disse: Não há nada, absolutamente nada, mais importante do que desenvolver uma amizade com Deus. Esse é o relacionamento que durará para sempre. Paulo disse a Timóteo: Algumas dessas pessoas perderam a coisa mais importante da vida, elas não conhecem a Deus. Você perdeu a coisa mais importante da vida? Você pode fazer algo a respeito a partir de agora. Lembre-se, a escolha é sua. Você está tão perto de Deus quanto escolheu estar.

Deus não deixa de se aproximar de nós, somos nós que deixamos de aproximar dEle.

Aproxime-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Tiago 4:8

[Fernando de Oliveira Carvalho
]

domingo, 5 de abril de 2009

Dançarina de boate vira freira

Uma ex-bailarina e ex-acompanhante de homens em boates de Milão se tornou freira há um ano e agora dá aulas de dança contemporânea nos arredores de Roma.



"Antes, eu dançava sobre cubos e fazia 'lap dance' para homens que queriam apenas meu corpo, estava jogando a vida fora em boates transgressivas, fazendo sexo sem amor, que procurava como uma droga" disse Anna Nobili, de 38 anos, em entrevista ao jornal La Repubblica"

Anna Nobili entrou para a Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré e fez os votos no final do ano passado.

A dança voltou a fazer parte da vida da religiosa depois que o bispo da cidade de Palestrina, a cerca de 35 quilômetros da capital italiana, ofereceu à freira um espaço no convento para que ela pudesse ensinar passos de dança aos jovens da diocese.

Irmã Anna define o tipo de dança que faz e ensina agora como "holy dance" (ou dança sacra). "Agora, danço para Deus, e meus passos e minhas coreografias são dedicadas a ele", afirma.

Nota: Não lá limite para a incoerência nos dias de hoje. ! Que possamos nos lembrar dos conselhos divinos, onde nos alerta sobre as coisas que viríamos perto da volta de Jesus. A profecia diz que nos cultos apareceriam “gritos com tambores, música e dança”[Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 36].
Precisamos estar atentos pois as últimas batalhas do povo de Deus terá que enfrentar é a decidir a quem adorar e como adorar.

Fonte:
BBC Brasil

[Ingrid Oliveira]

Teto de igreja evangélica desaba durante o culto em Arapiraca

Neste sábado (4), cerca de 50 evangélicos que participavam de um culto na Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada na rua Professor Domingos Rodrigues, no Bairro Capiatã, em Arapiraca, passaram por um grande susto, quando parte do teto da igreja desabou, causando pânico e uma grande correria no local.

Eram cerca de 10 horas da manhã, momento em que todos os membros haviam se dividido em grupos de estudos na escola sabatina, quando foi ouvido um estalo no teto e, de repente, uma parte do forro de PVC veio abaixo, acompanhada de uma nuvem de poeira.
Muitos fiéis começaram a gritar desesperados ao se depararem com pessoas caídas debaixo dos escombros. Alguns correram para a parte externa da igreja, pedindo ajuda a quem passava pela rua.

De acordo com José Weeller, diretor da Escola Sabatina e diácono da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o acidente só não foi maior, porque as pessoas estavam divididas em grupos e afastadas uma das outras. “Não tivemos uma tragédia maior, primeiramente pela força do poder de Deus, como também pelo fato dos nossos irmãos, no momento do desabamento, estarem divididos em grupos dispersos”, disse o diácono.

O desabamento fez seis vítimas, que saíram apenas com ferimentos leves. Todas elas foram resgatadas por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que as levaram para a Unidade de Emergência Doutor Daniel Houly, onde receberam os primeiros atendimentos médicos e foram liberadas em seguida. Homens do Corpo de Bombeiros também estiveram no local nesta tarde, onde verificaram as condições de segurança do prédio. O laudo sobre o acidente sairá ainda esta semana.

No ano de 2007, o salão desta mesma igreja deu lugar ao velório da estudante Aline Karla, seqüestrada e brutalmente assassinada após sair de uma lan house. Familiares da garota freqüentam a igreja até hoje.

[Alagoas em Tempo Real]

O Amor é voluntário!

Recebi esse texto na minha caixa de mensagens do orkut, eu nunca leio, mas o título me chamou atenção... É sempre bom encontrar ecos dos pensamentos que persigo fora de mim.

"O amor tem pouco a ver com merecimento. O amor não é um premio que se dá aos bons, mas nasce da liberdade da pessoa que ama. Nós não amamos pessoas que achamos que merecem o nosso amor ou que seriam as melhores pessoas para amarmos e sermos amados, mas amamos porque amamos!

Eu posso escolher alguém para casar a partir de um cálculo sobre as vantagens e desvantagens; mas não posso amar alguém desta forma. Amor tem um outra lógica que não obedece às regras racionais da retribuição, cálculo, comparação, etc".

Jung Mo Sung, em "O Caminho Espiritual para a Felicidade".

A escolha é de quem ama. É gratuita, imerecida e sem analise de custos e vantagens. Mas cuidado, não confundam o texto acima como uma apologia ao amor de botequim. O mesmo que diz que o amor é uma força involuntária que nos arrasta até ele. O qual não temos controle e nos domina. Vem e vai na mesma intensidade. Isso é paixão. O texto está falando de uma decisão que "nasce da liberdade". Voluntária. Livre. Quem tem disposição para amar dessa maneira que se voluntarie! Esse amor está em falta. Mas boteco, tem um em cada esquina...

Pr. Diego Ignacio Barreto [http://www.contextomoderno.com]

# ortodoxia

Estou terminando de ler Ortodoxia de G.K. Chesterton, soube deste livro, por amigos que leram e indicaram.
Esta é autobiografia espiritual de um dos maiores intelectuais da história, seus textos influenciaram decisivamente líderes de movimentos como Gandhi e Martin Luther King. Sabe-se que os livros de Chesterton tiveram decisiva influência sobre a vida do jovem ateu, C.S. Lewis [autor dos livros Crônicas de Nárnia] ao cristianismo. Alías falando nele, este é o autor do próximo livro, que vou ler, em breve saberão qual será ...

Logo abaixo, uma citação de ortodoxia, achei interessantíssimo:

“Para responder ao cético arrogante, não adianta insistir que deixe de duvidar. É melhor estimulá-lo a continuar a duvidar, para duvidar um pouco mais, para duvidar cada dia mais das coisas novas e loucas do universo, até que, enfim, por alguma estranha iluminação, ele venha a duvidar de si próprio.”

[Editora - Mundo Cristão]

E você o que anda lendo ? compartilhe conosco ;)

[Ingrid Oliveira]