segunda-feira, 23 de março de 2009

Real x virtual: seu corpo pode se enganar

É possível levar o corpo humano a acreditar que o virtual é real? Um estudo feito na Espanha parece indicar que sim. Um pesquisador conseguiu convencer voluntários de um teste que um braço virtual era seu de verdade.

Dr. Mel Slater, da Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, publicou recentemente um trabalho que testou em 21 voluntários os limites das ilusões por computador.

O experimento consistia em mostrar a cada voluntário uma imagem em terceira dimensão do seu braço, enquanto o membro de fato ficava escondido da sua visão.
Para os voluntários, parecia que o braço virtual estava saindo diretamente do seu ombro.

Slater tocava o braço virtual com uma vara até detectar que os voluntários sentiam como se o braço virtual fosse seu.

A pesquisadora girava então braço virtual em 90 graus, o que gerava espasmos musculares no braço dos voluntários, como se ele realmente estivesse sendo torcido.


O resultado do projeto, entres outros projetos interessantes do mesmo pesquisador, foi o de que é possível enganar o cérebro, fazendo-o pensar que um membro virtual é real.


O grupo de pesquisadores liderado por Slater agora busca expandir a ilusão para todo o corpo. O objetivo é criar um ambiente virtual no qual as pessoas tenham as sensações mais reais possíveis.

[Info Online]

2 comentários:

  1. Incrível a capacidade de comando de nosso cérebro. Por isso temos que tomar muito cuidado com as janelas da alma!!!
    Parabéns à equipe, muito bom termos acesso às notícias e conhecimentos gerais.
    Sugiro comentários sobre as notícias mundiais (economia, política, tecnologia) numa visão cristã. É importante para o cristão adventista saber dos acontecimentos e como vê-los sob ótica profética, por exemplo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Érika, obrigado pelo reconhecimento em tão pouco tempo e parabéns por ser a primeira pessoa a comentar uma matéria!!
    Estamos nos organizando quanto às materias e com certeza todas serão analisadas sob a ótica cristã. Acabou passando um ou outro devido ao tempo, mas o seu comentário já fez jus à nossa falta.

    Abraço,

    ResponderExcluir