sexta-feira, 1 de maio de 2009

O fracasso do Cristão


Minha visão das 95 Teses é uma série de reflexões com base no livro 95 teses sobre justificação pela fé. Neste primeiro texto, explico a minha visão sobre a primeira tese.

“O cristão faz o que é certo por ser cristão, nunca a fim de sê-lo.”

Muitos hoje em dia buscam corrigir seus hábitos, a maneira de como falam e o que falam para que o coração possa dizer quão bom cristão que são. Muitos lutam diariamente para vencer o pecado, oram a Deus para que Ele possa o/a ajudar a ser um verdadeiro cristão. Pedem misericórdia do Pai celestial a fim de fortalecê-los para que possam enfrentar e vencer as tentações. Deixam de fazer coisas ou praticam outras, pois acreditam que fazendo isso serão cristãos verdadeiros.

Você e eu já fizemos isso algumas vezes, mudamos nossos hábitos, freamos a nossa língua, fizemos boas ações a fim que o nosso coração diga “verdadeiramente” que somos bons cristãos. Mas nessa busca desenfreada por atingir a santidade, esquecemos o quanto no final seremos verdadeiros perdedores. E somos muitas vezes… No final do dia, você não alcançará o objetivo que procurou. Verá que sua forma de agir com as pessoas não foi a mais bondosa, suas conversas foram às vezes fúteis ou que não havia nenhuma santidade, as brincadeiras realizadas eram maliciosas e que seus pensamentos não eram assim tão puros. Você se sentirá frustrado com isso e começará a mudar mais coisas na sua vida a fim de alcançar seu objetivo – a santidade. Mas novamente falhará e falhará todos os dias que decidir tentar com suas próprias forças conquistar o título de um filho de Deus, de um verdadeiro cristão.
Quantas vezes você fracassou nessa luta que lhe dá somente derrotas? Quantas vezes você tentou mudar um mau hábito que te levava para longe de Deus e se sentiu derrotado? Quantas vezes deixou de fazer alguma coisa a fim de dizer que era um verdadeiro cristão, mas nunca se sentiu totalmente um como tal? Sabe onde está a derrota nisso tudo? A derrota está porque você está buscando uma mudança no seu comportamento. Quer mudar seus hábitos a fim de se tornar um cristão. Deixará de fazer algumas coisas e passará a praticar outras para que possa alcançar esse título na sociedade. Mas, “não importa quão correta possa ser sua vida, não importa a quantidade de boas ações que possa praticar, não importa quão religioso possa parecer, você não será um cristão genuíno até conhecer a Jesus Cristo pessoalmente." A chave do sucesso é uma palavra que poucos procuram: relacionamento. O cristianismo é uma questão de conhecer a Cristo e o comportamento que distingue um cristão do não-cristão é o resultado do relacionamento de fé com Jesus – jamais a causa. Relacionamento não é o quanto você deixa de fazer ou o quanto você faz, mas sim o quanto você conhece e está próximo.
Meu amigo, pare de lutar sozinho! Pare de tentar corrigir seu comportamento, deixando de fazer algo ou melhorando um hábito. Invista num relacionamento duradouro e próximo a Jesus. Conheça-o e aproxime-se dAquele que é o único que pode transformar você verdadeiramente. Pare de querer ser um cristão. A macieira dá maça não por que ela quer, mas porque ela é. Produza bons frutos.

Uma vez me perguntei: “sou uma árvore morta, porque não produzo fruto”. Ficava desesperado quando lia na bíblia que Deus cortaria a árvore infrutífera. Ai pensava: “eu sou esta árvore seca que não produz fruto, estou perdido”. Mas um dia li um salmo que mudou um pouco essa minha concepção: "Será como uma árvore plantada junto aos ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caemSalmos 1:3. Depois disso comecei a pensar que não estava no momento certo de dar frutos e você pode dizer isso hoje também que não é o momento certo para que você dê frutos. Deve estar pensando: “Ufa, ainda bem que o amigo aqui esclareceu esse ponto com esse versículo, fico mais aliviado que esse não é o momento certo para dar frutos, mas que logo darei, no momento oportuno". Para você que está pensando isso, quero que lhe contar algo: Eu estava totalmente errado! Pois quando coloquei isso na minha cabeça, deixei de crescer espiritualmente. Como toda árvore plantada junto ao ribeiro, preciso sempre beber da fonte, preciso receber o sol, preciso aprofundar minhas raízes para poder crescer e assim depois de tudo isso, estarei preparado para dar frutos. Beba da fonte que Jesus lhe dá, sua palavra é a fonte insaciável de prazer que mata a sede do ser humano e elimina o vazio do coração, receba o sol da justiça para iluminar os seus dias de trevas, para aquecer a sua alma que está desfalecendo neste mundo cheio de pecado, aprofunde as raízes nos estatutos de Deus e coloque sua vontade em seu coração. E assim depois de se alimentar deste Cristo que lhe ama muito, produzirá frutos para a vida eterna. Então, no dia da colheita, virá o agricultor a colher destes lindos e maravilhosos frutos e levará para o seu celeiro, onde eu e você ficaremos não por um momento, mas por toda a eternidade juntos Aquele que nos criou e nos amou mais do que tudo nesta vida.


Tenha hoje um relacionamento com Deus, aproxime-se dEle para que você seja uma árvore carregada de frutos para a eternidade!

[Robson Teles]

Nenhum comentário:

Postar um comentário