quinta-feira, 16 de abril de 2009

Redes sociais podem deixar as pessoas insensíveis

Pesquisadores dizem que sites de relacionamento como o Twitter e o Facebook, causam indeferença perante o sofrimento humano.


O estudo, intitulado O Twitter pode fazer com que você seja amoral? Mídias rápidas podem fazer confusão nos seus limites morais, afirma que a rapidez extrema da interação na internet tem efeitos nocivos sobre a compaixão, uma vez que o cérebro leva de seis a oito segundos para “dar a partida” e atuar como uma emoção.

A revista de tecnologia Wired diz que o resultado do estudo levanta a possibilidade de se estar formando uma geração de sociopatas. Algumas pesquisas sugerem que as pessoas têm mais compaixão em relação a uma história quando ela é dita de forma linear, sem edições rápidas e curtas.

"É cedo para dizer que redes sociais como Twitter e Facebook destroem fundamentos da moralidade --mas não é cedo para perguntar o que elas estão fazendo", diz a revista. "Se a compaixão só é ativada por meio de atenção sustentada --algo que é impedido pela edição de informações com corte rápido-- então a capacidade de ser realmente movido pela solidariedade ao outro sofreria uma atrofia. Poderia até mesmo deixar de desenvolver adequadamente em crianças, cujos cérebros são formados de maneira que irá durar uma vida inteira. Mais investigação é claramente necessária, mas a hipótese é plausível". Mas não significa que as redes vão fazer seu filho ser um amoral."

[Folha On-Line
]

Nota: Fato é que cada dia mais pessoas têm tido a necessidade e a dependência de internet e assim aumentam a carga horária diante do computador. A matéria acima é um reflexo dos problemas causados na vida social e mental das pessoas. Diante dessa revolução tecnológica, podemos afirmar que este comportamento afeta diretamente às relações interpessoais, já que a comunicação acompanha estas mudanças. Importante sempre lembrar que essas facilidades não devem substituir as importantíssimas relações pessoais.

[Ingrid Oliveira]

Nenhum comentário:

Postar um comentário