sábado, 16 de maio de 2009

O Evangelho perdido de Judas

O Evangelho perdido de Judas – Parte 1

Recentemente foi publicado a descoberta de um evangalho que diz ser o Evangelho de Judas Iscariotes. Este evangelho foi descoberto em 1970 por moradores perto de El Minya, Egito. Em 1978 o evangelho é vendido a um negociante de antiguidades egípcio. Em 1983 e 1984 o negociante tenta vender o códice a estudiosos americanos porém sem sucesso. Sem conseguir vender o códice, o negociante o guarda em um banco nos Estados Unidos. Em 2000 a negociante de antiguidades Frieda Nussberger-Tchacos, de Zurique, compra o códice do negociante egípcio, e a partir desse momento o mundo fica sabendo do evangelho.

O evangelho foi escrito em cóptico, antiga língua egípcia. O evangelho concentra-se em contrariar os outros evangelhos como Marcos e Lucas onde Judas é o traidor de Jesus. Nele diz que Jesus premeditou a sua morte pedindo que Judas o traisse. Jesus o chamou em particular para lhe contar o maior segredo de todos, “a verdade sobre o paraíso, morte e ressurreição”. Nesta conversa Jesus diz a Judas que o entregue aos romanos. Por ser Judas o único a saber sobre a verdade, Jesus lhe pediu que o entregasse porque confiava nele plenamente. Fica claro que Judas é redimido de sua traição.

O Evangelho perdido de Judas – Parte 2

Por volta do ano 100 d.C, iniciou-se intensos tulmutos religiosos. Diversas religiões estavam surgindo incluindo os gnosticos, porém uma religião estava se destacando, o cristianismo. Alguns dos primeiros cristão são chamados de Gnosticos conhecidos também como “O povo que sabe”. Os Gnosticos são místicos ou seja, eles acreditam que podem ter acesso direto a Deus. É um tipo de conhecimento que está dentro da pessoa, de saber que você tem um pedaço do Deus dentro de si. Os Gnosticos foram os que escreveram a maioria dos textos de Nag Hammadi e o evangelho de Judas está conforme estes textos. As informações contidas nestas escrituras sobre Jesus são muito filosóficas e abstratas do que as do Novo Testamento. Os gnosticos pregavam que o corpo é uma prisão para a presença do divino e Judas foi um herói por ter libertado o espírito de Cristo. Sem dúvida isso era totalmente contrário aos outros evangelhos e a Igreja Católica não gostou nada disso pois estavam perdendo o poder religioso da época.

Por volta de 180 d.C os primeiros padres da igreja católica denunciaram o evangelho como heresia. O bispo Irineu escreveu um severo ataque a um livro que estava circulando na época, seu título: Evangelho de Judas. Acredita-se que a Igreja Católica destruiu todos os evangelhos de Judas incluindo mais outros 30 evangelhos considerados heréticos.

Em uma das páginas do Evangelho de Judas diz que os discípulos estavam reunidos para uma refeição e orando por ela. Neste momento entra Jesus e começa a rir da oração dos discípulos. A explicação de tal fato, é que Jesus riu porque os discípulos pensavam estar adorando ao Deus verdadeiro, mas na verdade eles estão orando para o Deus que criou esse mundo, que não é o verdadeiro Deus, de acordo com o relato do mencionado Evangelho. Os discípulos ficaram sem entender a atitude de Jesus, o único que entendeu foi Judas pois segundo relatado, Judas sabia a verdade sobre o paraíso.

O evangelho de Judas termina com Judas entregando Jesus aos romanos. Não existe nenhum relato da morte ou ressurreição de Cristo neste evangelho. O que realmente importa no evangelho é que a profecia foi cumprida e que o espírito de Jesus se libertou de seu corpo.

O Evangelho perdido de Judas – Parte 3

Existem muitas inconsistências nas escrituras do evangelho de Judas como no que diz respeito aos evangelhos do Novo Testamento.


1 – O evangelho de Judas encontrado, foi datado entre 220 e 340 d.C. Mesma época em que Constatino mandou destruir os livros heréticos e decidiu que os livros a serem estudados pelo povo seria Mateus, Marcos, Lucas e João. Isso comprova que desde 180 d.C quando Irineu decidiu destruir 30 evangelhos incluindo o de Judas os gnosticos eram crescentes na época e eram totalmente contrários aos evangelhos do Novo Testamento e do Velho Testamento pois ambos se completam entre si.

2 – O Evangelho de Marcos é o mais antigo dos evangelhos encontrados, datado entre 30 a 60 d.C. Este evangelho pode ter sido escrito pelas mãos do próprio Marcos pois a data não é tão longe da morte de Jesus, diferente do evangelho de Judas que trata-se de uma cópia escrita em uma linguagem egípcia antiga. Acredita-se que o evangelho de Judas foi escrito na mesma época em que os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João foram escritos, porém não existe nenhuma prova sobre esse relato.

3 – No Evangelho de Judas diz que Jesus falou a verdade sobre o paraíso a Judas. Os gnosticos seguiam esse evangelho e outros como o de Tomé e Maria. No evangelho de Marcos 12:18-27, Jesus fala para os líderes religiosos sobre a ressurreição. Esse texto prova que Jesus não falou apenas para Judas sobre a ressurreição mas sim para todo o povo, pois as boas novas devem ser informadas a todo o mundo.

4 – Se no evangelho de Judas a morte e a ressurreição de Jesus não eram importantes, então porque Jesus falou sobre seu retorno em Mateus 24:26-35 e Lucas 21:25:33?. Jesus morreu para salvar a humanidade e ele prometeu voltar e irá voltar. Em sua ressureição houve testemunhas. Jesus apareceu para Maria e depois para os discípulos em Marcos 16:1-14. Isso é contrário ao envagelho de Judas onde a morte e a ressurreição não são citadas por não serem importantes.

5 – Em Marcos 14:18 Jesus diz que um dos discípulos irá traí-lo. De acordo com o Evangelho de Judas Jesus combinou para que Judas o entregasse. Porque então Jesus iria afirmar que seria traído e porque Judas se suicidou após a traição?. O suicídio de Judas não é citado em seu evangelho muito menos diz que ele não cometeu o suicídio. O ponto principal do evangelho de Judas é redimí-lo de sua traição, essa firmação de redimí-lo da tração, cai por contradição.

6 – No evangelho de Judas Jesus riu dos discípulos por estarem orando ao Deus criador desse mundo e segundo este evangelho o Deus supremo não é o criador e sim Jesus. De acordo com João 16:6, Jesus diz “Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Isso prova que existe um só Deus e não dois como diz no evangelho de Judas.

Estamos vivendo o tempo do fim, profecias estão se cumprindo e devemos como cristãos Adventistas do Sétimo dia estarmos atualizados sobre os acontecimentos e acima de tudo ter o conhecimento da palavra de Deus. A Bíblia é verdadeira e para aqueles que não acreditam pela fé, então devem acreditar pelas evidências.

Arqueologia: A pedra moabita descoberta em 1868, em Dibon, Jordão, confirma os ataques dos Moabitas a Israel, conforme II Reis 1 e 3.

As cartas de Laquis: Descobertas em 1932 – 1938, 38 km ao norte de Berseba e que descrevem o ataque de Nabucodonosor a Jerusalém em 586 a.C.

Os rolos do Mar Morto: Descobertos em 1948. Datam de 150-170 a.C e contém todo ou parte dos livros do Velho Testamento, à execução do livro de Ester e Isaias. Eles confirmam a exatidão da bíblia.

O cilindro de Tiro: Relata a destruição de Babilônia por Ciro e o seu subsequente livramento dos cativos Judeus.

A pedra Roseta: Descoberta em 1799, no Egito, por cientistas de Napoleão. Foi escrita em três línguas: hieroglífica, demótica e grega. Esta pedra veio desvendar o mistério da decifração dos caracteres hieroglífos. A compreensão dos hieroglífos ajuda a confirmar a autencidade da Bíblia.

E você, por que acredita no que crê?

[Fernando de Oliveira Carvalho]

2 comentários:

  1. Eu creio que a Bíblia Sagrada é a verdade.
    Creio que ao Criar este mundo Cristo estava com Deus o Pai. Creio que antes mesmo de criar este mundo Deus e Seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Creio no exemplo de fidelidade a Deus, por Jesus Cristo, enquanto viveu neste mundo, obedecendo a Lei de Deus, para mostrar ser possível a obediência aos mandamenstos.
    Creio que o adversário de nossas almas está a
    elaborar muitos tipos de mentiras. Ele é o Pai da mentira, e faz o que lhe é próprio, ou seja: "enganar o ser humano". Não me prendo a especulação. Creio na existência de um Deus misericordiosa, tardio em ira, mas que não é joquete nas mãos do enganador.

    ResponderExcluir
  2. Negar o evangelho de Judas é fazer cumprir as palavras "a pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante"...
    Abram os olhos, sejam fieis a Jesus e não a segmentos que te preparam de acordo com seu intuito oculto.

    ResponderExcluir