sexta-feira, 15 de maio de 2009

O Diferencial do Cristianismo


Essa semana pude estudar sobre o assunto que mais me atrai no evangelho e na teologia. Graça. O assunto que torna o Cristianismo diferente e eu diria ainda mais, completo. Em todas as outras religiões você vai encontrar elementos semelhantes como, ressurreição, leis, sacrificios, dedicação, AMOR AO PRÓXIMO, amor a Deus, perdão e etc. Mas nenhuma outra religião exceto o cristianismo fala sobre graça. O que é graça? Algo gratuíto. "Um favor imerecido", dizem. Algo que você recebe em gratuidade. O que significa literalmente duas coisas. Primeiro, a graça pode te dar algo que você não tem, nesse caso a salvação, ou a vida eterna. Segundo, sem cobrar nada! Entendeu o que eu disse? NADA! Necas de catibiriba!

Perdão sem merecimento? Isso mesmo! Perdão gratuito. Que outra idéia ou doutrina humana prega isso? Ou melhor, que outra idéia ou doutrina humana funciona dessa maneira? Tem mais uma coisa. O fato de Deus perdoar gratuitamente, sem aferir necessidade de merecimento, demonstra a raiz divina da religião cristã. É a prova contundente de sua origem divina. Sabe por que? Porque não existe amor com merecimento. Se você diz que ama alguém porque acha que essa pessoa merece o seu amor, você não ama, barganha. Se você tem uma razão para amar, você esta fazendo um negócio, não amando. Se o amor é para te favorecer, não é amor. Por isso o perdão de Deus vai pra quem não merece. Não porque Deus tenha razões para nos amar, mas porque Ele simplesmente ama. Porque decidiu assim, Ele é amor!

Por isso se contradizem todas as outras religiões que falam de amor E merecimento. Isso não existe. Merecimento mata o amor. Por isso, o unico amor verdadeiro é o mencionado pelo cristianismo. Pode-se falar de amor ao próximo, amor a Deus, amor a natureza, amor aos animais, o que for, o unico amor desinteressado é o de Cristo. Você vai encontrar outros que se sacrificaram por ai, mas alguém que perdoa de graça? Só se for o amor de Cristo. E mesmo entre nós isso infelizmente não ocorre, pela nossa falta de conhecimento e meditação no assunto.

Se nós cristãos, entendermos a graça realmente, seremos muito mais capazes de perdoar. "Perdoa as nossas dívidas, assim como NÓS perdoamos os nossos devedores" (Pai Nosso). Se Deus me perdoa de graça, sem que eu mereça, quem sou eu para negar a alguém o meu perdão? Com que direito? Com que coerência?

Outro detalhe, se entendermos a graça realmente, nunca fugiremos de Deus por culpa ou vergonha e compreenderemos claramente que "nada pode nos separar de seu amor" (Rom 8:35). Não há pecado gigantesco ou multidões de atos que possam impedir toda essa graça. "Porque onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rom 5:20). Não se sinta culpado demais para ir a Jesus, não fuja dEle porque pecou de novo. Sua graça é muito grande, Ele não desistiu de você naquela cruz, e não desistirá nunca mais. Ele te espera sujo e imundo como você está e é. Não é preciso ouvir a voz do inimigo que diz: "Você não tem vergonha de se aproximar dEle de novo?" Cristo quer te abraçar com toda a sua imundice, você vale muito mais pra Ele do que o ódio que Ele tem pelo pecado. Por que Ele morreu a Sua morte, para que você não tivesse que pagar por ela.

E aqui vem o último detalhe que quero mencionar. Embora a salvação seja gratuita para nós, ela não saiu de graça para Deus. Ele pagou por cada pecadinho e pecadão. Ele passou pela condenação que era sua. Por isso, diz Isaías, que "a Deus agradou moê-lo"(Is 53:10). Porque Ele levou sobre sí o nosso pecado. Aquele que não conheceu pecado, SE FEZ pecado por nós" (2 Cor 5:21). O preço foi o mais caro do Universo, o Deus Criador, pagou com a própria vida.

Mas perdoar de graça não pode banalizar o perdão? Baratea-lo? Sim. PODE. Mas não precisa ser assim. É por isso que precisamos meditar diariamente no sacrificio de Jesus, diz Ellen White. Para que não permitamos que nossos pecados banalizem a graça. Em compensação, o próprio Jesus disse em Lucas 7 que os que mais são perdoados são aqueles que mais amam. Porque tiveram as maiores e impagáveis divídas pagas. Quanto mais perdido está alguém, maior é o milagre do seu resgate. Mas isso quer dizer que eu posso abusar da graça? Paulo responde em Romanos 6, "Claro que não!". Você precisa ser muito burro para achar que pode enrrolar a Deus ou abusar de Sua benevolência. Deus sabe o que se passa no seu coração. Conhece o seu arrependimento e a sua intenção. Mas Ele te assegura que não importa quantas vezes sejam, TODAS as vezes que nos arrependermos de verdade (ouvindo a voz do Espírito Santo) seremos verdadeiramente perdoados. E Ele fará questão de se esquecer dos seus erros.

Em Ef 2:4-10 a Bíblia nos diz que a graça nos educará para boas obras. E aqui existe uma mensagem importante. "Boas obras" não são obras de justiça. Não são obras meritórias. Não são obras da Lei. Sabe porque? Porque num mundo de pecado a Justiça é condenatória para o pecador. Num mundo de pecado a justiça é ruim para o pecador (Rom 7:9). E o Evangelho se trata de BOAS NOVAS. Portanto, "Boas obras" não são obras de justiça que praticamos, mas obras de amor! Sim, o "amor de Cristo nos motiva" (2 Cor 5:14). "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" (Jo 14:21). "Boas obras" são obras de amor, de ação caridosa, efeitos da graça! Reações a uma doce e maravilhosa salvação, gratuíta!

Isso é tão bom, que fica difícil de ACREDITAR. É por isso que a Bíblia diz que a salvação é para todo aquele que CRÊ (Jo 3:16). De graça, basta apenas crer! Você acredita em Jesus e acredita nisso? Isto é a salvação. Comemore esta realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário