segunda-feira, 18 de maio de 2009

Computadores podem alterar funcionamento do cérebro, afirma estudiosa

Susan Greenfield, diretora do instituto de pesquisas científicas inglês Royal Institution fez um alerta ao jornal The Telegraph: o uso continuado de computadores ou videogames pode estar infantilizando o cérebro de muitas pessoas.

“Enquanto no método tradicional se aprende com base nos erros e acertos, quando algo dá errado no computador tudo o que se tem que fazer é continuar jogando”, exemplifica ao jornal inglês.

Segundo Greenfield, essa excessiva imersão no mundo digital muda a maneira que o cérebro funciona, estimulando a tomada de certas decisões sem pensar em suas inevitáveis consequências, além de prejudicar a capacidade de atenção, empatia e imaginação.

Pior que os problemas não param por aí. Em um seminário na Câmara dos Lordes, a estudiosa afirmou que as pessoas que ficam tempo demais à frente de seus computadores têm a tendência de se alimentar pior, o que, além dos pneuzinhos, também provoca uma ligeira diminuição da atividade do córtex frontal do cérebro.

Ou seja, fazer um exercício físico, às vezes, não faz mal à ninguém.

[GigaBlog UOL]

Nota: Não sou exemplo para ninguém, pois minha vida se resume a ficar na frente do computador umas 16 horas por dia. Sei que não estou sendo temperante com meu corpo, mas não concordo totalmente com o texto acima.

Vários estudos comprovaram cientificamente que crianças que jogam videogame costumam desenvolver seu raciocinio mais rapidamente do que de crianças que não jogam. É também uma ótima forma de estimular o cérebro da criança, além de ensinar planejamento, paciência, disciplina e raciocínio, algo que nem sempre se aprende numa sala de aula. Porém tudo em excesso acarreta problemas e nesse caso afeta ainda mais as crianças, que estão começando a desenvolver seus cerebros e se forem mal estimuladas, podem levar a terem deficit da atenção e problemas ligados a falta de exercicio.

Temos que depositar nossa vida nas mãos de Deus para que o tempo que temos seja usado da melhor forma possivel, para desenvolver nossas apitões fisicas, mentais e intelectuais.

[Tiago Hiroshi Thomaz]

Nenhum comentário:

Postar um comentário