sexta-feira, 20 de março de 2009

Google Latitude VS Yahoo Friend on Fire: eles sabem quem você é e onde está

Essa noticia (Google Latitude) já é um pouco antiga e foi publicada no Boletim de 06/02, mas merece destaque pois esta semana o Yahoo lancou a sua versão da ferramenta de rastreamento de amigos no seu caso chamada de "Friends on Fire".

A coisa começa bem, mas não se empolguem tanto. Ele não é compatível com celulares. Então, você precisa conectar seu laptop para poder dividir sua localização.

Jogado o balde de água fria... Tom Coates, do Yahoo!, que participou da conferência de lançamento do produto, disse que a empresa está desenvolvendo a versão "mobile". Ainda assim, a sensação que fica é que o lançamento veio pela metade.

Quanto às questões de privacidade (que sempre "pegam" quando o assunto é rede social e compartilhamento de dados), o Yahoo! quer tranquilizar a todos. Só vão poder te ver, os amigos que você selecionar após a instalação do aplicativo.

Já o Google lançou a um mês atras o serviço, que ao ser ativado permite rastrear e ser rastreado pelos seus amigos e familiares em tempo real.

Alguns anos atras, antes do advento da internet, falava-se muito sobre a privacidade. A maioria alertava sobre como seria política e socialmente detestável se instituições, governos ou empresas soubessem detalhadamente o que fazemos e onde estamos. É espantoso como nossas percepções sobre o mundo mudam rapidamente.

Algumas ONGs de proteção ao consumidor estão criticando o Google para que a privacidade esteja em primeiro lugar. O Latitude pode ser um presente para perseguidores, empregadores que espreitam funcionários, parceiros ciumentos e amigos obsessivos. As ameaças à privacidade dos usuários e à segurança não têm limites, assim como a imaginação daqueles que podem abusar dessa tecnologia. Para evitar polêmicas, a companhia garante que é possível configurar detalhadamente as opções de privacidade. O usuário pode controlar quem vê a sua localização e qual localização.


Nota: Em um futuro proximo a união da igreja + estado irá criar o maior perseguidor de todos os tempos e a tecnologia vai ser seu maior aliado. Que possamos estar em comunhão com Deus para suportar esses dias.

[Gizmodo / BBC Brasil / THT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário