Você sabia que 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil?
Há uma boa notícia para comemorar essa data! A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em 2008, mostra que o índice de leitura entre crianças acima de 5 anos cresceu. Segundo o levantamento, a taxa de leitura por pessoa foi de 4,7 livros lidos por ano. Em 2000, a taxa foi apenas de 1,8 livro.
O estudo também aponta que a maioria das obras lidas foi indicada pela escola (incluindo os didáticos). Entre os gêneros preferidos pela garotada estão a literatura infantil e a história em quadrinhos. Outro dado interessante da pesquisa: crianças e jovens leem mais que adultos. Leitores entre 11 e 13 anos leem, em média, 8,5 livros por ano.
Já entre as pessoas na faixa etária dos 30 anos, a taxa cai para 4,2 livros. A leitura de livros na infância é muito importante porque é a porta de entrada para mundo da escrita. Regina Scarpa, coordenadora pedagógica de NOVA ESCOLA explica bem isso: “Para as crianças pequenas, a escrita é apenas um conjunto de marcas em folhas de papel. Um adulto, ao ler uma história para crianças, faz com que essas marcas ganhem vida e os pequenos tenham acesso a tudo que mora dentro dos livros, como os contos de fadas e as lendas”.
Nota: Há esperança, ainda, de mentes um pouco mais conscientes e capazes de criticar aquilo que consomem através de seus sentidos. Evangélicos e religiosos em geral, deveriam atentar para a necessidade de estimular seus filhos a lerem bons livros desde cedo a fim de não engrossarem a fileira dos analfabetos funcionais que, tanto em igrejas como fora delas, são ludibriados por toda a sorte de informação, dita verdadeira, que circula livremente por aí.
[Realidade em Foco]
domingo, 19 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hiroshi, Hoje também postei algo sobre a importância da leitura, e a internet. Muito boa sua iniciativa neste post. Abraços
ResponderExcluir