quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Vaticano, a crise e a moral

O Papa explicou nesta quarta-feira, durante a audiência geral com os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, que a atual crise econômica mundial «nasceu da raiz da cobiça».

O Papa quis mostrar assim a atualidade da mensagem do monge e escritor cristão Ambrósio Autpert, que viveu no século VIII e que escreveu um tratado sobre a cobiça, no qual mostra que esta é a base dos vícios que combatem na alma humana.
...
Baseando-se em sua obra principal, o comentário ao Apocalipse, Bento XVI explicou que Ambrósio Autpert «não se interessa tanto pela segunda vinda de Cristo ao final dos tempos, mas às consequências que se derivam de sua primeira vinda para a Igreja do presente, a encarnação no seio da Virgem Maria».
...
Fonte - Zenit

A Comissão Bíblica Pontifícia, que inclui o português Pe. Francolino Gonçalves, está reunida desde Segunda-feira no Vaticano para a sua assembleia anual, em volta do tema “Inspiração e verdade na Bíblia”.
...
A Comissão trabalha na publicação, em vários idiomas, de um documento sobre a relação entre a Bíblia e os actos morais, tema que ocupou as reflexões do último quinquénio.
...
“Hoje apresentam-se muitos problemas morais desconhecidos para os autores bíblicos – explica o Pe. Stock -. Isso propõe a pergunta se a Bíblia tem algo a oferecer para solucioná-los, ainda que não se possam encontrar nela respostas pré-fabricadas.»

Fonte - Ecclesia

Nota: Existem os aspectos "desconhecidos" e os conhecidos. Entre os conhecidos, a cobiça. Daí porque o título utilizado na matéria da Ecclesia seja sugestivo: "Bíblia como guia moral para hoje".

Utilizando um pouco de silogismo, o Vaticano propõe como solução da crise financeira, que inúmeras vezes já foi tratada como de fundo moral, a Bíblia, o que a princípio não merece reparos. Ocorre que nos aspectos conhecidos é citada a cobiça, premissa constante da segunda tábua da Lei, que para Roma foi inclusive subdividido em dois preceitos, uma vez suprimido o mandamento acerca das imagens.

Em sentido estrito o que está em voga são os mandamentos. E entre eles, sempre o domingo, um dos dois objetivos declarados deste pontificado, lembrando que o outro é o ecumenismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário