terça-feira, 2 de junho de 2009

Discipulado - 30/05 a 06/06.


Conta-se a história de um pai que queria saber qual dos dois filhos sucederia seu cargo no negócio da família, como presidente. Ele estava cansado e precisava do mais competente para carregar o legado trazido por anos. Sem dúvida era uma escolha difícil, pois ambos eram dotados, cada qual a sua maneira, de qualidades que eram essenciais para proteger o patrimônio. Assim, o pai convoca os irmãos para uma disputa. Aquele que primeiro completasse a volta em torno de seu mundo seria o senhor da família e serviria ao pai nesta nobre missão. O mais velho organiza todo o seu exército e manda que eles abram o caminho por onde passará. Assim ele garante liberdade total para completar a volta no mínimo de tempo possível. E assim acontece, o rapaz é extremamente rápido e em pouco tempo já está de volta aos pés de seu pai, clamando o direito de representá-lo. Somente então ele percebe que o irmão já estava lá, assustado e julgando ser impossível alguém ser mais rápido que ele, pergunta como o outro fez isso. O mais novo responde. “- Meu mundo são os meus pais.” Assim o que havia dado a volta em torno de seus próprios pais é nomeado o presidente da empresa e consegue a confiança de seu pai, que o vê como seu discípulo.

Esta ilustração é para mostrar como deve ser um discípulo. O mundo dele deve ser o MESTRE!

Seu mundo é seu Mestre?

Quando Cristo nos chama, devemos segui-lo onde quer que Ele conduza e não importando o sofrimento envolvido. Mas, seguir a Jesus também significa obedecer e respeitar os líderes que Ele escolheu para seu povo.
Não fiquei muito tempo no Clube dos Desbravadores, mas aprendi coisas muito importantes lá. Aprendi a respeitar a liderança: do clube, da igreja, da família, da sociedade, da política, etc. Temos que ter um comportamento de cidadãos/cristãos exemplares (menos quando respeitar a lei vai contra as Leis de Deus).

A lição de terça fala sobre status. Infelizmente, muitas pessoas tomam certas decisões na vida por sentirem-se importantes fazendo aquilo, e isso é muito perigoso! Escolhem as companhias pensando nisso, escolhem a profissão, a religião, um estilo de vida. Devemos ter certeza que a recompensa por ser discípulo de Cristo não é nesta Terra. Podemos sim, desfrutar das bênçãos de sermos honestos, sinceros e fiéis, mas devemos saber que a vida eterna é nossa recompensa! Muitas religiões, hoje, prometem prosperidade, sucesso, dinheiro! Mas a Bíblia é muito clara em dizer quando teremos a riqueza. "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós." (Rom. 8:18)

Seguir Jesus faz com que todos os dias você carregue sua cruz. Você será diferente, mudará sua vida! Cristianismo e comodismo são antônimos. Lembre-se, crescer a cada dia... Esta é a lição que aprendemos ao lado de Cristo. “Suportar a cruz não é uma tragédia; é o sofrimento que é fruto de uma submissão exclusiva a Jesus Cristo. Quando vem, não é por acidente, mas por necessidade. ... Só um homem... totalmente dedicado ao discipulado pode experimentar o significado da cruz. A cruz está lá, desde o início, ele só precisa tomá-la; não é necessário sair e procurar uma cruz por si mesmo, nem há a necessidade de perseguir deliberadamente o sofrimento. Jesus diz que todo cristão tem sua própria cruz esperando por ele, uma cruz destinada e designada por Deus” (Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship, p. 98).

Aqueles que recebem Jesus apenas como Salvador não podem ser considerados discípulos, mas seguidores incompletos ou ingratos. Cristo Se apresenta como Salvador para ser Senhor daqueles que dEle recebem a salvação. Caso contrário, os pretensos seguidores estarão recebendo uma graça barata e sem efeito. Aceitar o senhorio de Cristo significa ter a vitória e a recompensa nEle. Ao salientar as dificuldades e desafios por segui-Lo, de igual modo Cristo ressaltou a recompensa e a vitória. “No mundo tereis aflições, tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Ou seja “os que Me receberem como Salvador e Senhor receberão a Minha vitória e recompensa. A vida eterna e todas as bênçãos têm relação com o conhecimento desse Mestre e Senhor (Jo 17:1-3).

Todo o ensinamento exemplificado por Cristo em Sua vida visava a tornar Seus seguidores verdadeiros discípulos. Essa proposta se deu a partir do convite de Cristo, cuja mensagem central era que os discípulos deveriam deixar tudo e segui-Lo.

Esse mesmo convite é feito a nós. O Senhor nos chama para que O priorizemos, não apenas obedecendo aos Seus ensinos, mas também O recebendo como o primeiro em nosso coração. Para que o discípulo se assemelhe ao seu mestre é indispensável que ele se volte para seus ensinamentos e pessoa. “Como a flor se volta para o sol, para que seus brilhantes raios a ajudem a desenvolver beleza e simetria, assim devemos volver-nos para o Sol da Justiça, a fim de que a luz do Céu incida sobre nós, e nosso caráter seja desenvolvido à semelhança de Cristo.” Eis a principal ação para que alguém se torne um autêntico discípulo.

Aceite este convite, se ainda não o fez, torne-se discípulo de Cristo, com todo o significado que isso tem!

Boa semana de estudos! Deus nos abençoe!

Érica Bornemann

Um comentário:

  1. Realmente, sem Cristo nada podemos...com Ele tudo podemos, pois só Ele nos fortalece!

    ResponderExcluir